Páginas

29 setembro 2017

Foi na D.Isilda...

... no passado sábado dia 23 de Setembro.
Entrámos bem no Outono...
.
Decorreu, da melhor forma,
o Almoço de Confraternização
dos Antigos Alunos do Liceu de Setúbal
do Curso que terminou no
Ano Lectivo de 1969/70,
mais ou menos um...
Apareceram mais alunos do que no ano passado em Albarquel
e notei algumas ausências, das quais apenas uma foi lembrada
este ano.
Compenheiro do Helder Cordas na organização do evento, o Peres Claro não pode estar presente  devido a um problema de saúde que todos lastimámos. Parece ter já ultrapassado aquele mau momento.
Os desejos de uma recuperação rápida e total aqui ficam.
.
Vou abrir este apontamento sobre a contraternização no restaurante da Quinta do Anjo com a figura da minha antiga aluna Maria Isabel Ruivo Gomes da Silva que é hoje considerada uma das melhores fotógrafas de Portugal...

Maria Isabel Ruivo Gomes da Silva
.
A Isabel fez o favor de me enviar duas fotos que demonstram a veracidade daquilo que, em cima, escrevi.  

      
jjmatos, 
em 23 de Setembro de 2017
by Isabel Gomes da Silva
.
Sem conhecer alguns dos alunos presentes, e não sabendo o nome de muitos, daqueles que não foram meus alunos, deixo aqui o pedido de me contactarem através de qualquer meio, para que possamos rectificar algum lapso que possa ter havido...
.
É muito natural que eu não me lembre do nome de alguns alunos, dado o tempo que desde então foi passando pelas nossas cabeças e pela maneira como o mesmo tempo altera a face destes "meninos" que foram e... destes "homenzinhos" em que se tornaram...

Eu até já nem fiquei admirado quando dois ou três destes "meninos" me perguntaram de que turma era eu... pois não se lembravam de mim...


A Isabel Ruivo e o Jorge Manuel Ruivo são primos e ocupam aqui o primeiro plano.
A Emília Vaz Pereira parece estar divertida; já o João Vasco Almeida Fernandes parece estar noutra...
.

O Paulo Bordeira e o Júlio Silva (Jucá)
estão com ar de quem recorda...
.
À direita, a Aida faz parte do grupo... mas apenas por "simpatia"
O marido, José Flórido, é que a "arrastou" para ali.
.
Nunca mais tinha visto o Júlio Machado Coelho e 
não reconheci à primeira... Depois de saber quem era
lolo lembrei-me da fotografia que tenho na caderneta de 1961, 
estava ele no 1ºano do Liceu
.
Dois "barras" daquele tempo em que um "15" era uma grande nota...
Tendo em conta a "inflação" havida, cada um deles seria agora, 
numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte), aluno de 24 ou 25 valores...
.
A esposa do Zé Matos com uma antiga aluna do Liceu -
NN Andrade - Uns anos mais tarde fui professor de um a irmã, 
a Ana Fortuna Andrade
.
O José Flórido também marcou presença.
.
O José de Matos parece gostar imenso destes encontros.
Jé esteve presente no ano anterior, em Albarquel... Bom conversador, ele tem também a capacidade de saber ouvir.
.
NN, esposa do José Matos, parece ter-se integrado
com facilidade naquele ambiente de recordações dos tempos de Liceu.
Também "já tinha treinado"... no ano anterior e, quem sabe. se
não teria ouvido agora histórias antigas, ouvidas já no ano passado...
.
O Constantino Teles... muito "nervoso",
ficou um pouco "tremido"...
.
Já sei porque é que o Constantino Teles estava 
um pouco  nervoso... O José Flórido estava no uso da palavra.
.
NN e a Graça Sobral
.
NN
.
O Luis Tibúrcio veio de longe, veio de Viena...
A Isabel ofereceu-lhe uma prenda memorável:
uma fotografia estupenda que nos explica o que é ser um bom
fotógrafo(a)... e, também, um bom "modelo"...
.
O Dâmaso também não teve falta...
Foi ele quem me "entregou o convite" 
e me informou sobre a data deste evento
.
A Emília Santinhos Vaz Pereira
está cada vez mais nova e mais bonita.
.
O Luis Martins
que eu já não via há imenso tempo,
talvez desde o primeiro encontro dos "20 Anos...
em 10 de Fevereiro de 1990
.
O João Vasco e o Nelson Mota...
.
...aqui com a Clotilde Dias e com o Paulo Bordeira.
.
O Pedro Alves da Silva com NN 
.
O Júlio Machado Coelho e NN
.
O José Miranda e... NN
.
NN... com a Aida Silva
.
NN
.
NN
.
A Clotilde Dimas com a Margarida Cordas
.
O Nelson Tavares Mota
.
A Isabel Gomes da Silva ao lado da Helena Gonçalves
.
Só sei o nome da Graça Sobral...
.
Fico à espera que me enviem os nomes que não mencionei.
Desde já agradeço essa amabilidade.

4 comentários:

JAM disse...

Caro Prof. João José Matos,

Muito obrigado pelas referências simpáticas a mim e à Graça, que também era do nosso LNS e terminou 2 anos depois de mim e da generalidade dos convivas. Um grande abraço do José de Matos

Isabel Gomes da Silva disse...

Obrigada professor pela sua reportagem e pelas suas palavras tão elogiosas e bem exageradas sobre mim...
Quase nem o reconheço pois era um professor justo e rigoroso que eu tanto apreciava. e aprecio..Obrigada
É sempre um prazer para mim revê-lo e para o ano lá nos encontraremos..
Bem Haja
Obrigada
Bjinhos
Isabel Gomes da Silva

Unknown disse...

Olá olá, caríssimo prof.
Queria acrescentar alguns nomes aos que o prof não pôde identificar.
Assim:
- na foto com o Júlio Machado Coelho está a Clotilde Matos, minha colega de Germânicas entre 67 e 69, membro do coral do Liceu do tempo do Américo Vieira.
Voltarei, pois não anotei os nomes de que me lembro com as fotos em que eles se encontram.
Abraco

Unknown disse...

Boa tarde, caro prof.
Na foto com o Júlio Machado Coelho está a minha colega de Germânicas de 67/69, Clotilde Matos.
Fez parte do coral do prof Américo Vieira.
Abraço