Páginas

04 junho 2017

Setubalense - 1970 - Setembro

.
02 Setembro
Travessa da Alfândega
A Alargamento da Travessa da Alfândega está a constituir um problema de solução difícil.
A Direcção Geral da Assistência oficia à Santa Casa da Misericórdia “determinando que a Câmara Municipal de Setúbal, além das reparações que terá de fazer no edifício onde se encontram instaladas a Cruz Vermelha e a Sociedade Capricho Setubalense”, deverá pagar pelo justo valor, o terreno que vai expropriar.
A Câmara Municipal de Setúbal solicita à Santa Casa da Misericórdia que se digne transmitir àquela Direcção Geral que a Câmara não pode aceitar as condições impostas, porquanto as obras de reparação e beneficiação que a Câmara se propõe realizar à sua conta e que valorizam indiscutivelmente o edifício em causa, considerando o seu estado actual e localização, representariam, uma vez acrescidas do valor do terreno, um encargo muito superior ao que resultará se for pedida a sua expropriação para utilidade pública.
.
02 Setembro
Câmara Municipal de Setúbal
Foi aprovado o estudo para melhorar as condições de circulação junto ao Estádio do Bonfim. (que foi feito pelo Eng. Carneiro Devesa)
.
02 Setembro
Melhoraram consideravelmente os Serviços de Limpeza da Cidade
.
02 Setembro
Cultura
A “Castro” de Antonio Ferreira, no Castelo de Palmela.
Um artigo de Odete Santos, acompanhado de foto mostrando a Clementina e a Odete numa outra representação.
.
05 Setembro
Casamento
Em estreita intimidade familiar e na Capela de Santa Catarina (propriedade da família Perienes) realizou-se hoje o enlace matrimonial da Sr.ª D. Maria Catarina Matos Perienes, professora na Escola Industrial e Comercial de Setúbal… com o Sr. Carlos Manuel Franco e Silva, engenheiro na Companhia Portuguesa de Celulose.
.
09 Setembro
Atletismo
Partiu para Paris o atleta vitoriano Fernando Ferreira, integrado na representação nacional, ao Campeonato Europeu.
.
09 Setembro
Mantenha a cidade limpa
… e foi recebida com o maior agrado a notícia da Campanha “Mantenha a cidade limpa”, iniciada pelo Vice-Presidente da CMS, sr. Dr. João Matos.
.
14 Setembro
“Mantenha a cidade limpa”
Continuam a afluir à nossa Redacção os propósitos de colaboração a favor da campanha “Mantenha a cidade limpa”, em boa hora iniciada pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara.
… Porque sabemos que os Serviços de Higiene e Limpeza, por sua iniciativa, aliaram à campanha do Sr. Dr. João Matos, uma campanha de boa vontade…
.
16 Setembro
No aniversário do nascimento de Bocage
Ontem, dia do 205ª aniversário do nascimento do grande setubalense que foi Manuel Maria Barbosa du Bocage, realizou-se um espectáculo comemorativo, no largo de Santa Maria da Graça.
Estiveram presentes, o Sr. Governador Civil do Distrito de Setúbal, Dr. José Maria Cardoso Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel José Constantino de Goes, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. João José Matos e o Vice-Presidente da Comissão de Festas, Eng. Rodrigues Aleixo.
Fez-se a entrega dos prémios das Marchas Populares e seguiu-se a “Cantata à morte de Inês de Castro”. Mas devido ao adiantado da hora iniciou-se de imediato, a tragédia “Castro”, de António Ferreira, levada à cena pelo Grupo Cénico da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela.
.
19 Setembro
Uma taxa sobre mercadorias substitui e de “Ad valorum” abolida no Porto de Setúbal.
.
21 Setembro
O sr. Presidente da República inaugurou, na cidade de Setúbal, o Centro Residencial Marcelo Caetano. (na 1ªpágina com fotos de jjmatos)
.
23 Setembro
Falecimento
Manuel Nascimento e Oliveira
Faleceu ontem o sr. Manuel  Nascimento e Oliveira, de 78 anos, natural de Setúbal. Era pai do Sr. Arq. José Luís Lacasta Nascimento e Oliveira.
.
28 Setembro
O Eng. Costa Neves agraciado pelo Presidente da República.
Na Tapada de Mafra, o Sr. Presidente da República impôs, hoje, as insígnias da Ordem de Mérito Agrícola a vários técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, entre os quais o Sr.Eng. Armando Henrique Roovers da Costa Neves.
.
30 Setembro
O Vice-Presidente da Câmara percorreu vários pontos da cidade a fim de se inteirar de melhoramentos urgentes.
Temos conhecimento de que o Sr.Dr. João Matos, Vice-Presidente da CMS, a quem são devidas medidas de muito interesse a favor da valorização da nossa cidade, iniciador da campanha “Mantenha a cidade limpa” percorreu num destes dias, acompanhado por Chefes de Serviços da Câmara, vários pontos de Setúbal, a fim de se inteirar de melhoramentos considerados inadiáveis, alguns dos quais referenciados pelo nosso jornal.
Sabemos ser desejo do Sr. Vice-Presidente da Câmara, dar solução às deficiências que encontrou.

Sem comentários: