Páginas

02 abril 2017

Lourdes Modesto...

Cabrito estonado
Maria de Lourdes Modesto é confrade de honra
.
A conhecida gastrónoma e chefe Maria de Lourdes Modesto vai ser Confrade de Honra da Confraria do Cabrito Estonado., informou a autarquia local em nota enviada à imprensa. A entronização será feita durante o II Capítulo desta confraria, o qual terá lugar no próximo dia 6 de Maio em Oleiros.
Na ocasião, Maria de Lourdes Modesto será distinguida pelo seu contributo, de forma manifestamente relevante, para a prossecução dos objectivos da instituição.

Na mesma nota, a autarquia classifica Maria de Lourdes Modesto como a maior especialista portuguesa em tradição gastronómica, as suas ligações a esta especialidade oleirense já vêm de algumas décadas atrás, em 1961, com a participação de Aura Martins Romão, no concurso Nacional de Cozinha e Doçaria Portuguesa – na categoria Cozinha, tendo obtido o 1º prémio e, posteriormente, no seu programa de culinária, na RTP, no qual foi pioneira no show cooking televisivo. Graças a esta participação, durante dois anos, um reputado restaurante de Lisboa servia Cabrito Estonado aos fins-de-semana. (in.Reconquista, 30 03 2017)


Maria de Lourdes Modesto
.

Este prato foi servido no Restaurante Prontinho
.
No seu livro, publicado em Janeiro de 1982, 

Cozinha Tradicional Portuguesa
.
Maria de Lourdes Modesto, descreve a receita do Cabrito Estonado, na pg.122.

(...)

.. e foi a prima Aura quem forneceu e explicou à autora desta obra, a receita do
Cabrito Estonado à moda de Oleiros

Aura Martins Romão
.
NB - Como curiosidade, e por haver uma ligação com o Liceu Nacional de Setúbal, devo referir que a prima Aura era sobrinha do Dr.José Maria Mendes que foi Médico Escolar no nosso Liceu, na década de 40.

Em pé, a Aura Romão, à esquerda, com quatro das irmãs (a Arminda, a Guiomar, a Hermínia e a Celestina), a tia e o tio Dr.José Maria Mendes. Sentada, a "matriarca" D.Teresa Romão, comigo a seu lado com um bebé ao colo que não  consigo identificar. (foto obtida em Set./1951)

Sem comentários: