Páginas

27 fevereiro 2017

Eles foram professores do Liceu...

Luís Teixeira de Macedo e Castro
Era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.
Foi professor do 2ºGrupo (Francês) tendo tomado posse em 18 de Outubro de 1906, no ano lectivo de 1906/07.

Dr.Luis Teixeira de Macedo e Castro
.
Ocupou o lugar de Chefe da Secretaria da Câmara e foi Delegado do Distrito de Setúbal na Junta de Província da Estremadura.

Anos mais tarde, em 1932 e em 1935/37 Luis Teixeira de Macedo e Castro chefiou a Câmara Municipal de Setúbal e no triénio de 1958/60, exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia onde já era Mesário em 1938.
Em Novembro de 1956, fez parte da Comissão criada na cidade para agradecer ao Governador Civil, Dr.Miguel Rodrigues Bastos a o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Botelho Moniz, a elevação a Central do LIceu de Setúbal.
Uns dias mais tarde, em 22 de Novembro, c
omo membro desta Comissão, esteve presente no Ministério da Educação Nacional, em 23 de Novembro para agradecerem ao Ministro Eng.Francisco Leite Pinto, o restabelecimento do 3ºciclo no Liceu de Setúbal.
Em 14 de Janeiro de 1970, foi eleito sócio benemérito da Santa Casa da Misericórdia.

Faleceu uma semana depois, em 20 de Janeiro, no Hospital de S.Bernardo quando tinha 93 anos.
O Dr.Luis Teixeira de Macedo e Castro esteve também ligado à criação do Museu Oceanográfico de Setúbal ao lado de Luis Gonzaga do Nascimento. 
Este professor era avô do Jorge Patrício Paul, um aluno brilhante do Liceu Nacional de Setúbal, nos finais da década de 50.  

Sem comentários: