Páginas

04 fevereiro 2017

Eles foram Professores do Liceu...

César Augusto Gomes Soeiro

Foi professor do 6ºGrupo (Sciencias Naturais) e aparece referenciado pela primeira vez no ano lectivo de 1911/12, com o termo de posse lavrado em 6 de Novembro de 1911, como professor interino. Esteve no Liceu de Setúbal apenas mais um ano. Creio tratar-se do mesmo professor que, anos mais tarde, se tornou autor de diversos livros escolares da área das Ciências Naturais, como o “Compêndio de Biologia”, para o 3ºCiclo Liceal numa parceria com Américo Pires de Lima e do “Compêndio de Zoologia”, para o 2ºCiclo Liceal, oficialmente adoptados pelo Ministério da Educação Nacional, para todo o país.
Acontece, no entanto, que o nome que figura nos arquivos da nossa Escola é o de “César Augusto” e não o de “Augusto César” como aparece nos compêndios…
Nascido em 1888, este professor teria 34 anos quando passou pelo nosso Liceu.

Auto de posse
assinado em 

06.Nov.1911
.

.
Auto de posse referente ao Senhor 
César Augusto Gomes Soeiro

Aos seis dias do mês de Novembro de mil novecentos e onze, no edifício do Lyceu Nacional de Setúbal, perante o Senhor Manuel Neves Nunes de Almeida, reitor, compareceu o Senhor César Augusto Gomes Soeiro, nomeado professor interino para o sexto grupo, no ano lectivo de mil novecentos e onze a mil novecentos e doze, por despacho ministerial de três deste mesmo mês, em vista do que o Senhor Manuel Neves Nunes de Almeida lhe deu, nos termos legaes, a posse do referido lugar. De tudo para constar, se lavrou o presente auto que, depois de lido, é devidamente assignado. E eu, João José Miranda, secretário, o subscrevo e assino.

Sem comentários: