Páginas

06 janeiro 2017

Liceu Bocage 4

Liceu Bocage
Ano da Inauguração
1 9 4 9

.


Liceu Nacional de Setúbal
.
E surgem agora, ao fim da tarde do dia 30 de Abril de 1949, quando o Setubalense sai “fresco” da tipografia, as primeiras notícias da festa que decorre no novo edifício do Liceu, construido “fora de portas”, no “campo”, longe da cidade... quando havia espaços livres, apetecíveis e “quase ao pé da Praça de Bocage”... Na verdade, nem toda a gente estava contente...

A notícia tinha um título destacado.
“O Novo Liceu Nacional de Setúbal inaugurou-se esta tarde”.
.
E a notícia desenvolvia-se, em seguida, com a importância que o título insinuava.
.

“Iniciou-se há poucos momentos a Sessão Solene que comemora a inauguração do Novo Liceu. Regozijo extraordinário de todos os alunos, larga representação das famílias dos educandos, ambiente de grande festa.
Preside o Ilustre Governador Civil que representa o Ministério da Educação Nacional e que é rodeado das autoridades da Cidade. O professorado tem o seu lugar próprio e distinto. Os alunos dão alegria à sala. A festa prossegue à hora de o nosso jornal começar a circular pelas ruas."
.
O jornal dava, em seguida, informação sobre o programa das festividades.
Sábado - 30 de Abril - às 16 horas:
Sessão Solene sob a presidência do Exmº Sr. Governador Civil que representará S. Exª o Ministro da Educação Nacional, com a assistência das Exmas. Autoridades, Corpo Docente e Discente e respectivas Famílias.
Durante a Sessão far-se-á a entrega do Prémio Nacional, conferido pelo Ministério da Educação Nacional, aos ex-alunos António Augusto Macedo e Manuel Francisco Ganhão Palma que concluíram, no ano lectivo anterior, o seu exame do Curso Geral (6ºAno) respectivamente com as classificações de 19 e 18 valores..
Inauguração do Estandarte do Liceu, adquirido por subscrição entre os actuais alunos e suas famílias e bordado graciosamente pela professora de Lavores, Exmª Srª D.Maria Adelaide de Jesus Fernandes.
A madrinha do estandarte, a pequenina Ana Maria de Noronha Gamito Beija, filha e neta de antigos alunos, colocará no estandarte a fita inicial. Outras fitas oferecidas por várias entidades serão impostas pelos oferentes.
Entrega simbólica, pelos actuais alunos, do novo estandarte aos antigos que, por sua vez, entregarão à guarda dos novos, o velho estandarte da extinta Tuna Académica que data da fundação do Liceu.

Os Orfeões do Liceu abrilhantarão a Sessão.

Entrada por convites”

Sem comentários: