Páginas

17 dezembro 2016

Liceu Bocage 3

Liceu Bocage
Ano da Inauguração
1 9 4 9

.
Liceu Nacional de Setúbal
.

Na tarde de 15 de Janeiro é inaugurada nas Salas do Secretariado Nacional de Informação, no Palácio Foz, em Lisboa, a Exposição do moço pintor Celestino Alves, setubalense ilustre.
.
Nesta mesma tarde, em Setúbal, sob a presidência do sr. Dr. Manuel António Gamito, teve lugar mais uma reunião do Rotary Clube de Setúbal.
Fez a conferência o sr. Dr. Gago da Silva que traçou a biografia do ilustre setubalense Dr.Vicente José de Carvalho que foi Director da Faculdade de Medicina do Porto.
A censura foi feita pelo senhor Dr. José Martins do Soveral Rodrigues.
.
Em 17 de Janeiro, o Dr.Manuel Gamito, distinto advogado e Reitor do Liceu, em entrevista concedida a um jornal da cidade afirmava:
“Só com a grande reconstrução moral e material do país, que vem desde a entrada de Salazar no poder, foi possível a obra de construção do Liceu de Setúbal”.
E mais adiante, referindo-se à medicina escolar, acrescentava:
“ ... desde o seu primeiro médico escolar, (primeiro desde que se criou a sério, a medicina escolar nos Liceus), o actual Delegado Distrital de Saúde, o querido e devotado médico Dr. Manuel Rodrigues Mateus, até ao actual, Dr. José Maria Mendes, que os serviços médico-pedagógicos do Liceu de Setúbal são qualquer coisa de muito proveitoso e positivo na vida dos Liceus”.
.
Em Fevereiro de 1949, foram eleitos os Corpos Gerentes do Ateneu Setubalense.
O senhor Joaquim Otero foi eleito Presidente da Assembleia Geral, António Brás da Cruz ficou na presidência da Direcção e o senhor Manuel Teixeira de Malheiros, ocupou o lugar de presidente do Conselho Fiscal.
.
No princípio de Março a crise era patente. Os jornais mantinham títulos do estilo: ” Falta de batata e de manteiga! Continuam as donas de casa seriamente embaraçadas...” (Setubalense, 9 de Março de 1949)
.
Em 9 de Março surge a notícia de ter sido nomeado Sub-Director do jornal “O Setubalense”, o sr. Luis Faria Trindade que fez “história” naquele jornal...
.
A Câmara Municipal de Setúbal aprova por esta altura “ ...que a uma das artérias da cidade seja dado o nome do falecido médico Dr. António Rodrigues Manito, que exerceu o cargo de Guarda-mor de Saúde e em reconhecimento dos actos praticados, de que resultaram excepcionais benefícios para Setúbal, depois de 1895. Em 1867 foi eleito, por escolha, para Presidente do nosso Município”.
.
O Dr. António Rodrigues Manito foi um dos Fundadores do Clube Setubalense, em 12 de Novembro de 1855, em sessão que decorreu na Sala dos Paços do Duque. Este acto solene está perpectuado num quadro de pintura a óleo oferecido ao Clube Setubalense em 12 de Novembro de 1927, por um grupo de ilustres sócios, encabeçado pelo Dr.Francisco de Paula Borba, no 72º aniversário daquela instituição setubalense e que contém os nomes das quinze individualidades presentes na fundação do Clube.
.
Em 16 de Março de 1949, era Vice-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal o senhor Augusto Pedrosa..
O Senhor Eng. António Carneiro Devesa era o Engenheiro Fiscal das Obras do Liceu Nacional de Setúbal, por parte da Junta de Construções para o Ensino Técnico e Secundário.
.
Em 23 de Março, o Setubalense destacava uma efeméride. “Faz hoje catorze anos que faleceu a distinta escritora D. Ana de Castro Osório”.
.
Em 26 de Março, o jornal insurgia-se, indignado, com o preço da “estreptomicina”...
“ A 38 escudos o grama!"
A estreptomicina está a 38 escudos o grama, segundo ordem dimanada de Sua Exª o Sub-Secretário de Estado do Comércio e Indústria..."
"Trinta e oito escudos o grama!! “ exclamava o redactor, incrédulo com semelhante despautério...
.
No dia 28 de Março, era anunciado “Um notável acontecimento ”sob o título “Cultura, Arte e Filantropia
“Integrada no programa das festas a Cidade e para a ajuda da construção dos Parques Infantis, constituiu-se uma Comissão composta pelas Senhoras Donas Maria Adelaide Rosado Pinto, Rita de Jesus Fuzeta da Ponte, Luzia Pernão, Maria Amélia Amil Matta, Ema Revez, e Maria Júlia Miravent e pelos Senhores Drs. Miguel Bastos, Gago da Silva, Eng.Armando de Medeiros, Maestro Celestino Pinto, Henri Delpeut e Hugo Quintans”.
.
No princípio de Abril tomamos conhecimento de uma notícia que interessava a todos os setubalenses e dizia respeito ao Vitória.
“Vai iniciar-se, dentro em breve, a construção do novo Estádio do Vitória Futebol Clube que ficará com a capacidade para 25.000 espectadores”. (Setubalense, 2 de Abril de 1949)
.
Neste princípio de Abril de 1949, a Sociedade Capricho Setubalense elege os seus novos Corpos Gerentes.
Carlos Vieira dos Santos é o novo Presidente da Assembleia Geral, João Rosa é o novo Presidente do Conselho Fiscal e João Rendeiro fica à frente dos destinos da Sociedade, como presidente da Direcção.
.
O programa comemorativo do Sétimo Centenário da Independência Administrativa de Setúbal contem, entre os festejos, uma parte que diz respeito à inauguração do novo edifício do Liceu. (Setubalense, 2 de Abril de 1949)
.
Mês de Abril - Dia 30 - Inauguração Solene do novo edifício do Liceu de Setúbal.
10 horas - Missa Campal
15 horas - Sessão Solene no Ginásio do Liceu.
22 horas - Récita levada a efeito por um grupo cénico constituido por antigos e actuais alunos, no Salão de Festas daquele Estabelecimento de Ensino.

Mês de Maio - Dia 1 - Missa na Igreja de S.Julião mandada rezar pelo Corpo Docente do Liceu Nacional de Setúbal, por intenção de todos os Professores e Alunos já falecidos.
13 horas - Almoço de confraternização entre antigos e actuais alunos do Liceu de Setúbal.

Mês de Maio - Dia 2
22 horas - Grandioso Baile de Gala, no Ginásio do Liceu de Setúbal.
.
Em 13 de Abril, as “Relações Públicas” do Liceu chamam, de novo, a atenção, nos jornais da cidade. É mais um título que nos prende. É mais uma notícia que se lê.
“A Festa do Novo Liceu “
“Tem decorrido com enorme entusiasmo os ensaios dos autos que farão parte do espectáculo que, no dia 30 de Abril, se realizarão no Salão de Festas do Novo Liceu de Setúbal.
O Auto “Tres in Unum” escrito expressamente para a Festa, pelo Reitor sr. Dr. Manuel Gamito que é, também, o autor do lindo “Auto da Primavera” que há doze anos foi representado em festa do Liceu, vai ser interpretada por dois dos mais velhos alunos do Antigo Liceu, os srs. Adelino Caes Esteves e Dr. José Martins do Soveral Rodrigues que se farão acompanhar por um quintanista do actual Liceu, o sr. Duarte Piedade.
Como não foi possível reunir no “Auto da Primavera” todos os componentes de há 12 anos, vai o mesmo ser desempenhado por alguns dos actuais estudantes do Liceu de Setúbal.
São ensaiadores dos autos ”Tres in unum” e “Auto da Primavera”, respectivamente, os srs. Eng.Armando de Medeiros, Alberto Fialho e o professor Armando Gomes..
Em 20 de Abril deste ano, era Chefe da Secretaria da Câmara Municipal de Setúbal, o sr. Dr. Isidro Estrela e, neste no mesmo dia, é noticiado o funeral do sr. Dr. Mário Pais de Sousa, antigo Ministro do Interior e Provedor da Misericórdia de Lisboa. Morreu devido a congestão cerebral, em Santa Comba. Era cunhado do Dr.Salazar.
.
Em 25 de Abril, sob o título “A Festa do Liceu” lia-se que “ ...os cenários para os dois autos... são pintados pelo antigo aluno Fernando Santos, hoje um dos nossos mais consagrados pintores e apreciado escritor teatral...”
.
Dois dias depois o jovem poeta Miguel de Castro publica uma poesia cheia de doloroso significado a que deu o nome de “Velório - a meu Pai”.

Sem comentários: