Páginas

02 agosto 2016

Morreu Moniz Pereira...

...ontem, em Lisboa.
Tinha 95 anos
Nasceu em 11 de Fevereiro de 1921
.
Era Licenciado pelo INEF, onde mais tarde leccionou durante 27 anos, praticou atletismo e vários outros desportos como o Volei, o Andebol e o Hoquei em patins.
.
Mário Alberto Freire Moniz Pereira
1921 - 2016
.
Moniz Pereira destacou-se como treinador das equipas do SCP e Nacionais de Atlétismo e, através dele, vários nomes brilharam no Atletismo Mundial, como Carlos Lopes, Fernando Mamede, os gémeos Castro, Obikwelu e Naide Gomes. As primeiras medalhas de oiro, prata e bronze ganhas em campeonatos do Mundo, da Europa ou nos jogos Olímpicos também lhe pertencem por direito próprio.
.
Em 1954, conheci o prof. Mário Moniz Pereira quando assistia a alguns jogos do Campeonato de Vólei de Lisboa que eram disputados no Ginásio do Instituto Superior Técnico. Já com uma idade "imprópria" para jogador daquela modalidade e com uma estatura bem mais baixa que a da maioria dos jogadores da sua equipa, o Sporting Clube de Portugal, Moniz Pereira era um excelente "passador".
.
Nesse ano, a equipa de Volei do Sporting foi valorizada com a contratação de dois dos melhores jogadores daquela modalidade: os jugoslavos Yost Julko e Budisin Gavra. 
Disputado em Lisboa, o Campeonato da Europa terminou com a vitória da França (?). Na "hora da despedida", estes dois elementos da selecção Jugoslava "resolveram ficar por cá" e pediram Asilo Político, não regressando à Jugoslávia do Tito...
.
Em 1953/54 foram integrados na célebre equipa d0 Sporting que era assim constituida:
Moniz Pereira, Aníbal Rebelo, Xara Brasil, Nuno Câmara Pereira, Jost Julko, José Eduardo de Campos, Júlio Freitas Rodrigues, Araújo, Fernando Fezas Vital, José Machado da Costa, Castro Pereira, Domingos Santos Silva, Budisin Gavra, Raimundo Mendes e Francisco Fezas Vital. Treinador: Enes Ferreira
.
Como todos sabemos, Moniz Pereira não foi só Atletismo.
.
Chegou agora a sua vez.
Que repouse em Paz.

Sem comentários: