Páginas

19 fevereiro 2016

Canção perdida...

um poema de 
Guerra Junqueiro
.
Guerra Junqueiro.
(numa caricatura de Rui Rodrigues)

Canção perdida
.
Hálitos de lilás, de violeta, e d'opala,
Roxas macerações de dor e d'agonia,
O campo anoitecendo e adormecendo, exala...
.
Triste, canta uma voz na síncope do dia:
.
             Alguém de mim se não lembra
             Nas terras d'além do mar   
             Ó Morte, dava-te a vida,
             Se tu lha fosses levar!...
.
             Ó Morte, dava-te a vida,
             Se tu lha fosses levar!...
.
Com o beijo do Sol na face cadavérica,
Beijo que a morte esvai em palidez algente,
Eis a Lua a boiar sonâmbula e quimérica...
.
Doce, canta uma voz melancolicamente:
.
            O meu amor escondi-o
            Numa  cova ao pé do mar...
            Morre o amor, vive a saudade...
            Morre o Sol, olha o luar!...
.
            Morre o amor, vive a saudade...
            Morre o Sol, olha o luar!...
.
Latescente a neblina opálica flutua,
Diluindo, evaporando os montes de granito
Em colossos de sonho, extasiados de Lua...
.
Flébil, chora uma voz no letargo infinito:
.
           Quem dá ais, ó rouxinol,
           Lá para as bandas do mar?...
           É o meu amor na cova
           Leva as noites a chorar!...
.
           É o meu amor na cova
           Leva as noites a chorar!...
.
A Lua enorme, a Lua argêntea, a Lua calma,
imponderalizou a natureza inteira,
Descondensou-se em fluido e embebeceu-se em alma...
.
Triste expira uma voz na canção derradeira:
.
           Ó meu amor, dorme, dorme
           Na areia fina do mar,
           Que em antes da estrela d'alva
           Contigo me irei deitar!...
.
           Que em antes da estrela d'alva
           Contigo me irei deitar!...
.
Guerra Junqueiro
1850-1923

Sem comentários: