Páginas

07 outubro 2015

Uma enorme tasca...

 ...chamada futebol
.
É o título do Editorial do "Jornal i"
de hoje, dia 7 de Outubro que é assinado pelo Director 
Vitor Rainho
.
Vitor Raínho
Director do i

Nas conversas de taberna – as antigas, não as modernaças – é normal os insultos escalarem à medida que os copos de três vão deslizando pelas gargantas dos presentes.
Numa versão mais moderna das tascas, a história não é muito diferente: os palavrões e os ataques soezes andam à solta nas redes sociais, muitas vezes sob o manto do anonimato. Esta semana tivemos um novo capítulo do campeonato da baixaria, com os jogadores a darem a cara e a jogarem em directo para uma vasta plateia. Foi na TVI24 e Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, e Pedro Guerra, fervoroso adepto do Benfica sem travões na linguagem, insultaram-se mutuamente, transformando o estúdio numa sala que envergonharia até a tasca mais reles da Zona J de Chelas ou do Bolhão.

O que terá levado aquelas criaturas a usarem uma linguagem merecedora de bola vermelha no canto superior do ecrã? No mundo da bola valerá tudo? Bruno de Carvalho, de uma arrogância sem limites, chegou ao cúmulo de dar papéis ao moderador para este ler como se fosse seu empregado. Pedro Guerra, que tem o condão de colocar benfiquistas do outro lado da barricada, não percebeu que não era por gritar que conseguia ter a razão do seu lado. Num espectáculo deprimente, de duas horas, muita gasolina foi atirada para a fogueira. As insinuações de parte a parte não podem – ou não devem – ficar no ar. Falou-se ou lançou-se a suspeição de corrupção, de negócios obscuros, de contra-espionagem, de empresários sem escrúpulos, de bancos que emprestam dinheiro sem garantias, etc. Será que depois do show mais degradante em directo tudo ficará igual? O Ministério Público não irá abrir nenhum inquérito? Os responsáveis da arbitragem deixarão passar tudo em claro? O fisco assobiará para o ar?
.
E, já agora, a TVI continuará a apostar, apesar das audiências, em confrontos sem qualquer dignidade?

P. S.: O único personagem que se portou bem, e que deve ter gozado loucamente, foi Manuel Serrão, o adepto ferrenho do FC Porto. O que diz muito...

Sem comentários: