Páginas

07 setembro 2015

Morreu o Melo e Cunha

Acabo de receber a notícia.

Manuel Ribeiro Melo e Cunha
.
"Cap.Fragata Manuel Ribeiro Melo e Cunha
Lamentamos informar que faleceu em 5 de Setembro, o nosso camarada Capitão de Fragata Manuel Ribeiro Melo e Cunha. Tinha 79 anos. Ingressou na Escola Naval em Novembro de 1954 e especializou-se em Electrotecnia , tendo cumprido várias comissões de embarque e uma comissão de serviço numa unidade de fuzileiros em Angola. Foi promovido a capitão de Fragata em 1977 e, a seu pedido, passou à Reserva no mesmo ano, tendo passado à Reforma em 1993. Era um homem de comportamento muito peculiar e muito confiável, o que lhe grangeava muitas  simpatias e amizades na nossa corporação. À sua Família, especialmente à sua mulher Rosário e aos seus filhos, assim como aos seus camaradas do Curso "D.Duarte de Almeida", apresentamos as nossas sentidas condolências.
O corpo do Comandante Melo e Cunha seguirá no domingo pelas 17:30 horas para o Convento de Jesus em Setúbal e o funeral realiza-se na 2ªfeira, depois de uma missa de corpo presente."
.
Melo e Cunha frequentou apenas o 3ºCiclo no Liceu de Castelo Branco e ingressou depois na Escola Naval do Alfeite seguindo a sua vida como oficial da Marinha.  

Manuel Ribeiro Melo e Cunha
Auto-caricatura no Livro de Despedida de 1953/54
do Liceu de Castelo Branco
.
Esta caricatura era acompanhada por uns versos que lhe foram dedicados pela sua colega Matilde. Deixo apenas a última quadra onde já era prevista a ideia de dedicar a sua vida à marinha de guerra.
.
Depois de tudo o que digo
a vida breve caminha
E com um rumo certeiro
Ele vai singrar na marinha.
.
Veio repousar em Setúbal.
Que descanse em paz.

Sem comentários: