Páginas

07 julho 2015

"Um referendo...

...à solidariedade europeia."
é o título da coluna de "Opinião" de
Graça Canto Moniz,
no jornal i saído esta manhã.
.
Graça Canto Moniz
.
(...)
 e, entenda-se, a vitória do "não" é no sentido de "não mais austeridade e sim de mais dinheiro". É caricatural, no mínimo, falar-se em solidariedade que, segundo a elementar Wikipédia, mais não é do que um acto de bondade para com o próximo, uma situação de cooperação mútua entre duas ou mais pessoas.
Este conceito de solidariedade europeia, accionado pela esquerda sempre que há um Estado-membro fragilizado por irresponsabilidade própria, torna-se ridículo se pensarmos que se está a referendar o produto de um acto de bondade e ainda mais ridículo é que o referendo incida sobre a vontade do beneficiário desse acto. Portanto, o referendo deveria ser alargado a todos os povos europeus que, num acto de solidariedade (com um cariz algo compulsivo, diga-se) emprestarão mais dinheiro à Grécia.
O que responderiam os europeus a: "Está disposto a aumentar a sua carga de impostos para ajudar a Grécia?" ou "Concorda com o perdão da dívida grega?". Aí sim, poderia verdadeiramente falar-se de uma "nova Europa", mais democrática.
.
Nb - É apenas um excerto do artigo mas penso que basta...

Sem comentários: