Páginas

04 julho 2015

Setubalense - 1968 - Julho

.
01 Julho
Uma Senhora natural de Setúbal foi eleita presidente
da Direcção da Liga Afectiva Portugal – Brasil.
Na reunião da Assembleia-Geral efectuada em 26 de Junho, em Lisboa, presidida pelo Sr. Conde da Azinhaga, D. José Pedro Saldanha de Oliveira e Sousa, pela primeira vez na história da Liga Afectiva Portugal - Brasil, uma Senhora foi eleita (por unanimidade) Presidente da Direcção.
Trata-se da Sr.ª D. Maria de Lurdes Paixão Malheiro Santos.
.
01 Julho
Guilherme Faria,
chefe da Secretaria da Junta Autónoma do Porto de Setúbal, passou ontem o seu 70º Aniversário. Os funcionários da Junta ofereceram-lhe um “afectuoso almoço de despedida”, no restaurante Caravela.
Estiveram presentes os Srs. Dr. Manuel José Constantino de Goes, presidente da Junta, Eng. Luís da Fonseca, antigo Director do Porto, Eng. Humberto Santana Ferreira da Cunha, Director do Porto, Engs. Adjuntos José Catela das Neves e António da Silva Trigo.
Elogiaram as qualidades do Sr. Guilherme Faria, o Sr. Eng. Ferreira da Cunha, no respeitante ao funcionário da Junta desde 1925; o Dr. Goes realçando aspectos da sua actividade, tanto na Câmara como no Jornalismo e o segundo oficial Manuel de Jesus Caparica, para lhe oferecer, em nome da Direcção do Pessoal da Junta, uma valiosa e artística lembrança.
.
03 Julho
O Dr. Cardoso Ferreira toma posse na sexta-feira do cargo de Governador Civil substituto.
.
03 Julho
O Dr. Jacinto Monteiro que foi professor de História e de Filosofia, durante dois anos, no Liceu Nacional de Setúbal, celebra a sua missa nova, na Igreja de S.Julião, no próximo sábado, pelas 18h.
.
08 Julho
No Estádio de Riazor, na Corunha:
Vitória, 2 – Rapid de Viena, 1
Coragem e rapidez, dois trunfos preciosos para a conquista da Taça “Teresa Herrera”.
.
15 Julho
Guilherme Faria
Foi louvado por portaria do Ministério da Comunicações, pelos serviços prestados à Nação, como chefe da Secretaria da Junta Autónoma do Porto de Setúbal, cargo que exerceu durante 43 anos, com exemplar competência e aprumo.
.
17 Julho
Guilherme Faria
Meio Século ao Serviço do Jornalismo e da Cidade de Setúbal.
Uma Comissão composta pelos Srs. Dr. José Cardoso Ferreira, Dr. Eduardo Albarran, Dr. Manuel José Constantino de Goes, Dr. Manuel Seabra Carqueijeiro, Eng. Humberto Santana Ferreira da Cunha, Dr. Rogério Peres Claro, António Ahrens Novais e Eduardo Machado Pinto, tomou a iniciativa de o homenagear com um almoço, no dia 10 de Agosto.
.
22 Julho
O Sr. Presidente da República inaugurou anteontem a Feira de Santiago e a I Festa Nacional do Mar.
.
22 Julho
Grande entusiasmo no Rio Sado com as regatas de Saveiros, Botes e Galeões.
Nem o calor intenso que se fez ontem, ao princípio da tarde, conseguiu afastar os numerosos entusiastas que, junto à muralha do porto de Setúbal gritavam, a plenos pulmões, pelas tripulações dos pequenos barcos que disputaram as regatas organizadas pelo Clube Naval Setubalense.
O programa iniciou-se com a prova de saveiros a remos, competição que provocou certa celeuma, dado que os barcos concorrentes eram de medidas e pesos diferentes, favorecendo, neste caso, os mais leves e de mais fácil condução, obrigando a relegar para planos inferiores, saveiros bem apetrechados.
Entre os 8 concorrentes, os melhores classificados foram:
Sadimar, da Sociedade Exportadora de Marisco.
António José da Silva
François Trevidic
Seguiu-se a prova de “Botes de Espicha”, com 15 concorrentes, cujos primeiros classificados foram os seguintes:
Rui Felício da Rocha
Domingos Viegas Soares
Francisco José do Carmo.
A findar, sete galeões preparam-se para realizar a sua prova que decorreu com o maior entusiasmo, tendo chegado à meta pela seguinte ordem:
Tavares e Tavares
José Manuel da Cruz
Casa Novais, Lda.
Terminadas as competições, os vencedores foram largamente festejados, continuando o entusiasmo nos Bairros Santos Nicolau, Fontainhas e Vila Maria, locais a que pertenciam as respectivas tripulações.
.
25 Julho
Dois estudantes de Setúbal vão frequentar um Curso de Formação e Cultura, em Sagres.
Os estudantes Carlos Alberto dos Santos Varanda e António Pontes Chaves Magalhães, do Liceu Nacional de Setúbal que concluíram com o melhor aproveitamento, o 6ºAno, foram convidados a frequentar um Curso de Formação que se realiza em Sagres, no próximo mês de Agosto.
.
27 Julho
Os trabalhos para a iluminação do Estádio do Bonfim estão a um passo do seu início.
.
29 Julho
O Grupo “Verde Gaio” no Parque do Bonfim.
Anteontem, junto do lago do Parque do Bonfim, actuou, num espectáculo que consyou de três partes:
I    Fantasia romântica
II  Um tema alentejano
III Ilha dos Amores
.
31 Julho
Foi ontem apresentado à imprensa, o novo restaurante da Praça de Bocage “Arca doce”, do Sr. A. Godinho de Carvalho, feito pelos Arquitectos Bento de Almeida e Vitor Palla e pelo Sr. Eng. Humberto Ferreira da Cunha.
.
31 Julho
Começou a ser destruído o prédio que obstruía a Avenida de Goa e que pertencia aos herdeiros do falecido Gonçalves da Cunha.

Sem comentários: