Páginas

06 outubro 2014

Setubalense - 1967 - Novembro

.
02 Novembro
Rui Cardoso é o novo Presidente da Festa das Vindimas.
.
04 Novembro
O famoso futebolista alemão Beckenbauer afirmou ao nosso jornal:”Para eliminarmos o Vitória temos de jogar futebol de primeira.”
.
08 Novembro
Esplanada para café ou café restaurante, a construir na praça de Bocage?
.
08 Novembro
No 1.º aniversário do Centro de Estudos Humanísticos, da Secção Cultural do Clube de Campismo, realizou-se uma sessão de convívio.
Falou o Eng. Gago da Silva, presidente da Direcção, sobre o significado daquela reunião. Daniel Nobre Mendes leu uma mensagem sobre as actividades levadas a efeito pelo Centro.
Maria Clementina e Fernando Guerreiro recitaram poemas
Deliciaram-nos ainda, com variações à guitarra, Luciano Gonçalves e João Marques, acompanhados à viola por João Muge.
Finalmente o Dr. José Afonso entusiasmou a assistência com algumas belas canções do seu reportório.
Foi na verdade uma sessão de bom nível artístico e só desejamos que os rapazes e raparigas do Centro de Estudos Humanísticos nos proporcionem, de tempos a tempos, uns momentos de bom prazer intelectual. Até para se provar plenamente que a nova geração (contrariamente ao que certas pessoa ainda pensam) nos pode oferecer alguma coisa de válido.
.
11 Novembro
Morre no Hospital de Leiria onde dera entrada por ter sido vítima de um acidente de viação, a Sr.ª D. Maria Fernanda de Oliveira Ataz, de 37 anos, casada com o Sr. Manuel Joaquim Guerreiro Ataz, vice-presidente da Câmara Municipal de Palmela.
.
13 Novembro
A homenagem póstuma ao Dr. José Brás.
No dia 8, na rua Detrás da Guarda, foi descerrada uma lápide, em justa homenagem da Câmara Municipal de Setúbal, ao Dr. José Brás da Cunha Mendonça que foi ilustre professor de Direito da Universidade de Coimbra e foi natural da cidade de Setúbal, onde nasceu em 3 de Outubro de 1840.
.
13 Novembro
Os “Teimosos do Café Avenida”, cerca de duas dezenas, reuniram-se no sábado num almoço que teve lugar no restaurante “A Carpa”. Durante o repasto usaram da palavra os senhores Jorge Santos, empregado bancário, Eduardo Machado Pinto, do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, Mário Ledo, industrial conserveiro, Ismael Rodrigues, da Caixa de Previdência, Major Ernesto Carrilho do Rosário, Vice Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Albuquerque, empregado de escritório, da Companhia de Moagem Lisbonense e Dr. António Maurício, professor liceal.
.
15 Novembro
Campanha Pró Iluminação
O Liceu e a Escola Comercial vão viver as belas jornadas de futebol.
A Comissão angariadora de fundos acaba de conseguir a valiosa colaboração do Reitor do Liceu Nacional de Setúbal e da Direcção da Escola Industrial e Comercial de Setúbal, no sentido de serem disputados dois jogos de futebol entre as equipas daqueles estabelecimentos de ensino.
Para constituir os dois grupos ficam designados os professores Srs. Dr. Augusto Cunha Martins e Domingos Carrilho do Rosário, os quais se esforçarão para constituir as respectivas selecções de forma a proporcionarem o maior equilíbrio de forças, a fim de que continue a ser difícil o prognóstico nos jogos entre o Liceu e a Escola como, aliás, sempre aconteceu em tempos recuados
.
18 Novembro
O árbitro internacional Eduardo Gouveia dirigirá o jogo Liceu – Escola.
.
18 Novembro
Numa página dedicada ao movimento hippie – "Dossier hippie” – coordenada por Tito Lívio, aparece a tradução de “Make love not War” , como “Amemo-nos em vez de nos combatermos e odiarmos”
.
18 Novembro
 Ezequiel Rolita ganhou o “I Raly Automóvel da IMA”.
.
20 Novembro
A Clínica de S. Lucas, em Lisboa, onde havia sido submetido a uma operação, faleceu o conhecido advogado setubalense, Dr. Miguel Pereira Osório de Castro, de 62 anos, que exercia com grande proficiência a advocacia na nossa cidade, há cerca de 36 anos ocupando também as funções de notário.
.
22 Novembro
Coral Luisa Todi
Assumiu as funções de Director Artístico o Sr. Prof. Fernando Monteiro que foi credenciado pelo ilustre maestro Ruy Coelho
.
25 Novembro
Conferência do Professor Luis Filipe Lindley (Cintra) na sessão de homenagem a Sebastião da Gama
Esta noite terá lugar no Clube de Campismo uma homenagem ao poeta setubalense Sebastião da Gama. Antes da sessão terá lugar a inauguração da “Estante Sebastião da Gama”, na biblioteca daquele clube.
A terminar, o grupo de teatro “Ribalta” participará num recital de poesia.
.
25 Novembro
Dr. Manuel Mário Carqueijeiro
Na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, concluiu com bom aproveitamento, a sua formatura em Medicina, o Sr. Dr. Manuel Mário Carqueijeiro
.
25 Novembro
Morreu hoje, na Quinta de Montalvão, o Sr. Dr. Vitor Manuel Portugal da Silveira, natural do Redondo.
.
25 Novembro
Sociedade Musical União setubalense
Assembleia-Geral:
Presidente – José Augusto Santana da Silva
Direcção:
Presidente – Eugénio Moreira Rodrigues
Conselho Fiscal:
Presidente – José Andrade
.
25 Novembro
Director de Instalações Gimno-desportivas
O Sr. Cristóvão Augusto Correia e Silva , professor de Educação Física no Liceu, de Setúbal, foi nomeado Director das Instalações Gimnodesportivas da nossa cidade, ligadas ao Ministério da Educação Nacional.
.
27 Novembro
Está constituída a equipa da Escola Técnica para o jogo com o Liceu.
O Prof. Domingos do Rosário, seleccionador da equipa, indicou já a formação do seu conjunto:
Joaquim, M. Nunes, Costa, Telmo, Ratinho(?), Caleira e Estelino; Eusébio, Rocha, Valente e Jacinto.
Suplentes: Mariano, A. Nunes, Daniel e Motrena.
.
29 Novembro
Helena Martins continua a coordenar a página “Tribuna Feminina”.
.
29 Novembro
Augusto Martins dá uma “entrevista” ao Setubalense dizendo que “o jogo contra a Escola não veio na melhor altura”, denotando a preocupação que o domina.Ali se lê, em certa altura “ por uma questão de se fugir ao mesmo ambiente e para ser conseguido o necessário conjunto, os atletas encontram-se espalhados põe Setúbal, Barreiro, Montijo, Palmela, Grândola e Azeitão onde, todos os dias cumprem um rigoroso programa que inclui: exercícios escritos, interrogatórios, estudo (pouco!), televisão (em doses excessivas!!!), animadas partidas de bilhar, treino intenso no campo, visando a técnica e a táctica, invulgar preparação física (quem disse que os portugueses não têm força?), cuidado alimentar e sonos muito reparadores no respectivo hotel familiar…”

1 comentário:

Afonso Costa disse...

Saudades do bom amigo que foi o Dr. Augusto Martins, que vim a reencontrar como colega no Ministério da Educação, onde dirigia o CIREP (Centro de Informação e Relações Públicas).

Afonso Costa