Páginas

03 maio 2014

Veiga Simão morreu...

Em 1 de Agosto de 1952, passados os primeiros 15 dias de férias, estavamos, eu e o meu irmão, hospedados numa pensão (Vila Mar?) na rua de Buarcos, na Figueira da Foz, aguardando a segunda  quinzena, para voltarmos, eu a Castelo Branco e o Olímpio à Faculdade de Ciências em Lisboa, onde o aguardava um exame de Física II (Electricidade).
Na transição normal da gente que termina as férias em Agosto e as que as iniciam em Setembro, encontrámos nesse dia, a sala onde almoçávamos, completamente vazia... Seria ainda cedo mas, mesmo assim, incomum.
Alguns momentos depois, entraram naquela sala dois rapazes ainda novos que depararam com uma sala de refeições onde apenas uma mesa se encontrava ocupada. Ocupada pelos manos de Castelo Branco... Ambos os "desconhecidos" se mantiveram de pé, à entrada, durante alguns momentos, falando um com o outro, quem sabe para decidirem a mesa em que iriam pousar... tantas elas eram!... Mas em vez disso, dirigiram-se à nossa mesa e um deles pediu se não nos importávamos que se sentassem connosco! Tal era a "dificuldade" na escolha e tal era o "humor" destas duas "peças" que logo imaginámos serem "gente de Coimbra"...
Foram quinze dias de um bom convívio de que me lembro ainda hoje... Depressa ficámos a saber, depois de um "interrogatório" que eles pensavam estar a fazer a "caloiros" da Universidade e depois de terem sabido que o meu irmão iria "enfrentar" o Prof. António Silveira dentro de um mês, na Cadeira de Electricidade (naquele ano, António Silveira leccionou na Faculdade de Ciências, pois era Professor no IST), logo ali um deles se dispõs "a dar uns toques na sabedoria" do meu irmão Olímpio... Foi desta maneira que soubemos que um deles era já Assistente de Física na Universidade de Coimbra, sendo o outro, o Dr.João... (nunca lhe soube o resto do nome) licenciado em Direito.
Foi assim que eu conheci, nas minhas férias grandes entre o 6º e o 7ºAnos do Liceu, o Prof.Veiga Simão.
.                                        
Prof. Doutor José Veiga Simão

José Veiga Simão faleceu esta manhã, vítima de câncro. Tinha 85 anos, foi Professor Catedrático de Física, na Universidade de Coimbra e, como político, foi o autor, na década de 70, da Reforma do Ensino que ficou conhecida pelo seu nome.
Foi na sua qualidade de Ministro que visitou Setúbal em 8 de Junho de 1971... e, nesse dia, entre outras coisas, teve tempo de "endireitar" algumas outras que estavam a tornar-se "um tanto negativas" no sector do ensino na nossa Cidade! Que o diga o então Director da Escola Técnica, eng. Tomás Roque...

O Ministro Veiga Simão
na cerimónia efectuada no Salão Nobre dos Paços do Concelho
em 8 de Junho de 1971

Descanse em Paz

Sem comentários: