Páginas

06 novembro 2013

Edmundo Curvelo...

... um aluno brilhante que passou pelo Liceu Nacional de Setúbal onde, mais tarde esteve como professor.
.
Recebi esta tarde uma mensagem do Prof.José António Alves, da Universidade do Minho que tem toda a relevância para a nossa Escola, antigo Liceu Nacional de Setúbal. Edmundo Curvelo foi aluno no nosso Liceu desde 1925 a 1930. Regressou como professor em 1938
.
Edmundo Carvalho Curvelo
em 10 de Julho de 1930
com 17 anos
.
Prezados Amigos,
Tenho o grato gosto de lhes anunciar que acabou de ser editado pela Fundação Calouste Gulbenkian as Obras Completas (1356 páginas) de Edmundo Curvelo.
A obra é precedida por um estudo introdutório da autoria dos dois organizadores do livro, Manuel Curado e José António Alves.
As minhas melhores saudações para todos,
José António.
.
.
Edmundo Curvelo (1913-1954) foi um filósofo português da primeira metade do século XX. Natural de Arronches, distrito de Portalegre, notabilizou-se como professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e como um dos primeiros teóricos portugueses da Orientação Profissional. A obra de Edmundo Curvelo foi escrita essencialmente entre 1942 e 1952. Estes dez anos de publicações foram suficientes para marcar para sempre a história do pensamento português devido à originalidade dos assuntos abordados e a um estilo claro e inovador. Dos estudos pioneiros sobre os métodos a aplicar à análise da vida mental e do comportamento, até aos bem-humorados textos de divulgação científica, as obras de Curvelo antecipam os modelos contemporâneos da mente humana que se baseiam na computação. O objectivo mais importante de Curvelo era o de identificar os contornos da estrutura do fluxo da consciência humana, propondo de seguida um modelo lógico de tudo o que os seres humanos podem sentir e pensar a cada momento. Procurando um modo rigoroso para expressar os argumentos filosóficos, Curvelo aplica a Lógica Simbólica à Psicologia e à reflexão que a Ética faz sobre o comportamento humano. Segundo Curvelo, a jovem ciência da Psicologia e a velha filosofia da Ética só teriam estatuto científico na medida em que organizassem os seus conceitos de modo racional, pois que, para o Professor alentejano, toda a ciência verdadeira deve ser uma construção lógica. Esta obra de Lógica é tanto mais notável quanto se sabe que este ramo comum à Filosofia, à Matemática e à Ciência da Computação não teve muitos cultores no pensamento português contemporâneo. Curvelo é, pois, o continuador do legado original de grandes filósofos portugueses do passado, como Pedro Hispano e João de S. Tomás.
(texto inscrito na badana do livro)
.
NB - Tenho a certeza que esta obra vai fazer parte da Biblioteca da nossa Escola, dentro de muito pouco tempo...

Sem comentários: