Páginas

04 novembro 2013


Associação Nacional de Farmácias
.
IRREGULARIDADES NO ESTUDO DO INFARMED 

CORRESPONDEM A 0,1%
.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) admitiu a existência de 11 irregularidades por violação do direito de opção do utente, em 6729 receitas aviadas nas farmácias portuguesas, conforme adiantou um estudo do Infarmed. As irregularidades detectadas no estudo do Infarmed correspondem a "0,1% dos casos, (...) um excelente resultado que será ainda melhorado", acrescenta a ANF. 
Ao congratular-se com a decisão da entidade reguladora continuar a monitorizar o mercado, a ANF preconiza, porém, o alargamento das verificações a "fabricantes e titulares dos direitos de comercialização de medicamentos". 
Segundo a ANF, o "único entrave verdadeiramente relevante à aplicação da lei têm sido as sistemáticas quebras de fornecimento às farmácias dos medicamentos mais baratos", um reparo que vai ao encontro do mencionado no estudo do Infarmed, que refere que foram reportadas pelas farmácias "situações relativas a dificuldades de alguns medicamentos, no circuito de distribuição de medicamentos". (Jornal de Notícias).
.
NB - Pois se os Laboratórios e os Distribuidores podem vender com lucros muito superiores, para a Europa e para Angola, porque é que terão eles de "perder tempo" a fornecer às Farmácias de Portugal inteiro, os mesmos medicamentos por "um quarto dos preços" que a exportação lhes faculta?...
Claro que têm quase sempre "esgotados" os medicamentos que todos nós necessitamos...

Sem comentários: