Páginas

13 outubro 2013

Vasco Pulido Valente…

…escreveu na sua coluna “Opinião”, de sábado, um artigo a que deu o título:
“Prodigalidade e improvisação”.
.
Vasco Pulido Valente
.
“Não sou capaz de escrever sobre as trapalhadas diplomáticas que o Dr. Rui Machete nos resolveu arranjar. Nem sobre o envolvimento da ministra das Finanças com os chamados swaps. Nem sobre um governo com duas cabeças, que não abre a boca senão para desdizer o que disse na véspera ou para mentir com quantos dentes tem. A crise não desculpa tudo. Da crise não decorre necessariamente o caos político a que nos levaram ou a inépcia da gente que nos pastoreia. Era possível, em princípio, um pouco de ordem, dignidade e decência, que não há, e já se viu que não vai haver. A feira que por aí se instalou só se distingue da longa feira do velho Portugal histórico pela ausência de golpes de caserna e de guerras civis, quase sempre encenadas. No resto nada mudou.
Paulo Portas de quando em quando rosna algumas frases sobre os malefícios do “protectorado” inglês, pelo menos desde 1807, com uma pequena atenuação durante a Ditadura, porque a Ditadura obedecia religiosamente ao que Londres lhe mandava. Como hoje ele e o inconcebível escuteiro que passa por primeiro-ministro obedecem à sra. Merkel.  A sra. Merkel quer que Portugal se torne na pequena Alemanha que ela fabricou: com salários relativamente baixos, com um estado social equilibrado e confortável, com uma produtividade decente e uma economia sustentada pela exportação. E com ordem, segurança e zelo. A dama não conhece Portugal e não compreende o absurdo desta receita.
Hergé percebeu melhor os portugueses. O sr. Oliveira da Figueira é um retrato mais fiel do que nós somos do que as centenas de gestores de gravata que por aí se passeiam e que Passos Coelho tão bem encarna e simboliza: na sua conversa, na sua ignorância e nas fantasias que vende a um público que ele julga crédulo e pateta. Hoje e amanhã, os ministros, reunidos num especialíssimo conselho, irão aprovar um orçamento de remendos, de retalhos, de uma ou outra ocasional trafulhice e em geral de uma suma e desavergonhada hipocrisia. À prodigalidade sucede agora a improvisação. E a improvisação não permite a ninguém planear coisa nenhuma. O país continuará ao acaso no caminho da miséria e do desespero. Mas suspeito que Passos Coelho não se incomoda. Como se incomodaria se ele nunca pensa?”
.
In “Público
12.10.2013
 .

 Sempre aquilino e sempre certeiro...

Sem comentários: