Páginas

03 agosto 2013

Actas da Câmara Municipal...

.
Sessão de 07 de Janeiro de 1970
…realizou-se a reunião ordinária semanal, sob a presidência do Excelentíssimo Doutor Manuel José Constantino de Goes, estando presentes, além do Senhor Vice-Presidente, Engenheiro António Barroso, os vereadores Afonso Henriques Rocha, Manuel Pacheco Calanane Wengorovius, José Maria da Silva Belo, Carlos José Pinto e Fernando Batalha Pedrosa.
Não compareceu o vereador Senhor Doutor José Caldeira Areias, cuja falta foi julgada justificada.
Assistiu à reunião o Chefe da Secretaria António Maria de Rhodes Sérgio Callapez, tendo também comparecido também o Senhor Arquitecto Nascimento e Oliveira.
.
Átrio do edifício da CMS
.
Vice-Presidente Engenheiro António Barroso
(…) Finalmente o Senhor Presidente informou que o Senhor Vice-Presidente solicitara hoje a sua exoneração. Era com grande mágoa que fazia esta comunicação.
O Senhor Engenheiro António Barroso colaborava há muito na administração municipal tendo mesmo, quando o lugar de Presidente esteve vago, desempenhado durante meses, como vice-presidente no pleno exercício da presidência, todas as funções inerentes ao cargo e fê-lo tão desinteressadamente que nunca foi abonado de honorários.
Do convívio de tantos anos resultaram laços de amizade. Era, por isso,  com profunda tristeza, de toda a Câmara, que se perdia a boa colaboração do Senhor engenheiro António Barroso.
O Senhor Presidente ainda sugerira ao Senhor Vice-Presidente, que procurasse conciliar a sua actividade profissional com o exercício da funções que, segundo a orientação estabelecida pelo Governo, agora devem ser confiadas aos Vice-presidentes dos Municípios mas, dados os afazeres que preenchem a vida do Senhor Engenheiro António Barroso, esta solução não se pode concretizar.
Restava-lhe pois lamentar que não tenha sido viável a solução sugerida e apresentar ao Senhor Engenheiro Barroso as homenagens a que tem todo direito.
Solicitava, porém, ao Senhor Engenheiro Barroso que se mantivesse na presidência da Comissão Municipal de Festas onde a sua colaboração tem sido tão útil. Para além da vantagem que para a actividade da mesma comissão resulta da sua superior orientação, muito grato lhe seria que, pelo menos, se mantivesse esta ligação entre a Câmara e o Senhor Engenheiro Barroso,
Seguidamente o Vereador senhor Fernando Pedrosa disse que tinha a certeza de interpretar os sentimentos dos seus colegas ao associar-se às palavras  do Senhor Presidente e ao manifestar ao Senhor Engenheiro Barroso a sua amizade e a admiração de todos pela forma dedicada e desinteressada como serviu o Município.
Por último, o Senhor Engenheiro Barroso agradeceu as referências que lhe foram feitas e lembrou que há dez anos se encontrava no exercício das funções de Vice-Presidente, pelo que não podia deixar o cargo sem tristezas pois não era impunemente que se mantinha a situação a que se fez referência, durante tão longo período.
Agradecia ainda ao Senhor Presidente e aos Senhores Vereadores as provas de amizade e de consideração que durante o exercício do cargo que abandonava lhe foram dispensadas e, não esquecendo neste momento os funcionários com que trabalhou, pedia ao Chefe da Secretaria que lhes apresentasse as suas afectuosas despedidas

Sem comentários: