Páginas

27 julho 2013

Museu do Louvre...

A sina
Michelangelo Merisi, dito O Caravaggio
1573 - 1610
.
A sina

"Um fidalgo emplumado, muito vivo na sua veste de veludo amarelo com mangas tufadas, tirou a luva da mão direita e estende-as à adivinha. Esta traz um vestido e um turbante de musselina branca, e um mantel verde escuro, preso a um dos ombros, desce em diagonal, atravessando o peito. As duas personagens estão representadas a maio-corpo, obliquamente iluminadas, o que produz vivos contrastes. Pensa-se que este quadro terá sido executado antes da série decorativa de uma capela de S.Luís dos Franceses, em Roma, pintada pelo Caravaggio. Tratar-se-ia, pois, de uma das primeiras obras do caprichoso mestre. As personagens não têm aqui aquele carácter popular, ou mesmo ordinário, que mais tarde manifestarão. A pintura realista de Caravaggio, em que os bruscos rasgões de luz valorizam os contornos e relevos, criando uma atmosfera dramática, encontrou logo um imenso êxito, que se difundiu por toda a Europa. Ao caravaggismo estão ligados alguns franceses como Valentin e Tournier, holandeses como Honthorst e Terbruggen, espanhóis como Ribera e Murillo.

.
Cfr. Maximilien Gauthier
In “Grandes Museus do Mundo
Ed.Verbo – Setembro/1973

Sem comentários: