Páginas

18 junho 2013

Um apontamento...

...para meditar um pouco.
.
Greve aos exames
Num Debate “Professores e governos
Por Joaquim Jorge
.
In Público
18 06 13
Joaquim Jorge
Biólogo e fundador do Clube dos Pensadores
.
.
Esta greve aos exames era escusada, se o Sr. ministro tivesse percebido o pulsar do sentimento geral na classe docente – desagrado e intransigência com mais medidas de austeridade.
Os professores, na era Sócrates, foram espezinhados, desclassificados, humilhados e desacreditados, como nunca tinha acontecido. Lembro-me muito bem de José Sócrates procurar intoxicar a opinião pública, colocando em páginas de jornais, como publicidade, paga por todos nós, incluindo os professores, tabelas salariais dos professores em que o valor remuneratório era o ilíquido sem descontos, procurando desta forma fazer ver que os professores eram muito bem pagos e remunerados. O que é falso e mentira!
(…)
Este governo teve como lema de campanha eleitoral o respeito pelos professores, mas foi sol de pouca dura, pois na prática a economia e o ministro Gaspar mandam mais do que o ministro Crato.
A greve aos exames tem o reverso da medalha do que se passou na greve às avaliações. Nas avaliações, a falta de um professor inviabilizava a realização da reunião de avaliação. Porém, hoje com um número reduzido de professores, apesar de a maioria faltar, consegue-se realizar os exames. O cerne da questão não é se houve ou não grande adesão à greve. A questão fundamental é o respeito pelos professores, pela sua profissão, dignidade e especificidade. Não se põe em causa mandar professores embora; porém com regras e devidamente indemnizados. Depois podem trabalhar mais horas; porém já o fazem há muito tempo. Podem ir para longe da sua antiga escola, mas devidamente apoiados com ajudas de custo, etc.
Posso enganar-me, mas no futuro não vai haver quem queira ser professor. Ter-se-á que ao recrutar nos países lusófonos. Se eu fosse governo, não permitiria num prazo alargado que muitos jovens seguissem a carreira docente enquanto houver professores desempregados. Formar gente para o desemprego é crime de lesa-pátria.
Governar é projectar e servir de almofada a quem está no sistema. Não é despedir e tratar mal só vendo números. O ensino tem a disciplina da Matemática, mas tem outras disciplinas como a Psicologia, que é algo que o governo não tem…

1 comentário:

Clube dos Pensadores disse...

Agradeço a referência...
Abraço,
JJ