Páginas

02 junho 2013

O Curso de 1950...

... no Liceu de Castelo Branco
(isto é uma espécie de "prólogo"...
ocorrido na 5ªfeira, dia 23 de Maio.)
.
Após um "encontro" pouco agradável, com a "menina do meu gps", com alguns "impropérios" metidos de permeio, consegui chegar a Oleiros depois de ter decidido, afastando-me dos "conselhos" dados pela minha "coequipier", procurar a A 23 para chegar ao meu destino. E eu que queria tanto poupar nas portagens... 
Almoço já tarde, no Prontinho...tomo uma bica no café do Zé Boaventura e instalo-me no Hotel de Santa Margarida  a meio da tarde... e descansei um pouco da viagem "atribulada" desta manhã.
.
Um autêntico paraíso... este hotel.
.
E o que é que eu vou fazer esta tarde, ainda sem nenhum dos finalistas de 50 ter chegado?... 
Ligo ao Augusto de Matos que me convida para ir ter com ele lá a casa... Está com amigos no quintal a petiscar, debaixo de uma enorme pereira que nos convida a visitá-la daqui por dois meses... está carregada de frutos ainda pequenos, mas que se adivinha estarem no devido tamanho dentro daquele tempo.
Com o sol, coado naquela copa frondosa, a incidir numa pequena mesa recheada com fatias de pão, de queijos vários, dos mais variados enchidos e com a adega ali mesmo ao lado... foi um fim de tarde muito confortável. Os companheiros?!... Todos de "primeira apanha..." De um deles, lembro-me do pai e lembro-me até do Avô... que era o Senhor Augusto Esteves.
Não resisto a publicar esta fotografia que tem já mais de 83 anos... e onde estão ambos os antepassados do Pedro com quem estive esta tarde.
.
Estão ambos em primeiro plano: o pai e o avô do Pedro Esteves, um dos meus companheiros desta tarde, em casa do Augusto de Matos. Ao centro, com uma irmã ao colo, o pai Augusto Custódio Esteves e, à direita, o avô, Augusto Esteves

O pai do Augusto de Matos, o primo João de Matos (do Cabeço), também se encontra presente nesta foto que tem a data de 3 de Março de 1930. É o segundo em cima.
.
Pela data, torna-se claro que nem eu, nem o Olímpio, nem o Augusto...por cá andávamos ainda!
.
Depois do lanche, demos uma pequena volta pela vila, com uma paragem um pouco mais demorada ali perto da entrada principal do Solar dos Albuquerques.
(cont.)

Sem comentários: