Páginas

20 maio 2013

No próximo fim de semana...

...vai realizar-se a Reunião Anual dos alunos que fizeram o 1ºAno no Liceu Nacional de Nun' Álvares
em Castelo Branco, no Ano Lectivo de 1943/44!!!...
.
Saíram do Liceu em Julho de 1950
.
Aqui estão eles, na fotografia do seu Curso, numa época em que se acreditava no Futuro, convivendo com as "feras"  com quem "lutaram" durante uns anos... Mas, desta luta não resultaram vencidos... apenas houve vencedoresAté as "feras" venceram...
.
Foi o Mário Roseiro quem escreveu os versos dedicados "Aos nossos Professores" (Assim mesmo! Com letra maiúscula... Havia de ser agora...)
O soneto escrito por este aluno (que andava quase sempre de capa e batina) termina de um modo, que "desmente" o que atrás escrevi sobre as "lutas com as feras"...
.
...Que estes anos nos ajudaram a vencer,
Todos unânimes, sem um desfalecer, 
Aclamamos bem alto os NOSSOS PROFESSORES.
.
Deixo aqui o nome dos "professores-feras" com quem estes "jovens", que têm agora 80 anos, "tanto" lutaram...
Estão todos na primeira fila... e todos sentadinhos... 
São eles, a partir da esquerda, os Drs. Joaquim Lopes Dias (Matemática), Melo e Leite (Françês), José Nunes Parro (Desenho), Gomes Pina (Português), João de Sena Esteves (Ciências Naturais), o Reitor Joaquim Sérvulo Correia (História), José de Sena Esteves (Físico Químicas), Augusto Russo (Português e Latim), Curado Banha (Inglês), Padre Aurélio Granada Escudeiro (Religião e Moral), José Catanas Diogo (Geografia) e António Lobato Carriço (Educação Física).
.
A capa do Livro de Despedida dos Finalistas deste Curso 
.
Este ano, o organizador da Reunião Anual é o Eng.Olímpio Matos que, se bem me recordo, era um dos mais novos daquele 7ºAno, apenas "batido" pelo António Lobato de Faria, o benjamim daquele grupo e infelizmente já falecido.
Era assim o Eng.Olímpio, em 1950, segundo o traço do "caricaturista de serviço", Adelino Robalo Cordeiro:

Agora aparenta ter um pouco mais de idade... 
.
 ...e até está com bom aspecto.
.
Em 2012, os finalistas de 1950, fizeram a sua reunião anual, na Beira Alta, nos "domínios" da Dr.ª Maria Júlia Hermano Pedro; e foi ela que transmitiu ao Eng.Olímpio Matos a incumbência da organização para este ano.
.
Estou a lembrar-me da Maria Júlia, em 1950, quando avançava todas as manhãs, vinda da rua das Olarias, a caminho do Liceu..."quase no outro extremo" da cidade!
Quando em grupo, "destacava-se"... pela altura! A colega e amiga Magna Cerqueira Vicente escreveu, nos versos que lhe dedicou:
.
Não saberão porventura,
Quem é esta pequenita?
Reparem na sua 'statura,
Olhem que é engraçadita!...
.
Também o Dr.Robalo Cordeiro a fixou então para a posteridade:
.
A DrªMaria Júlia, no Livro de Despedida, em 1950.
.
Passaram-se "alguns anos" até hoje, mas esta aluna parece manter a simpatia que o RC  lhe fixou então, na caricatura.
.
DrªMaria Júlia Hermano Pedro
 na última Reunião do Curso
.
Agora, vou descansar... 
Mas, amanhã, cá estarei para contar mais algumas coisas sobre este encontro de Antigos Alunos do Liceu de Castelo Branco que ainda frequentaram o Liceu quando ele funcionava no antigo Paço Episcopal!!...
Todos os leitores merecem saber onde é a reunião... quem vai estar presente... como vão passar o dia... Enfim, todas estas coisas que vão tornar mais novos todos os participantes neste Encontro que não deixará de ser também uma Romagem de Saudade... fora da cidade de Castelo Branco.

Sem comentários: