Páginas

27 janeiro 2013

Evaristo Guedes Vieira...

... foi um grande Professor Metodólogo que conheci no Liceu Normal de Pedro Nunes, no início dos anos 60, quando ali fiz o estágio pedagógico.
Não era professor do meu Grupo mas a existência, no 1ºCiclo, da disciplina de Ciências Geográfico-Naturais obrigava-nos à frequência das aulas dos Metodólogos de Geografia e também de Físico-Químicas.
O Dr.Evaristo Vieira era o "nosso mentor" nas Geografias...
O "mentor" na área das Físicas era outro "monstro sagrado" do ensino em Portugal... o Dr.Rómulo de Carvalho, o verdadeiro nome do enorme poeta António Gedeão.
.
À esquerda, na 2ªfila, sorridente e bem disposto,
o Dr.Evaristo Guedes Vieira
alinha com um grupo de estagiários da área das Ciências Naturais
onde podemos ver, na última fila, os quatro elementos oriundos
do Liceu Nacional de Setúbal
(Figueira de Freitas, JJMatos, Gomes Mateus e António Maurício)
.
No jornal "Público" de ontem, perdido nuns "Classificados", na página 37, dei conta de um minúsculo anúncio, encimado com o nome de Evaristo Guedes Vieira. Sem autoria directa, suponho ter sido publicado por vontade de um qualquer familiar, de um filho ou de um neto... quem sabe se de algum aluno.
.
Sempre o conheci como um Homem bom, sabedor, inteligente e de fácil compreensão... Por isso me admiro que, a tão longa distância, alguém se venha "penitenciar" pelos "remorsos" agora sentidos... 34 anos após a sua morte.
Que continue a descansar em Paz...

1 comentário:

ac disse...

Sobre os manuais de Geografia encontrei, numa pesquisa sobre assunto completamente diferente um texto com uma pequena referência biográfica ao Dr. Evaristo Guedes Vieira, por cujo manual estudei no 6.º ano do liceu.
Aqui vai o link http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/2005-79/79_15.pdf
Um abraço do
Afonso Costa