Páginas

17 dezembro 2012

Setubalense - 1965 - Outubro


02 de  Outubro
Direcção Geral de Desportos
O Eng. Manuel José Lacasta Nascimento e Oliveira pediu a exoneração e é substituído pelo Dr.Estêvão Ferreira Moreira, no cargo de delegado da Direcção Geral de Desportos.
.
02 de  Outubro
Notícias pessoais
No Hospital de Grândola, teve há dias o seu bom sucesso, a Sr.ª D. Maria Odete Guerreiro Runa, professora oficial. (acabava de nascer a minha futura aluna Guida Runa).
.
02 de  Outubro
Notícias pessoais
Terminou no Instituto Industrial de Lisboa, o curso de Agente Técnico e Engenharia, na especialidade de Electricidade e Máquinas, o Sr. José Luís Rodrigues dos Santos. (filho do senhor Zé Azoia).
.
09 de  Outubro
Uma oferta para a Casa Museu de Bocage
O Sr. Embaixador António de Séves, ligado a Setúbal por interesses que mais radicaram a viva simpatia que sempre sentiu por esta cidade… ofereceu, com destino à futura Casa Museu Bocage , três preciosos folhetos contendo produções de Elmano.
Epicédio na sentida morte de Illustríssimo e Excelentíssimo Senhor D. Pedro José de Noronha, Marquez de Angeja,  camarista de sua Alteza Real, etc… etc…”  Edição de 1804.
Idylios marítimos recitados na Academia de Bellas Artes de Lisboa, pelo sócio Manuel Maria Barbosa du Bocage” – Edição de 1882, e
A pavorosa illusão”, epistola sem data, mas de edição também antiga.
(Conheci o Sr. Embaixador António de Séves em 1960. Este nosso antigo embaixador no Cairo, foi o meu primeiro e único “senhorio” quando, por aquela altura me instalei em Setúbal, na Avenida Manito)
.
09 de  Outubro
Deputado à Assembleia Nacional
Propõem-se como candidatos os Srs. Dr. Francisco Elmano Martins da Cruz Alves, João Mendes da Costa Amaral, Dr. José Guilherme de Mello e Castro e Dr. Rogério Peres Claro.
.
16 de  Outubro
Novo Delegado da D.G. Desportos
Foi empossado ontem no lugar de Delegado da Direcção Geral dos Desportos, o Dr. Estêvão Ferreira Moreira. Foi-lhe conferida pelo Dr. Armando Rocha, Director Geral dos Desportos.
.
16 de  Outubro
Casamento
No passado sábado, na Igreja de Jesus, realizou-se com assistência de elevado número de convidados e em ambiente de grande distinção, o casamento da Sr.ª D. Helena Maria Carqueijeiro Catalão Espiga… com o Sr. Dr. Carlos Manuel Correia da Maia Malta.
(O Carlos Maia Malta era nosso colega no Liceu onde leccionava as disciplinas de Inglês e Alemão)
.
18 de  Outubro
O preço do arroz…
Agulha. . . . . . venda livre
Carolino. . . . .  8$40
Gigante . . . . .  7$30
.
20 de  Outubro
Câmara Municipal
Os Serviços Municipalizados montaram mais um posto transformador que ficou situado no Edifício dos Paços do Concelho.
.
25 de  Outubro
Prof. Galvão Teles
Foi entregue ao Prof. Galvão Teles a medalha que assinala as Comemorações Bocageanas.
Miguel Bastos, Governador Civil do Distrito de Setúbal, Constantino de Goes, Presidente da Câmara Municipal desta cidade e Rogério Peres Claro, Secretário Geral da Comissão das Comemorações Centenárias de Barbosa du Bocage foram recebidos, na sexta-feira (22 de Outubro), pelo Ministro da Educação Nacional, a quem entregaram aquela medalha.
.
27 de  Outubro
Fotografia
Uma Exposição de Fernando Motrena, no clube de Campismo, vai inaugurar-se amanhã.
.
27 de  Outubro
Novos Corpos Gerentes da Associação Central de Assistência
Assembleia-Geral
Presidente – Comandante Aguiar Bastos
Secretário – Rogério Perienes
Secretário – Carlos José Pinto
Direcção
Presidente – Dr. Manuel Joaquim Martins de Sousa
Secretário – Maria Fernanda Viena
Tesoureiro – Dr. Joaquim Pereira da Silva Advirta
Vogal – D. Lúcia Gago da Silva
Vogal – José de Melo Saião
.
27 de  Outubro
Por distinção foi promovido a major um oficial setubalense.
Por acção de comando que exerceu em Angola, foi promovido por distinção a major de Cavalaria, o Sr. Capitão Ricardo Fernando Ferreira Durão, natural da nossa cidade, filho do Coronel Ricardo Malhou Durão
.
30 de  Outubro
Nomeação
O Sr. Manuel Joaquim Baptista de Jesus Guerreiro Ataz foi nomeado Vice-Presidente da Câmara de Palmela. A posse será dentro de dias.
.
30 de  Outubro
Orquestra Sinfónica Alemã, no Luisa Todi
Realiza-se no próximo sábado, um concerto, no qual actuará a Orquestra Sinfónica de Bamberg, composta por cento e sessenta executantes, sob a direcção do Maestro Heinz Wallberg.

Sem comentários: