Páginas

03 novembro 2012

Actas da Câmara...


Sessão de 16 de Dezembro de 1959
realizou-se a reunião ordinária semanal, sob a presidência do Excelentíssimo Senhor Manuel Filipe Pereira da Silva Magalhães Mexia, estando presentes os vereadores Senhores Doutor Joaquim Arco, Engenheiro António Barroso. Afonso Henriques Rocha Engenheiro Agrónomo Raul Veríssimo de Mira e Doutor José Caldeira Areias.
Não compareceu o vereador Senhor Joaquim Rodrigues Simões.

O átrio do edifício da Câmara Municipal
.
Provimento de cargos do quadro do pessoal menor, especializado e operário:
Sob proposta da Presidência, deliberou a Câmara, por unanimidade de votos e através de escrutínio secreto, designar as pessoas seguintes para provimento, a partir do dia um de Janeiro próximo, dos cargos do quadro do pessoal menor, especializado e operário do Município, adiante mencionados.
b) - Carlos Frias Monteiro, vigilante de limpeza dos Serviços de Higiene e Limpeza, para provimento por contrato de um lugar de fiel (de segunda) dos mesmos Serviços.
c) – José Luís da Graça, de trinta e quatro anos de idade, natural desta cidade, habilitado com o Curso Elementar de Comércio, para provimento por contrato, de um lugar de fiel de (segunda), dos Serviços de Viação e Obras cujo serviço se verificará nos Armazéns Gerais do Município.
e) – José Barrosinha de Oliveira, servente dos Serviços de Secretaria, para provimento por assalariamento, a título permanente, do lugar de Vigilante da Limpeza, dos mesmos Serviços.
.
Dia Feriado Municipal
Pelo Senhor Presidente dói aprovada a seguinte proposta:
“O dia vinte e cinco de Julho – o dia da Santiago – é desde há muitos anos, assinalado na Cidade e Concelho de Setúbal, pelo início das grandes festejos populares, consubstanciados na Feira de Santiago, certame que se tornou já tradicional e movimenta toda a região, colocando-se a par das festas e romarias portuguesas, mais destacadas pelo interesse suscitado e pelo grande número de forasteiros que a ela acorrem.
Tais circunstâncias, interesse popular e grande afluxo de forasteiros  - provindos não só do Concelho e do Distrito, mas até de todo o país – tem um benefício reflexo, movimentando todo o comércio local, a indústria transportadora e ainda a generalidade das actividades industriais da região para as quais a Feira de Santiago funciona como feira da amostras.
Este facto – carácter popular, tradicional, regionalista e acentuado interesse económico – parecem justificar intensamente a consagração do dia do patrono de tais festejos com a sua declaração como feriado municipal.
Vai comemorar-se no próximo ano o primeiro centenário da elevação de Setúbal à categoria de cidade e, de entre as festas planeadas avulta o maior brilho e duração da referida Feira de Santiago, como um passo decisivo para a constante valorização que pretende imprimir-se a esta festividade que, além de enraizada no espírito e nos hábitos da população citadina, concelhia e regional, constitui um elemento da atracção turística cada vez mais forte.
A criação do feriado municipal, no dia 25 de Julho, será pois mais uma iniciativa a incluir no programa comemorativo cujo nível se pretende não fique aquém da importância do facto a celebrar.
Nestes termos, proponho:
Que se solicite, ao abrigo do disposto no Artigo quarto, do Decreto número trinta e oito mil quinhentos e noventa e seis, de quatro de Janeiro de mil novecentos e cinquenta e dois, autorização ao Governo para que o dia vinte e cinco de Julho seja considerado feriado municipal no Concelho de Setúbal manifestou, por unanimidade, a sua concordância com a proposta acima escrita.
.
Cedência do Salão Nobre
A solicitação da primeira Comissão Promotora da Feira de Santiago,
deliberou a Câmara Municipal autorizar a cedência àquela entidade, do Salão Nobre dos Paços do Concelho, na noite do próximo dia dezoito, para nele se efectuar a sessão destinada a entregar os prémios respeitantes ao Jogos Florais que aquela Comissão organizou em colaboração com a “Arcádia da Fonte do Anjo”.
A parte da acta relativa a esta deliberação foi aprovada em minuta, para produzir efeitos imediatos. 

Sem comentários: