Páginas

27 setembro 2012

Setubalense - 1965 - Maio


3 de Maio
Câmara Municipal de Setúbal
Gerência Municipal (1964)
Saldo anterior   -        317.081$40
Receitas          -     26.560.291$30
Total                -   26.877.372$70
Despesa total   -     26.611.597$40
Saldo              -          265.775$30
.
3 de Maio
Setubalense no Ultramar
Passa amanhã o aniversário natalício do soldado Sr.António Augusto dos Santos Soares que se encontra no Ultramar, em Comissão de serviço.
.
3 de Maio
Novo Estabelecimento no Bairro do Liceu
Aos Srs.Fernando da Luz Santos e Luciano de Oliveira, foi concedido alvará para exploração de um estabelecimento de talho, para venda de carne de bovinos, ovinos e suinos, no prédio que forma gaveto para a Av.Rodrigues Manito, lote 7
.
5 de Maio   
Cultura
Bocage (1765-1965) e as Academias"
Comunicação do Dr.Pereira Forjaz, na Academia de Ciências.
.
5 de Maio
Notícias pessoais  
Partiu para o Ultramar o Comandante Fuzeta da Ponte, que ultimamente exercia as funções de ajudante às ordens, do Sr.Ministro da Marinha
.
5 de Maio   
Setubalense no Ultramar
Faz anos na 6ªfeira (07.05.1965), o Sr. Alberto Carrilho dos Santos Vilhena, alferes miliciano que vem prestando serviço, algures no Ultramar
.
5 de Maio
Círculo de Cultura Musical
Com a colaboração do Liceu e da Escola Técnica, realizam-se amanhã na nossa cidade, dois recitais com o seguinte programa:
"Música de Beethoven", por um octeto de solistas, da Orquestra Sinfónica Nacional e "A revelação da música", dedicada ao Oboé, ao Clarinete, à Trompa e ao Fagote, música de Beethoven com a colaboração dos solistas e comentários do Maestro José Atalaya.
.
5 de Maio   
Poluição do Sado
Resposta de um administrador da Socel, Ruy de Sampaio e Mello, aos ostreicultores do Sado.
.
10 de Maio  
A restauração da casa onde nasceu Bocage
Um valioso subsídio de 300 contos, oferecido pela Fundação Calouste Gulbenkian, vai permitir transformar a velha moradia na "Casa Museu" sonho de tantos anos que finalmente irá concretizar-se, por ocasião das comemorações do II Centenário do Nascimento do Insigne Poeta.
.
12 de Maio
Exposição
Uma Exposição de Álvaro Perdigão, nas Belas Artes.
O pintor setubalense Álvaro Perdigão inaugura na próxima 3ªfeira, dia 18, na Sociedade Nacional de Belas Artes, uma Exposição de óleos  e monotipias.
.
12 de Maio
CMS
Gerência dos Serviços Municipalizados de Setúbal
Saldo anterior   -     1.742.005$30
Receitas          -     19.655.610$40
Total                -    21.397.615$70
Despesa total   -     19.145.809$90
Saldo              -       2.251.805$80
.
15 de Maio  
Cultura
O Presidente da Fundação Gulbenkian, Dr.Azeredo Perdigão, visitou a Casa de Bocage.
.
15 de Maio
Centenário
O contributo de um Almadense para o duplo centenário de Bocage
O notável escritor Romeu Correia lança o seu livro "Bocage".
.
17 de Maio
Centenário
Homenagem a Bocage
A Comissão Brasileira enviará um grupo de intelectuais a Setúbal que é constituída pelos escritores e jornalistas Elmano Cardim, Othon Costa, Danilo Nunes, Everardo Magalhães Castro, Celsi Kelly, Márcio Martins Ferreira, Dioclécio Dantas Duarte, António Tacla, Jaime Palma, Reis Perdigão, M.Paulo Filho, Alves Pinheiro, Toríbio Lopes, Albano Marques, Ari Neves e Paulo Tacla.
.
17 de Maio  
Casamento
Na Capela do Senhor Jesus do Bonfim, consorciaram-se ontem a Sr.ª D. Maria Júlia Nunes da Silva (Juca)... com o Alferes da Força Aérea, Sr.António Viriato Monteiro Cabral Adão.
.
19 de Maio
Desastre de Aviação
Um piloto aviador setubalense encontrou a morte no rio Sado.
Esta manhã, poucos minutos antes das nove horas, passou sobre Setúbal, a muito baixa altitude, um avião de caça a jacto que, pouco depois, segundo testemunhas presenciais, quase a rasar o Sado, teria tentado elevar-se, acabando por se inclinar sobre uma das asas, afundando-se a uma profundidade de 7 braças.
O conhecimento da trágica ocorrência causou natural alarme entre algumas pessoas que, na zona marginal, dela se aperceberam.
Entretanto, imediatamente acorreram ao local alguns barcos de pesca, tendo seguido também para ali, o capitão de fragata, João Alves Martins, e o patrão mor Sr.Tenente José Paulino de Miranda e, pouco depois, o Director do Porto de Setúbal, Sr. Eng. Humberto Ferreira da Cunha. No rio, uma vasta mancha de óleo e vários destroços assinalavam o ponto onde se consumara a tragédia.
Solicitada a colaboração do navio-balizador "Almiranyr Schultz", imediatamente dali saíram socorros, já infelizmente inúteis, bem como uma equipa de mergulhadores que logo iniciou as suas pesquisas.
Ao fim de porfiados esforços, por cerca das 11h 30m, foi possível içar o corpo do jovem oficial que pilotava o avião o qual, depois de cumpridas pelo Sr. Dr. José Paulino Pereira as formalidades legais, desembarcou na doca dos Pescadores e foi, na ambulância dos Bombeiros Municipais, transferido para a casa mortuária do cemitério de Nossa Senhora da Piedade
Para a recolha do corpo tevede ser serrada a carlinga do avião, onde o desditoso aviador ficara entalado entre os destroços.
Durante as horas de ansiedade que viveu parte da população de Setúbal, que em grande número acorreu ao cais e muralha do porto - pois a notícia do acontecimento, como é natural, rapidamente se tornou conhecida - obteve-se a confirmação que para todos nós tornou ainda mais dolorosa a tragédia de que a vítima do desastre for o aspirante piloto.aviador Sr.Carlos Eduardo Maldonado Machado natural de Setúbal, de 23 anos de idade, filho do Sr.Carlos Fradiano Machado e da Sr.ª D.Maria Cristina Maldonado Machado. Havia justamente terminado ontem o seu curso de aviador e deveria no próximo dia 27 receber o respectivo "brevet" e ser promovido a alferes.
Pertencia à Basa Aérea nº1, de Sintra, tendo marcado para as 10h 30m a hora de regresso àquela base, a qual, a fatalidade já não permitiu.

22 de Maio
Comissão de Festas
A posse da Comissão da Feira de Sant'iago
O Dr. Manuel José Constantino de Goes, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, deu posse à Comissão da Feira de Sant'iago
Presidente - Eng. António Barroso
Vice-Presidente - Carlos José Pinto
Vice-Presidente - José Maria da Silva Belo
Vogal - Dr.Manuel Gonçalves Martins
Vogal - Manuel Dario Severo
Vogal - Arq.José Luis Lacasta Nascimento e Oliveira
Vogal - José de Melo Saião
Vogal - Domingos Tavares Roque
Vogal - José Marcelino de Sousa Fidalgo
Vogal - José Fernandes Alves Cândido - Secretário permanente
.
22 de Maio
Raínha do Sado
Por iniciativa feliz da CMS vai realizar-se, por ocasião das festas populares da cidade, um concurso para a eleição da Raínha do Sado
.
22 de Maio
Economia
A nova tabela de preços máximos de venda de carne de vaca, ao público:
Lombo limpo - 40$00
Vazia, acém redondo, alcatra
s/osso - 35$60
c/osso - 27$20
.
22 de Maio
Óbito
A morte trágica do aviador setubalense foi profundamente sentida em toda a cidade.
O funeral constituiu expressiva manifestação de pesar.
"...a urna saiu da capela aos ombros de aviadores e foi colocada no auto-fúnebre privativo da Armada.
...passou por entre alas de milhares de pessoas.
Seguiu também no cortejo um carro da Academia Militar, um da Base Aérea de Sintre e de outras Armas, representações várias, nomeadamente do Clube Naval Setubalense, com estandarte; da da GNR e respectivo comandante Sr.Capitão António Alves; da Força Aérea em maior número, com o comandante da Base de Sintra, Sr.Coronel Henrique Troni; entidades oficiais civis e militares da cidade, muitas pessoas dos CTT, estudantes antigos
colegas do malogrado aspirante, etc.
         À chegada ao cemitério, com o Largo das Areias e todas as ruas próximas repletas de público, a urna foi conduzida de novo, aos ombros de aviadores, ao mesmo tempo que uma força do Regimento de Infantaria 11, disparou uma salva de tiros e um avião sobrevoou a assinalar honras militares ao inditoso piloto.

22 de Maio
PSP
O Sr.Capitão Adelino Castelo Valente é o comandante distrital da PSP.
.
24 de Maio
Notícias Pessoais
Encontra-se na metrópole, aonde veio em serviço, o Sr.Major Ernesto Carrilho do Rosário
.
24 de Maio 
Câmara Municipal de Setúbal
Abertura da Praça Olga Morais Sarmento
A Câmara deliberou adquirir, ao Sr.José Joaquim de Castro, um terreno com a área de 200m2, situado na 1ªAzinhaga do Maltalhado, pela importância de 40$00 (quarenta escudos) que se destina à abertura da Praça Olga Morais Sarmento.
.
29 de Maio
Raínha do Sado
No concurso "Raínha do Sado" serão atribuídos prémios que ultrapassam 12 contos.
.
31 de Maio
Cultura
A Câmara resolveu adquirir a Biblioteca de Luís Gonzaga do Nascimento.

1 comentário:

Anónimo disse...

TOcou-me particularmente a perda do Maldonado.Por questões profissionais estava junto ao rio mas não me apercebi do acidente.Só da nave que,baixinho,cumprimentava os pais,como lhe era hábito.
E aqui me vem à memória uma placa de mármore negro que,à dta, no átrio da Câmara lembrava e homenageava os setubalenses q a guerra ceifava.
"esclarecido" a mandou tirar.E agora, por onde para?
aqrosa