Páginas

04 março 2012

Uma foto antiga...

Publicada no Facebook, em 03 03 2012, por Carlos Cardoso, esta fotografia mereceu alguns comentários nos quais foram identificados alguns dos presentes.

Uma foto antiga


Esta foto é anterior a 13 de Junho de 1963.
Na verdade, ainda está presente o Presidente da Câmara de então, o Major Manuel Filipe Magalhães Mexia que deixou a presidência nesta data.
A identificação do Dr. Manuel José Constantino de Goes nesta fotografia deve-se certamente a um pequeno “lapsus memoriae” do José Carlos Barbosa, que o tempo, desde então decorrido, bem pode justificar.
Por sua vez, o Jucá (Júlio Carlos Silva) assinala a presença do José Luis Novais, a primeira figura à nossa esquerda. Também me pareceu, à primeira vista… mas, naquela época, o José Luis Novais teria 33/34 anos e a figura referida parece ser “um pouco” mais velha!
Mantenho a dúvida e arrisco outro nome: parece-me tratar-se do Sr.António Ahrens Novais, tio do José Luis, que tinha uma empresa de navegação na Avenida Todi, onde existe agora uma agência do BPI.

Um outro pormenor leva-nos a recuar, ainda mais, na data deste evento... O Coronel Augusto de Carvalho deixou as funções de Comandante Militar de Setúbal em 14 de Abril de 1962, o que nos leva a crer que esta foto é anterior a essa data.

A partir da esquerda, em primeiro plano: Coronel Augusto de Carvalho, Comandante Militar de Setúbal, Major Manuel Filipe Magalhães Mexia, Presidente da Câmara Municipal (com óculos escuros), Marques dos Santos, da Setubauto, Dr.Miguel Rodrigues Bastos, Governador Civil, Dr. Estêvão Moreira, Presidente da Comissão de Turismo da Serra da Arrábida e Reitor do Liceu e, por fim, o José Cândido Arôcha. Entre os dois últimos identifiámos ainda o sr.Madeira Lopes.
No segundo plano, a primeira figura será o sr.António Ahrens Novais (ou, então, o seu sobrinho José Luis… A dúvida permanece... )

Sem comentários: