Páginas

20 março 2012

A Escola de Frei António...

Sem referência ao nome do autor, nem sequer a designação do local de onde foi retirada, fui dar com esta fotografia numa página, ultimamente muito concorrida e interessada, no Facebook "citadino"...
"Reclamei" na altura própria... mas não fui "ouvido". Apenas um "sacudir da água"... numa resposta mais para o grupo do que para mim. Adiante...

Hoje, uns dias passados, tentei "recuperar" o "diálogo" havido mas já não encontrei a dita fotografia nem a "justificação" dada pelo autor do "acontecimento". Se calhar não procurei bem... ou, se calhar, "emendaram a mão"...
Se bem me recordo a "resposta" apenas aludia a que a foto tinha sido retirada da net...
Achei por bem "não dar troco"... Mas sempre devo informar, porque sempre gostei de me "fazer compreender", que a fotografia em causa apenas (repito, apenas!), foi publicada por mim, num único local da net: o meu blogue... Que também não foi "mencionado"...
Ética??!!... O que é isso?!...E para que é que serve?!...
.
Uns dias mais tarde, na conversa que acompanha o nosso café matinal. o Carlos Manuel Cardoso falando sobre a dita fotografia e comentando o que sobre ela eu escrevi, para justificar que a considerava uma das minhas melhores fotos e onde eu citava uma "gradação", muito feliz, nos tons de cinzento que preenchem o fundo daquela fotografia, (mais do que o contraste do branco da escola com os cinzas escuros que a envolvem) sugeriu que eu voltasse a fazer uma foto a partir do mesmo local que utilizei há 36 anos...
Nada respondi sobre tal sugestão... mas fiquei a pensar. E resolvi aceitar a ideia do Carlos Cardoso.
. Deixo aqui, de novo, a dita fotografia que já passou por duas "Exposições", onde, no "Catálogo" de uma delas, fui "redescobrir" o título com que então a "baptizei"...


A "Escola de Frei António", em Junho de 1976

Do ponto de vista estético, eu não trocava esta época pela de hoje! A Escola de Frei António que é o "centro" desta foto antiga... já nem se vê direito actualmente... Os blocos construidos no bairro do Montalvão obstruiram competamente a beleza daquele local.
E que dizer das encostas, ainda "a cheirar a campo", que "dão fundo" a esta foto?... Que é feito do acesso à Reboreda? O que fizeram do Castelo Velho e do bairro antigo do Viso...
É claro que a "civilização" não pára... mas que as "coisas" estão esteticamente mais "feias" hoje, lá isso estão! Pelo menos a fazer fé nesta foto de há 36 anos...
.
Reparem no que se vê agora, do mesmo ponto de vista...
A Escola do Montalvão, em 15 de Março de 2012

Nem sequer se "vê" a Escola de Frei António... O bairro do Montalvão prosseguiu segundo o plano de urbanização existente... e tapou um dos pontos que mais valorizavam a primeira fotografia. Quanto à paisagem que preenche o fundo da fotografia de 1976... pura e simplesmente desapareceu! ... Foi "morta e enterrada" por baixo de um monte de edificações que nasceram naquela zona do Viso. A beleza que aquela zona possuia então passou a ser uma recordação para os mais velhos... pois aos mais jovens já não lhes foi dada a possibilidade de apreciar... Resta-lhe poder comparar estas duas fotografias.

Sem comentários: