Páginas

19 março 2012

Em frente do Liceu...

...havia um espaço enorme que se estendia até ao Rio da Figueira. O laranjal imenso que vemos à esquerda preenchia grande parte dessa quinta que pertencia ao Sr.Evaristo Anjos.
Tudo isso desapareceu há muito... "Plantaram" casas neste espaço, e substituiram as laranjeiras mais o seu agradável aroma, pelos blocos de apartamentos que agora por ali vemos...

Foto obtida em 1 de Julho de 1962

Em primeiro plano, a vivenda do Dr.Fialho; à esquerda, o extenso laranjal situado em frente do Liceu desaparecido a partir dos finais da década de sessenta. Actualmente, mais ou menos ao longo da primeira fila de laranjeiras, passa a chamada "via rápida" que liga agora a Estrada dos Ciprestes à rotunda de Brancanes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Setúbal há muito que deixou de ser a terra das laranjas! Assim como deixou de ser a terra das conservas e qualquer dia até deixará de ser a terra do peixe (muito dele já vem de fora).
Muitas vezes falo com o nosso colega Pedro Gomes sobre esta irresponsabilidade incompetente que tem primado nos nossos governantes relativamente ao (des)ordenamento do território rural e urbano, qual praga que tem infestado o território de norte a sul e, que entre outras coisas, o tem atirado para um país cada vez mais feio e piroso. Pior de tudo é esta incapacidade que os políticos têm em entender os efeitos económicos deste descalabro.

Rui Silva Branco