Páginas

19 janeiro 2012

Professores UP

Esta fotografia foi retirada do site Alumni@ reit.up.pt,
em Notícias.up.pt, edição nº104.
de 09 de Janeiro de 2012.

É curioso como a nossa memória se afasta, com o passar do tempo, da realidade por nós então vivida...

Da esquerda para a direita, de pé.
Prof.Alberto de Brito, Manuel Ferreira, Marques Teixeira, Mendonça Monteiro, Maria Teresa Cernache, Leopoldina Paula da Silva, João Cabral, Arnaldo Roseira, Humberto de Almeida, Araújo Moreira, Carlos Braga e Amílcar Mateus
Em baixo: Ruivo, Rogério Nunes e Miguel Montenegro de Andrade,

Nem todos foram meus profesores mas alguns daqueles, que o foram, identifiquei-os com facilidade como é o caso de Manuel Ferreira e Arnaldo Roseira (que davam aulas no Jardim Botânico, ao Passeio Alegre, no tal palacete onde Sofia de Melo Breyner viveu quando era jovem); também cheguei com facilidade a Amilcar Mateus (que regia as Zoologias Geral e Sistemática) e até consegui identificar a DrªLeopoldina Paula da Silva ( a "Catitinha" como o Roberto Salema, o Júlio Crespo e eu... e todos nós lhe chamávamos então... e que regia a cadeira de Antropologia). Agora, a ideia que eu tinha do Prof.Miguel Montenegro de Andrade e do Prof.Araújo Moreira (que era cunhado da Bita Alçada Baptista e que me "chumbou" na última cadeira do Curso... o homem a quem então chamavam o "Araújo dos Vintes" e rivalizava na UP, com o Prof.Veiga Simão, o "homem dos Vintes", na Universidade de Coimbra...) foram para mim uma "desilusão" pois não os reconhecia nesta fotografia...

Estão ainda na minha memória alguns outros que não tive como professores... como é o casa de Alberto de Brito (das Químicas), Marques Teixeira (das Físicas) Mendonça Monteiro, Humberto de Almeida e Carlos Braga (das Físicas)

1 comentário:

Unknown disse...

Apenas uma ligeira adenda: O Prof. Miguel Montenegro de Andrade é o segundo em baixo, e não o terceiro.
Privei com ele durante muitos anos, e a sua figura é inconfundível.

Félix Mendes