Páginas

12 dezembro 2011

Setubalense - 1963 - Novembro

2 de Novembro
Tribunal
Era Juiz do Tribunal de Trabalho, o Sr. Dr. Luís Anselmo.
Era Escrivão da 1ªSecção do Tribunal de Trabalho, o Sr. José Ventura Semedo.
.
6 de Novembro
Licenciatura

Terminou ontem, com a alta classificação de 18 valores, o 6ºAno (Curso Complementar, de Direito, o Sr. Dr. Rui Parente Chancerelle de Machete que pelo Prof. Doutor Marcelo Caetano foi convidado para Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
.
6 de Novembro
Acidente
Nas instalações da Fábrica "Socel" na Mitrena, devido a ter-se partido uma chapa do telhado onde se encontravam, tiveram queda desastrosa, de cerca de 12 metros de altura, três trabalhadores entre os quais o Eng.º José Pereira Figueiredo e Silva, de 25 anos, solteiro e natural de Viseu.
.
9 de Novembro
Óbito
Faleceu hoje o engenheiro da "Socel" vítima de acidente. (numa casa de saúde em Lisboa). (Era licenciado em engenharia pela Universidade do Porto onde terminou em 1957/58)
.
13 de Novembro
Falecimento
Faleceu ontem o Sr. Capitão José de Almeida Cassar, de 75 anos.
.
16 de Novembro
Efeméride
Faz hoje 20 anos que, às primeiras horas da manhã, no Hospital da Misericórdia de Setúbal, faleceu o Engenheiro Duarte Pacheco, ministro da Obras Públicas, vítima de um desastre de automóvel ocorrido na tarde do dia anterior, próximo de Vendas Novas.
.
16 de Novembro
Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense.
Assembleia Geral - José Augusto Santana da Silva
Direcção - Eugénio Moreira Rodrigues
Conselho Fiscal - José Andrade.
.
18 de Novembro
Falecimento
Rev. Zófimo Lopes Luz
Após pertinaz doença, tendo conservado até ao último momento toda a lucidez do seu espírito, faleceu às primeiras horas de ontem, o Rev. Padre Zófimo Onofre Lopes Luz. de 34 anos....até que em 20 de Novembro de 1961 regressou a Setúbal, passando a desempenhar funções de adjunto do actual prior de S. Julião, Rev. Fernando da Silva Martins. Exercia também as funções de professor de Religião e Moral no Liceu Nacional de Setúbal.
.
20 de Novembro
Crise
Fala-se no encerramento da fábrica de motores marítimos da firma Burmeister & Wain de Portugal (junto à estação da C.P. de Palmela).
.
20 de Novembro
Estabelecimento Comercial de arquitectura modelar.
Na rua de Bocage, uma das artérias de maior movimento, reabriu ante ontem o estabelecimento da firma "Serranos & Sustelo,Ldª" que há largos anos tem vindo a desenvolver o seu ramo de comércio, quer directamente ao público, quer também como armazém de revenda, por que é mais conhecido.... De assinalar o esforço dos seus sócios, especialmente do gerente, Sr. Gilberto da Horta Sustelo que, no empreendimento levado a efeito, não só demonstraram um verdadeiro espírito de iniciativa e de activos comerciantes, como ainda o grande interesse por esta cidade, dignificando-a com uma importante unidade comercial.
.
20 de Novembro
Comissão Regional de Turismo
O Dr. Estêvão Moreira deixou a Presidência da Comissão por ter sido considerado incompatível este cargo com o de Reitor de Liceu.É substituído pelo Dr. Francisco Correia Figueira.
.
20 de Novembro
Futebol
O Capitão Ernesto do Rosário terminou as funções de Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Parte no próximo sábado para o Ultramar.
.
23 de Novembro
Kennedy
Foi ontem assassinado o Presidente Kennedy, dos Estados Unidos.
.
23 de Novembro
Política
O Dr. Francisco Pereira Neto de Carvalho é o novo Ministro da Saúde e Assistência.
.
27 de Novembro
Câmara Municipal de Setúbal
Está constituído o novo Conselho Municipal.
Pelas Juntas:
Miguel Luís Alves
António Henrique de Oliveira
Américo Santos
Amadeu Antero Vicente Pereira (Azeitão)
Pela Misericórdia:
Dr.João Manuel de Sousa Bastos (Azeitão)
Pelas Ordens:
Eng. Armando Pereira Ataíde de Medeiros
Pelos Sindicatos:
António Aires Ferreira
Ricardo Correia
Pelas Casas do Povo:
Eng. António Porto Soares Franco
Pelo Grémio da Lavoura:
Eng. João Botelho Moniz Borba
Pelos restantes Grémios e Uniões:
António Almeida Alves
Jacob Perianes Palma
Pela Casa dos Pescadores:
Cap. Fragata João Alves Martins.
.
30 de Novembro
Liceu
Decorreu com solenidade a sessão de Abertura do ano lectivo, no Liceu Nacional de Setúbal.
Estiveram presentes as mais altas individualidades da Cidade, na sessão solene que se realizou na última 6ªfeira, para a abertura do novo ano lectivo do Liceu Nacional de Setúbal, à qual se dignou presidir o Sr. Dr. Miguel Rodrigues Bastos, ilustre Governador Civil do Distrito.
Nos lugares de honra, ladearam o Chefe do Distrito o Sr. Dr. Sabino e Costa, Director Geral do Ensino Liceal; a Sr.ª Dr.ª Ausenda da Carvalho Caetano Paulino Pereira, subdelegada da Mocidade Portuguesa Feminina; o Sr. Dr. Estêvão Moreira, Reitor do Liceu; o Sr. Dr. Manuel José Constantino de Goes, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal e o Dr. Rogério Peres Claro, Director da Escola Técnica e Delegado Distrital da Mocidade Portuguesa.
Antes do início da sessão...o Orfeão Maior do Liceu, composto por 180 figuras, sob a regência do Prof. Américo Vieira, cantou "My Bonnie", harmonização do Dr. Alberto Alemão; o “Coro dos Escravos", da ópera Nabucco de Verdi; e o "Coro da Procissão" da ópera "I lombardi", também de Verdi, números que a assistência que enchia o amplo ginásio, aplaudiu demoradamente, em justa manifestação de apreço pela sua execução primorosa.
A abrir a sessão solene usou da palavra o Sr. Dr. Estêvão Moreira que, começando por agradecer a presença das autoridades e demais convidados, fez uma breve análise das dificuldades cada vez maiores que se verificam para o recrutamento de professores e pôs em relevo o papel importante que cabe aos pais no problema da educação familiar; para que não deixem apenas aos cuidados da escola, essa difícil missão. Por isso mesmo pediu a colaboração de todos em favor da educação das crianças.
Em seguida referiu-se ao constante aumento da população liceal que, a manter-se no ritmo actual, e se se verificar que em 1954 a frequência dos alunos era de 317 e a que se verifica este ano que é de 1450, obrigará a um possível desdobramento de aulas, dado que todas as salas se encontram superlotadas. Terminou as suas considerações desejando aos novos alunos um bom aproveitamento, para que cada um consiga a vitória sobre si próprio.
Seguiu-se a distribuição de prémios aos alunos mais classificados no ano findo.
Falou depois o Sr. Director Geral do Ensino Liceal para agradecer as deferências com que havia sido distinguido bem como aos alunos, os momentos de felicidade que acabaram de oferecer-lhe.
Encerrou a sessão o Sr. Dr. Miguel Rodrigues Bastos que, num brilhante improviso, mostrando a sua satisfação pelo interesse que os assuntos do Liceu de Setúbal vêem merecendo ao Sr. Director Geral do Ensino Liceal, exortou os alunos a aumentarem, cada vez mais, o seu aproveitamento, de modo a que as médias negativas que figuram nas estatísticas do ensino secundário desapareçam, pelo menos na sua quase totalidade.
Antes da sessão, o Sr. Dr. Sabino e Costa foi obsequiado com um almoço em que tomaram parte os Srs. Governador Civil, Presidente da Câmara, Reitor, Vice-Reitor e professores efectivos do Liceu e Director da Escola Técnica.
.
30 de Novembro
Notícias pessoaisFoi ontem contemplado com o seu primogénito, a quem foi dado o nome de António Manuel, o lar do Sr. Dr. José Carlos Sequeira Lopes, casado com a Sr.ª D. Maria Margarida Farraia Sequeira Lopes.
.
30 de Novembro
Câmara Municipal de Setúbal
Pedido indeferido
A Câmara Municipal de Setúbal resolveu indeferir a pretensão do Sr. Adelino Luis Resende, referente à construção de dois andares de habitação na Av.5 de Outubro, nº188-192 (junto à Padaria, do lado do Convento de Jesus)

Sem comentários: