Páginas

27 dezembro 2011

Pedro Gadanho...

... é Professor de Arquitectura da Universidade do Porto.

Pedro Gadanho

Pedro Gadanho, professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), vai ser o próximo curador de Arquitectura Contemporânea do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque, um dos mais famosos museus do mundo.
A escolha do arquitecto português resultou de um concurso internacional lançado pelo MoMA em Março deste ano. Pedro Gadanho parte para Nova Iorque já em Janeiro, onde assumirá a direcção do sector das exposições e aquisições do museu, e ainda o dos Jovens Arquitectos.
"Comecei por enviar o meu currículo, mas, no início, a minha expectativa de vir a ser escolhido era zero", confessa o docente da U.Porto [em entrevista ao Público], sobre aquele que considera ser "o corolário de uma carreira de freelancer em áreas inovadoras no domínio da arquitectura, que têm crescido muito nos últimos anos".
Natural da Covilhã, Pedro Gadanho
, de 43 anos, diplomou-se e doutorou-se na FAUP, onde é professor auxiliar. Com um mestrado em Arte e Arquitectura pelo Kent Institute of Arts and Design (Inglaterra), tem dividido a sua actividade entre a docência e a profissão de arquitecto, mas também a de curador, crítico, investigador e editor. Foi responsável pela representação portuguesa na Bienal de Veneza de Arquitectura em 2004 e comissário na exposição “Post. Rotterdam”, para a Porto 2001. Mais recentemente, integrou o Painel Consultivo para o Pavilhão Britânico na edição 2010 da Bienal de Arquitectura de Veneza.

in. NOTICIAS.UP.PT - Edição nº 102 (26/Dez/2011) - Alumni

NB - Mais um bom exemplo da imigração desejada...

Sem comentários: