Páginas

15 outubro 2011

Setubalense - 1963 - Junho

1 de Junho
PSP
O Sr. Capitão Álvaro Martins de Carvalho deixou as funções de Comandante Distrital da Policia de Segurança Pública.
O sr. Tenente Luís António Vasco assumiu, interinamente, o comando.
.
1 de Junho
Câmara Municipal de Setúbal
O Major Magalhães Mexia foi exonerado de Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, em 29 de Maio, tendo-lhe sido conferido um louvor.
.
1 de Junho
Óbito
Morreu ontem com 80 anos, na sua residência da Rua de Bocage, nº22, o Sr. Manuel Lourenço Carqueijeiro, pai do ilustre Deputado Dr. Manuel Seabra Carqueijeiro
.
1 de Junho
Óbitos
Morreu anteontem, com 51 anos, na sua residência da rua Paula Borba, o Sr. Diogo Ferreira Ramos que era proprietário dos estabelecimentos Larbelo, Camisaria Derby e Sapataria Cristal.
.
1 de Junho
Justiça
O Dr. José Molarinho Mendes era o Juiz de Direito do 2ºJuizo
O Dr. José Valentim Madeira era o escrivão da 1ªSecção
.
3 de Junho
Cultura
Nova experiência da "Ribalta"
...O Grupo de Teatro do Ateneu Setubalense, "Ribalta", reaparece ao fim de um ano, com a peça de Luís Francisco Rebelo "Alguém terá de morrer".
...Ribalta é, pretende ser apenas, um grupo de teatro animado pelo ensejo de contribuir com a sua acção para a validez de um teatro positivo e, simplesmente... para despertar o interesse e, porque não dizer, do amor pelas coisas de Teatro nesta terra.
Ribalta" é o esforço abnegado de alguns: Mariana Pereira, Maria Clementina, Ana Rita, Sílvia Brito, Luciano Albuquerque, Salgado Soares, Fernando de Jesus e, sobretudo, do entusiasta, que é a alma do grupo, Sr. Carlos Ferreira que encenou a peça.
Trabalho honesto e desinteressado, fruto daqueles esforços que nos pede, mais, exige de nós o nosso contributo que apenas pode ser um: a nossa presença.
.
5 de Junho
Câmara Municipal de Setúbal
Comissão Promotora da Feira de Santiago
A Câmara Municipal de Setúbal designou para constituírem a Comissão Promotora da Feira de Santiago deste ano, os Senhores:
Carlos José Pinto
Dr. Manuel Gonçalves Martins
Manuel Dario Severo
Manuel Martins Caro Marquilhas
Amantino Benedy
.
5 de Junho
Cultura
Tertúlia CCS
No Salão Nobre da Câmara Municipal vai realizar-se no dia 7, mais uma sessão em que falará o Sr. Dr. Firmino Crespo, sobre"Poesia Medieval Portuguesa"
.
8 de Junho
Efemérides
Em 1915, faleceu em Setúbal, António Maria de Campos Rodrigues. Embora nascido em Lisboa era , pelo coração, de Setúbal, onde foi professor e Reitor do Liceu e jornalista, tendo fundado o jornal "O Distrito".
.
8 de Junho
Teatro Amador
Expressivo êxito assinalou a reaparição da "Ribalta", com a peça "Alguém terá de morrer"
Começa assim a crítica do Armando Trindade.
"Na sede do Ateneu Setubalense, pelas 22 horas, a actividade tradicional da colectividade é felizmente interrompida".
O tempo decorreu. "Ribalta" esteve à beira da desagregação...
Depois de um período de desalento, o Ateneu Setubalense decide-se por nova experiência.
O Grupo é novamente recebido em sua casa. E deita mão à obra, agora com preocupações muito maiores, nascidas naturalmente, da experiência colhida na primeira tentativa.
Havia que encontrar alguém capaz de dirigir, disciplinadamente, a mocidade que desponta para o Teatro. Alguém que amasse o Teatro e que a ele se entregasse de alma e coração. Carlos Ferreira era o Homem; assim ele pudesse e quisesse. Fez-se-lhe o convite, que Carlos Ferreira, em feliz hora, aceitou. Estava portanto preenchida a mais gritante lacuna da "Ribalta".
E o trabalho recomeçou, intenso, duro, esgotante, mas sem alardes publicitários exagerados, modestamente, porque modestos são, no fundo, quantos tornaram possível a estreia de "Alguém terá de morrer", de Luis Francisco Rebelo, na noite de 5 de Junho de 1963, no Cine Teatro Luisa Todi
Que grande, justificado e proveitoso salto deu a "Ribalta", em tão pouco tempo!...
(...) Ribalta surgiu-nos mais homogéneo, mais identificado com a arte teatral. De Salgado Soares (o mais evoluído), a Ana Rita (que vimos pela primeira vez), o grupo valeu pelo equilíbrio.
Foi no entanto visível a melhoria de alguns que já conhecíamos, ou não houvesse atrás deles, um dedo absolutamente apto.
Estão neste caso, por exemplo, Maria Clementina (Marta), cuja entoação melhorou bastante e Fernando de Jesus (Vitor Manuel) cuja dicção se revelou agora mais correcta.
(...) a reaparição da "Ribalta", com "Alguém terá de morrer" merece situar-se num plano de muito maior evidência.
Setúbal assistiu na 4ªfeira, à mais segura, brilhante e felicíssima demonstração de que as qualidades que lhe granjearam, há muitos anos, fama de cidade berço de bons realizadores de Teatro se mantêm inalteráveis.
Honra seja por isso ao Ateneu e ao seu magnífico Corpo Teatral.
Antes de iniciado o espectáculo, Alberto Paquete teceu algumas considerações sobre o Teatro amador e "Ribalta".
(...) Não podemos encerrar estas considerações sem uma saudação especial a Octávio Clérigo, autor do cenário (simples mas perfeito) e Maldonado Gonelha a quem a peça ficou a dever, pelo nível como jogou com a luz, uma boa parte do retumbante êxito alcançado.
.
8 de Junho
Poesia
Na pág.4, um poema de Carlos Rodrigues "A primeira carta de Amor"
.
15 de Junho
Cultura
Conferência do Dr. Firmino Crespo
Em mais uma manifestação cultural da Tertúlia CCS (Cultura Ciência e Saber) colaborou o Sr. Dr. Firmino Crespo, ilustre Professor do nosso Liceu, que dissertou magistralmente sobre o tema "Poesia trovadoresca medieval portuguesa".
Depois de um breve intróito, em que caracterizou as várias formas de poesia dos trovadores -- cantigas de amor e de amigo, vilancete -- e indicou as principais fontes para o estudo dessa poesia -- Cancioneiros de Vaticana e da Biblioteca Nacional--, o orador passou a ler, perante um auditório atento e interessado, um trabalho inédito em que estudou aquele período da nossa literatura, fazendo ressaltar as reminiscências ainda existentes no Cancioneiro popular português.
No final, e como nota inédita, o Dr. Firmino Crespo estabeleceu interessante diálogo com a assistência.

(Nota - Firmino de Deus Crespo era um ilustre filho de Idanha-a-Nova. Vim encontrá-lo, em 1959 como Professor Efectivo do Liceu Nacional de Setúbal, onde leccionava as disciplinas do (então) 1ºGrupo - Grego, Latim e Português); esteve, por essa altura, alguns anos em comissão de serviço como Leitor de Português, em Liverpool)
.
15 de Junho
Óbito
Faleceu em Luanda com 72 anos, a Sr.ª D. Elisa da Conceição Marques Ramos Reynaud, natural de Setúbal. Era mãe das Sras. D. Paulina Ramos Reynaud da Silva (casada com Guilherme Silva), D. Emília Ramos Reynaud Silva (casada com José Silva e Tesoureira da Câmara Municipal de Palmela), D.Maria de Lurdes Ramos Reynaud Ribeiro (casada com o Ten. Cor. Pára-quedista Alcino da Fonseca Ribeiro) e Vitor Manuel Marques Ramos Reynaud.
.
17 de Junho
Política
Dr. Manuel Sanches Inglês Esquível
Tomou posse como novo Delegado do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência
.
19 de Junho
Religião
O Rev.º António Fernandes Pêgo é Pastor da Igreja Evangélica Batista, de Setúbal (é Pai do meu aluno Abel Real Fontes Pêgo)
.
22 de Junho
Vaticano
A Igreja elegeu o seu novo Chefe, o Papa Paulo VI
.
26 de Junho
Câmara Municipal de Setúbal
A nova localização dos Serviços Municipalizados
A Câmara Municipal de Setúbal homologou a resolução do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados, de arrendar, para sua instalação, as caves, r/c e 1º andar dos prédios construídos nos lotes 21 - 22, da Praça do Brasil. (urbanização Paraíso Pereira)
.
26 de Junho
Marinha
O antigo Capitão do Porto de Setúbal, Sr. Comodoro Laurindo Henrique dos Santos, foi nomeado para o alto cargo de Comandante Naval de Angola.
.
29 de Junho
Aniversário
Faz anos amanhã a Sr.ª D. Rogélia Vanda da Silva Ferreira.

Sem comentários: