Páginas

30 outubro 2011

Et quosque tundem, Catilina...?

In "Expresso"
de 29 10 2011
by Miguel de Sousa Tavares


Miguel de Sousa Tavares

.

"O sr. José, do mercado de Campo de Ourique, quase que me conseguia assustar esta semana, quando me disse que tinha ouvido na rádio que, a partir de agora, quem vai passar receitas não são os médicos mas os farmacêuticos.

Mas, depois de o ter escutado apreensivo, percebi que afinal se tratava apenas de mais uma vítima da propaganda indecente da Ordem dos Médicos.

E lá expliquei ao sr. José que tudo não passava de uma desesperada tentativa do Ordem para boicotar os genéricos, tentando fazer crer à população que a sua saúde está em perigo se ao médicos tiverem de deixar de receitar os medicamentos que lhes pagam os bailes de piratas em Santo Domingo, os congressos no Dubai, os cabazes de Natal e sabe-se lá que mais.
Este “direito adquirido” que consiste numa suave forma de corrupção tolerada naturalmente (quem não se lembra da figura institucional dos “delegados de propaganda médica”?), é apenas um daqueles assuntos em que a Ordem dos Médicos tem exercido um poder ditatorial sobre a política da saúde. Eles decidem também quantos estudantes de medicina pode haver (e condenam os sobrantes ao exílio), eles decidem quantos médicos podemos ter, eles decidem quando é que reconhecem habilitações tiradas lá fora, eles decidem quando é que ocorre negligência médica com consequências disciplinares e profissionais (que é nunca), eles decidem dos horários dos médicos do serviço público e também querem ser eles a decidir a política dos medicamentos e o dinheiro que nela gastamos.

Há quantos anos é que a Ordem dos Médicos prejudica o país?
Et quosque tundem?... (...Catilina, abutere patientia nostra…)
.
Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência??!!...
.
Não sei se o Catilina…, perdão, o Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos já leu este artigo que Miguel Sousa Tavares escreveu ontem na sua “coluna”, do Expresso.
Convinha que o fizesse!... para ver se ganhava vergonha...

Sem comentários: