Páginas

09 agosto 2011

Beira Baixa - 1963 - Setembro

01/Setembro
Cinco novos postais coloridos com aspectos de Castelo Branco.
Em edição de António Costa temos defronte de nós cinco belos postais coloridos, com aspectos de Castelo Branco, dois do Jardim do Paço, um do Parque da Cidade, um do Paço do Município e um com um aspecto parcial da cidade.
São cinco postais de indiscutível categoria que, estamos certos, obterá o maior êxito.
.
08/Setembro
Regresso a Castelo Branco da Companhia nº121, do Regimento de Cavalaria 8
(…) Usou da palavra o Comandante daquela unidade militar, Senhor Coronel Chamiço Heitor que em palavras breves, mas altamente expressivas, pôs em evidência a acção militar da Companhia nº121 que muito honrou o Regimento de Cavalaria 8.
Antes de terminar a cerimónia, o Comandante da Companhia, Sr. Alferes Vasco Ramires devolveu ao Sr. Coronel Chamiço Heitor o guião, oferta do Município de Castelo Branco e que lhe havia sido entregue a quando da partida para o Ultramar.
.
08/Setembro
Falecimento
D. Maria Helena Marçal Grilo Morais Martins
Após prolongado sofrimento faleceu em Luanda, no passado dia 5, a Sr.ª D. Maria Helena Marçal Grilo Morais Sarmento, de 40 anos de idade, filha do nosso muito querido amigo e assinante Sr. Possidónio Marçal Grilo e da Sr.ª D. Maria Rosália Barbosa Marçal Grilo, esposa do Sr. Dr. Manuel Morais Martins, Secretário Geral do Governo de Angola e mãe da menina Ana Maria Grilo de Morais Martins e do menino João José Grilo de Morais Martins e irmão dos Srs. Augusto Barbosa Marçal Grilo, José Augusto Barbosa Marçal Grilo e António Alberto Barbosa Marçal Grilo.
.
08/Setembro
De visita a seu Pai e nosso muito estimado amigo e colaborador, Sr. Eurico de Salles Viana e a suas irmãs Sr.ª D. Maria Helena Horta Salvado de Salles Viana Saramago e Dr.ª Maria Emília da Horta Salvado de Salles Viana Serôdio, encontra-se nesta cidade a Sr.ª D. Maria do Céu Horta Salvado de Salles Viana acompanhada do seu marido Eng. Joaquim Alberto de Andrade Cabral e filhos e a Sr.ª Dr.ª Engª D. Maria Cecília da Horta Salvado de Salles Viana de Campos Pereira, acompanhada por seu marido Dr. Joaquim de Campos Pereira
.
08/Setembro
Antero Vaz Pardal
Há muito que se encontra doente, tendo já sido submetido a duas intervenções cirúrgicas, o nosso muito prezado amigo e assinante Sr. Antero Vaz Pardal que, segundo somos informados, melhorou um pouco durante a semana passada.
.
15/Setembro
Em título destacado na 1ªpágina:
Novas perspectivas para o Turismo em Castelo Branco
Arrematada por 1723 contos a empreitada das obras de ampliação e remodelação do Hotel de Turismo.
Aquisição de um terreno junto ao Lirião destinado a um Parque de Campismo com a área de 35 mil metros quadrados.
.
15/Setembro
O funeral da Senhora D. Maria Helena Barbosa Marçal Grilo de Morais Martins constituiu uma impressionante manifestação de pesar.
.
15/Setembro
Pedido de casamento
O Sr. Dr.João Goulão e Esposa, D. Maria Serejo Goulão, foram no mês passado à Senhora da Hora, subúrbios do Porto, pedir a mão da Sr.ª Dr.ª Maria José Soares de Sousa Moreira, professora do Liceu, a seus pais Sr. José de Sousa Moreira e D. Francisca Maria Soares Moreira, para seu filho Sr. Dr.João Maria Serejo Goulão.
.
15/Setembro
Casamento
Na Sé Catedral de Castelo Branco, celebrou-se no passado dia 12, o matrimónio da Sr.ª D. Maria da Graça Sanches Vaz Pardal, filha do nosso muito querido amigo Dr. Ulisses Vaz Pardal e de sua esposa Sr.ª D. Maria Amália Pestana Sanches Vaz Pardal, com o Sr. Eng. Pedro Morais da Silva Leitão, filho do Sr. Dr. Amadeu da Silva Leitão, médico cirurgião na Covilhã e de sua esposa D.Maria da Luz Matos Morais da Silva Leitão.
Apadrinharam o acto, por parte da noiva, o Sr. Dr. Albano Pereira da Cunha Pina, advogado em Castelo Branco, e sua esposa D. Mariana Serra da Cunha Pina que, por motivo de doença do Sr. Dr. Albano Pina, foram representados pelo irmão da noiva Sr. Dr. Vicente José Sanches Vaz Pardal, professor do ensino liceal e por sua esposa D.Maria do Rosário Pestana Casquilho Ribeiro Vaz Pardal e por parte do noivo, o Sr. Eng. António de Matos Morais, Director da Companhia de Seguros Douro e sua esposa Sr.ª D. Ester Lelo Portela Morais.
Foi celebrante o Sr. Cónego Anacleto Pires da Silva.
A missa, que teve grande afluência de fiéis, foi solenizada com cânticos por um grupo de Escuteiros de Castelo Branco, dirigido pelo Sr. Padre Manuel Carrilho Bogalho.
Em virtude da doença do Sr. Antero Vaz Pardal, irmão do pai da noiva, foram apenas convidados para o casamento, pessoas de família.
Após o copo d’água, que se realizou no Palácio do Sr. Dr. Ulisses Pardal, os noivos partiram em viagem de núpcias para o estrangeiro.
.
15/Setembro
Foi adjudicada pelo empreiteiro Sr. José dos Reis Sanches a obra de remodelação e ampliação do Hotel de Turismo, por 1.723.73$60.
.
22/Setembro
Cantares da Beira Baixa
.
A Farrapeira
.
Chamaste-me farrapeira
À saída do Fundão
Farrapeira é você
Mais a sua geração!
.
Encontrei a farrapeira
Acolá, ali, além…
Encontrei a farrapeira
A falar com minha mãe!
.
Ò minha farrapeirinha
Ò minha farrapeirona…
Apertam’esse coleta,
Não m’andes à bandalhona!
.
Ò minha farrapeirinha
Ò minha farrapeirela…
O meu pai é muito rico
Tem macacos à janela!
.
Da “Colectânea inédita”
Salles Viana
.
22/Setembro
Mello Lapa
O nosso querido redactor principal, José João de Mello Lapa vai deixar “Beira Baixa" depois de três anos e meio de dedicada e inteligente dedicação e assistência.
Mello Lapa foi útil à causa do nosso jornal, foi útil a Castelo Branco e ao seu distrito.
…Os seus amigos e camaradas promovem um jantar em sua homenagem, o qual terá lugar no próximo dia 29.
.
22/Setembro
Mello Lapa
No “Pelourinho”, uma Carta ao Director:
.
“Sr. Director
Mello Lapa viveu sempre e continuará a viver no mar alto dos nobres ideais e antes andar no mar alto do que nas bocas imundas dos maldizentes e dos inúteis.
Desculpe-me ter metido o nariz nesse assunto que, afinal, embora temperado com piri-piri, não cheira mal e, antes pelo contrário, cheira a cravos, cheira a rosas e só não cheira a flor de laranjeira porque Mello Lapa é solteirão impenitente e não gosta de brincar com coisas sérias.
Para o que for prestável, sempre às ordens.
Ass.) Bichinho do Mato
.
29/Setembro
Novo Café Restaurante em Castelo Branco
"A notícia publicada pelo “Beira Baixa” com o título deste anúncio, obriga-nos a acorrer prontamente para remover o obstáculo encontrado pela “Sociedade anónima por Quotas” (?), em organização, que diz ser o local.(?)
Como proprietários de um estabelecimento do género, no melhor local e com área suficiente para o melhor empreendimento, desde já oferecemos a sua cedência com pagamento, apenas, dos valores que contem, aliás, de utilidade para o efeito.
E até ficaremos muito gratos aos capitalistas albicastrenses que, finalmente (!) se dispões a fazer alguma coisa pelo turismo, substituindo-nos com o seu potencial financeiro, na dificuldade que efectivamente temos em executar as beneficiações que o coloquem ao nível desta capital de província, mesmo sacrificando todo o rendimento – aquele rendimento que, parece, desanimou os que nos precederam…
É até excelente oportunidade, dado que já está a ser estudado pelo distinto arquitecto albicastrense, Senhor Luis Marçal Grilo, o arranjo que julgamos satisfazer.
.
A Gerência de
Café Restaurante Arcádia
.
29/Setembro
Dr.ª Maria Adelaide da Silva Caio
Do Brasil, onde esteve acompanhada de seu irmão Sr. António Manuel da Silva Caio, funcionário da Panair do Brasil, regressou a Sr.ª Dr.ª Maria Adelaide da Silva Caio que assumiu as suas funções no Colégio de Nossa Senhora de Fátima desta cidade, do qual é Directora.

Sem comentários: