Páginas

27 julho 2011

Nuno Crato...

Circula na net...
e chegou-me hoje... pelo "correio"


Mal vi esta fotografia...logo a reconheci.
.

Sob o título “Novas de Nuno Crato”, e com a data de ontem, 26 de Julho de 2011, chegou até nós um post da autoria de Luis Costa, professor em Braga.
.
Transcrevo o artigo daquele nosso colega da Escola EB 2/3 de Real, Braga.
Dizia assim:
.
“Ao que parece, Nuno Crato tem uma agenda mental muito preenchida. Ainda a fervilhar de ideias e projectos. Há, portanto, motivos de elevada ansiedade e excelentes expectativas. Como, felizmente para vós, tenho acesso a informação privilegiadamente precoce (sem ser abortiva), vou levantar um pouco o véu das novas. Mas não espreiteis demais porque é feio ser indiscreto.
Fontes infidedignas garantiram-me que o ministro anda a pensar decidir fazer isto, aquilo e aqueloutro para áreas e volumes diversos da Educação. Contudo, segundo me garantiram as mesmas fontes – que não revelo por motivos óbvios – também não estão descartadas hipóteses idênticas, mas de sinal contrário, ou seja, menos isto, menos aquilo e menos aqueloutro. A bem dizer, em bom rigor matemático, de menos infinito a mais infinito, consta que todas as possibilidades estão em aberto. Em último recurso, o titular da pasta de Educação também encara a probabilidade de tudo ficar como está, uma possibilidade que, não sendo a mais criativa nem a mais desejada, é todavia a mais robusta, uma vez que sozinha, consegue ser alternativa às outras todas. Assim sendo – e vistas as coisas sob este prisma piramidal de base quadrada – até poderá ser a hipótese mais consistente e menos dispendiosa para o país.
Aguardemos pois, sempre a controlar os níveis de adrenalina, aquilo que as próximas unidades de tempo nos vão trazer. Entretanto, para evitar, que a espera adicione problemas de coluna aos conjuntos disjuntos de problemas que já temos, aconselho-vos a esperar sentados num pufe.
.
Luis Costa
Professor
Braga
.
Prof.Luis Costa, o crítico...


Trata-se de uma crítica à acção do novo ministro, talvez um pouco precoce… talvez por isso um pouco imerecida… Mas a crítica é livre e cada um a pode fazer a seu jeito.
Com algum “humor”, um tanto frio, Luis Costa nada acrescenta que possa “servir de ajuda” a quem tenta endireitar o que, de muito atrás, tem vindo a ser “entortado” por muita gente a quem pode interessar este estado de coisas.
.
Uns meses antes, o autor deste blog ter-se-ia dirigido aos professores, dizendo”
“Boa noite, caros Colegas
…já sabeis que me chamo Luís Costa e sou professor na EB 2/3, de Real…
(…) Trago-vos 10 tácticas para estilhaçar este novelo (e depois, enumera-as.)
Enumero apenas cinco de entre todas as que “oferece” e todas elas dignas de ser mencionadas:
1 – Dar a inteligência
2 – Dar a frontalidade
3 – Dar a coragem
4 - Dar o peito
5 – Dar a cara…
(…) Como vêm sai barato! Afinal, nada disto se compra! E é remédio santo!!!”
.
Como se vê, este nosso colega “passava no exame”… se a prova apenas fosse teórica!... Ele mostra que sabe do que está falando! Convinha, no entanto, que se preparasse um pouco melhor no que diz respeito às acções práticas que compõem também estes exames de… Educação.
.
Quando verificamos que este nosso Colega se "deu ao luxo" de utilizar no seu blog uma fotografia que ele não tirou… que não era sua e, ainda por cima, se permitiu “alterar”, parece podermos concluir que não “bate a bota com a perdigota”… A teoria e a prática “chocam-se” de frente!
Devemos ter cuidado com as “lições” de professores assim…


Queria apenas referir que este Senhor Doutor, que tanto nos ensina, utilizou uma foto que não lhe pertencia... sem que a isso faça qualquer referencia...


À bon entendeur...demi mot!...

Au revoir...

Sem comentários: