Páginas

23 julho 2011

Ele foi aluno do nosso Liceu...

José Agostinho de Matos é o novo Presidente Executivo da Caixa Geral de Depósitos


José Agostinho de Matos


O Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, escolheu para Presidente Executivo da Caixa Geral de Depósitos José Agostinho de Matos, actual vice-Governador do Banco de Portugal. Um homem com experiência nas áreas de mercados, de operações de política monetária e de gestão de reservas. E que tem sobretudo uma experiência internacional, nomeadamente, ao nível do relacionamento com o Banco Central Europeu, que lhe dá uma vantagem no actual contexto do país intervencionado pela "troika"- FMI, BCE e Comissão Europeia


José de Matos nasceu em 1953, estudou no Liceu Nacional de Setúbal, onde fez o 7ºAno da alínea g), no ano de 1970 e é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. É quadro do Banco de Portugal desde 1979, tendo trabalhado antes, como técnico, nos ministérios da Educação e do Comércio Interno.
A partir de 2006 participou alternadamente com Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, no Conselho do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional., tendo acompanhado de perto as negociações com o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional do processo de empréstimo de 78 mil milhões de euros ao Estado português. Este responsável conhece por isso a fundo o que foi negociado para o sector bancário.


Desde 2002, José de Matos exerce as funções de vice-governador do Banco de Portugal, passando também a ser Alternate do Governador no Conselho do BCE e, desde 2006, no FMI.


Parabéns, Zé Matos!E boa sorte...

Sem comentários: