Páginas

13 junho 2011

Beira Baixa - Julho - 1963

07/ Julho
Dr. D. Fernando de Almeida
Ao Sr. Prof. Doutor Fernando de Almeida, Professor de Arqueologia e História de Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, e Director do Museu Regional Tavares Proença júnior, foi atribuído o “Prémio Calouste Gulbenkian” de Arqueologia, no valor de 30.000$00 pela sua obra “Arte Visigótica em Portugal”, por um júri formado pelos Srs. Prof. Dr. Manuel Heleno, Coronel Mário Cardoso, Dr. António José Ferreira de Almeida e Drs. João Manuel Bairrão Oleiro e Jorge Alarcão e Silva.
.
14/ Julho
A Orquestra Típica Albicastrense, na Emissora Nacional
Constituiu um êxito a transmissão, nos passados dias 9 e 10, através dos microfones da Emissora Nacional de um programa gravado, de música folclórica da Beira Baixa, executado pela Orquestra Típica Albicastrense.
.
14/ Julho
Reunião semanal do Município
(…) Foram ainda tratados os seguintes assuntos:
Autorizar a colocação de aparelhos de telefonia em diversos estabelecimentos do concelho.
Autorizar o Sr. José Vidal Sestay a construir a título precário, um pavilhão para venda de livros, jornais, tabacos, etc., no Passeio Público, da Cidade de Castelo Branco.
No final da sessão, usou a palavra o vereador Sr. Dr. José Vasco Mendes de Matos, para apresentar uma proposta tendente a defender o património arquitectónico e histórico da parte antiga da cidade.
.
14/ Julho
A Defesa do Património arquitectónico artístico, histórico e cultural, da Cidade de Castelo Branco (com destaque na 1ªpágina)
“Uma proposta do Sr. Dr. Vasco Mendes de Matos, apresentada na última reunião do Município”
Pelo seu interesse, no que diz respeito à defesa do património da cidade, damos à proposta que foi aprovada por unanimidade, o relevo que justamente merece.
O Sr. Dr. José Vasco Mendes de Matos, após ter dito que o problema que iria levantar já tinha sido objecto de intervenções dos vereadores Srs. António Russinho e Domingos Pio, apresentou a seguinte proposta:
a) Que seja levado a efeito um inventário da zona antiga da cidade w designadamente na zona do Castelo, de todos os elementos de ordem arquitectónica que pelo seu valor artístico, histórico ou cultural, mereçam ser preservados;
b) Que os pedidos de obras em edifícios ou locais situados na mesma zona, não sejam considerados sem que seja efectuada uma vistoria prévia ao local por parte do sr. arquitecto consultor desta Câmara e cujos resultados serão consignados na informação do processo respectivo:
c) Que em ordem ao cumprimento do conteúdo das duas alíneas precedentes, seja concretamente limitada a zona a que atrás se faz referência.
.
14/ Julho
Pelourinho – “Perguntas indiscretas”
A chamada Praça Velha, sem dúvida um dos locais de maior interesse turístico de Castelo Branco, pois ali se podem admirar a Velha Domus Municipalis, o Arco do Bispo, e a Casa do Conto, encontra-se por vezes com tais quantidades de lixo que chega a causar espanto.
Um estimado leitor e assinante, chama a nossa atenção para o facto e nós perguntamos:
Não haveria possibilidade de cuidar melhor da limpeza da cidade? Sim, porque o caso não sucede só na Praça Velha mas sim na maioria das Avenidas e Ruas de Castelo Branco.
Saudosos tempos em que a nossa cidade era um exemplo de limpeza e asseio.
.
14/ Julho
Casamento
Na Capela de Nossa Senhora de Mércoles, realizou-se no passado dia 30 de Junho, o casamento da Sr.ª D. Maria Guilhermina Agostinho de Azevedo Gamas, filha do Capitão Sr. Rafael de Azevedo Gamas e da Sr.ª D. Ana Prata Agostinho e Gamas, com o Sr. José Maria Gouveia Ferreira, filho do Sr. Artur Ferreira e da Sr.ª D. Etelvina Ferreira
Presidiu à cerimónia o Reverendo Padre Joaquim dos Santos, amigo pessoal da família da noiva.
.
21/ Julho
A limpeza da cidade.
Durante a última reunião semanal do município, o Sr. Vereador encarregado do pelouro da Limpeza da Cidade, chamou a atenção para determinadas críticas que, na sua opinião, nada têm de construtivo, publicadas em certo semanário da região, as quais se referiam à pouca limpeza das ruas de Castelo Branco.
Como se dá o facto de “Beira Baixa” ter recentemente dedicado alguns comentários a este caso, depreendemos que talvez o Sr. Vereador em causa tenha querido referir-se a este semanário…
.
21/ Julho
Intervenção do Dr. Frade Correia
na sessão semanal do Município.
“O Sr. Dr. Frade Correia pediu a palavra, a fim de chamar a atenção do Município, para a necessidade premente que há em conseguir-se terrenos para a montagem de novas indústrias, em Castelo Branco, bem como de terrenos destinados à construção de casas para classes pobres, dado que existem certas instituições, como por exemplo a Conferência de São Vicente de Paulo, interessadas em levar a cabo essa realização.
.
28/ Julho
Durante a reunião semanal do Município, realizada no passado dia 27, sob a presidência do Sr. Prof. António Liberato de Oliveira e com a presença dos Sr. José Paiva Morão, Vice-Presidente, e dos vereadores Sr.Dr. Vasco Mendes de Matos, José Vilela, Domingos dos Santos Pio e Dr. João Frade Correia, foram tratados, entre outros, os seguintes assuntos:
a) tomar conhecimento de um pedido do Sr. Juiz Ajudante do Procurador da República, solicitando palha para as enxergas dos reclusos da Cadeia Comarcã.
b) Autorizar o Sport Benfica e Castelo Branco a proceder à electrificação do Estádio Municipal, através do fundo do totobola, a fim de ali poderem realizar treinos nocturnos

Sem comentários: