Páginas

29 maio 2011

Beira Baixa - Junho - 1963

02/ Junho
Pró Arte
Concerto de Vasco Barbosa
No Salão da Biblioteca do Liceu Nacional de Castelo Branco, realizou-se no passado dia 26 do passado mês, o 55º Concerto da Delegação da Pró Arte, na nossa cidade.
Com uma assistência mais numerosa do que a habitual, mas a que faltou o elemento oficial, fez-se ouvir pela quinta vez nesta cidade, depois de lhe ter sido prestada carinhosa homenagem, o grande violinista Vasco Barbosa, há pouco tempo regressado do estrangeiro, acompanhado ao piano por sua irmã, a pianista Grazi Barbosa.
No concerto, da alto nível, foram executados com bastante maestria e virtuosismo, peças musicais de Mendelson, Glazunov, Suk, Luis Gomes e Sarasate.
Em extra, e como brinde final, deu-nos ainda o laureado violinista, a “Dança da Vida Breve” e a “Dança do Amor Bruxo” do compositor espanhol Manuel de Falla, segundo transcrição de Fritz Kreisler e Komansky.
.
02/ Junho
Acampamento da Mocidade Portuguesa Feminina, na Quinta da Feiteira.
O Centro nº1 (Liceu), da MPF, realizou sob a direcção da sua Directora, Sr.ª D.Maria Helena Arez, um acampamento na Quinta da Feiteira, de que é proprietário o Sr. Dr. João Caetano Abrunhosa e no qual participaram quinze filiadas.
As filiadas que jantaram e pernoitaram no acampamento, realizaram na noite da chegada a “Chama da Mocidade”, à qual assistiram a Subdelegada Regional, Sr.ª Dr.ª Cacilda Namorado de Carvalho, professora do Liceu de Castelo Branco e outras individualidades.
As filiadas deslocaram-se no dia seguinte a Escalos de Cima, a fim de assistirem à missa, após o que regressaram ao acampamento onde almoçaram, tendo o mesmo sido visitado, entre outras individualidades, pelos Srs. Delegado Distrital da MP, Dr. José Catana Diogo, Dr. António Queiroz, Director da Escola Técnica, Dr. Francisco Palmeiro, Director do Instituto de Santo António, Dr. Monteiro Romão e outros dirigentes da Mocidade Portuguesa.
.
09/ Junho
A humanidade ficou de luto
O papa João XXIII morreu.
Transcreve-se o “telegrama enviado pelo Sr. Bispo D. Agostinho de Moura, ao Cardeal Carmelengo”.
.
09/ Junho
Museu
O Sr. Dr. Fernando de Almeida, foi nomeado Director do Museu Regional Tavares Proença Júnior.
.
09/ Junho
Dr. Manuel Alfredo Morais Martins
Esteve, no passado domingo, na nossa cidade, de visita à sua família, o nosso muito estimado amigo e assinante, Sr. Dr. Manuel Alfredo Morais Martins, Secretário-Geral do Governo de Angola.
.
16/ Junho
“Em visita oficial, chega hoje a Castelo Branco, o Chefe de Estado”
.
16/ Junho
“Pelourinho” – Perguntas indiscretas
Mais um verão, mais um inverno, mais uma primavera, mais um outono e o Campo da Pátria naquele estado de abandono.
Não há por aí ninguém de direito que olhe por aquela vergonha?
.
16/ Junho
Manuel Augusto da Cunha Tavares
Já se encontra restabelecido de uma intervenção cirúrgica a que foi submetido na Casa da Saúde de S: João de Deus, pelos Srs. Drs. Sousa Lé e António Carriço, o nosso muito estimado amigo e assinante Sr. Manuel Augusto da Cunha Tavares.
.
23/ Junho
A João XXIII sucede Paulo VI, na pessoa do Cardeal Montini, Arcebispo de Milão.
.
23/ Junho
Durante a IV Reunião dos Delegados de Saúde do Continente, realizado em Castelo Branco, foram debatidos importantes problemas de Saúde Pública.
O Sr. Dr. José Lopes Dias apresentou um brilhante estudo sobre “Bócio endémico”.
.
23/ Junho
Grandioso êxito da Orquestra Típica Albicastrense, no Pavilhão dos Desportos da cidade do Porto.
Uma agradável exibição da Orquestra Típica Albicastrense – um dos grupos mais representativos do folclore e da etnografia das nossas províncias. A sua apresentação constituiu um êxito” (Primeiro de Janeiro).
.
30/ Junho
Com a presença do Ministro da Saúde e Assistência foram encerrados os trabalhos da IV Reunião de Delegados de Saúde do Continente e inauguradas as instalações da Escola de Enfermagem de Castelo Branco.
.
30/ Junho
“Pelourinho” – Perguntas indiscretas.
1. Não haverá possibilidade de se proceder a duas regas semanais,
pelo menos, das ruas da cidade, durante a época calmosa que se
está atravessando?
.
30/ Junho
Um disco gravado, da Orquestra Típica Albicastrense.
Deslocaram-se anteontem a Castelo Branco, com o fim de proceder à gravação de um disco de música folclórica, executado pela Orquestra Típica Albicastrense e seu coro misto, os serviços técnicos da Casa Figueiredo, do Porto.
A gravação realizou-se na Biblioteca do Liceu Nacional de Castelo Branco, por amável cedência do seu Reitor, Sr. Dr. José Catanas Diogo.
.
30/ Junho
Dr. Simplício Barreto Magro
Perfez ontem um ano que tomou posse do cargo de Governador Civil do nosso Distrito, o Sr. Dr. Simplício Barreto Magro a quem apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos.

Sem comentários: