Páginas

19 março 2011

Setubalense - 1962 - Junho

2 de Junho
Vitor Brito de Sousa é o novo presidente da Câmara da Moita (por morte do Dr. José Mendes Pires da Costa.
.
2 de Junho
Já decorrem os trabalhos preliminares da construção da Ponte sobre o Tejo.
.
2 de Junho
O Comissário Eugénio Lopes Lobato foi colocado na PSP, em Setúbal.
.
2 de Junho
Baptismo
Foi baptisada a menina Ana Isabel Nogueira Seco, na 5ªfeira passada, na Igreja de S.Julião.
.
6 de Junho
Justiça
O juiz Dr. João Monteiro da Costa Pereira foi promovido à 1ªclasse e colocado em Lisboa.
.
11 de Junho
Liceu
O Sub-Secretário de Estado da Educação Nacional passa o dia de amanhã no Liceu de Setúbal.
Em cumprimento de promessa que fez no último sábado quando da rápida visita que efectuou àquele estabelecimento de ensino, O Sr. Sub-Secretário de Estado da Educação Nacional passará o dia de amanhã no Liceu Nacional de Setúbal.
Durante o dia o Sr. Dr. Carlos Soveral assistirá a aulas e tomará contacto com outras actividades do Liceu. Ao almoço que se realizará no Castelo de S.Filipe reunirá à sua volta o Reitor e os alunos e professores do 7ºano, devendo também tomar parte no repasto os Srs. Governador Civil, Presidente da Câmara, director da Escola Técnica e Director Escolar.
.
13 de Junho
Liceu
O Sub-Secretário de Estado da Educação Nacional visitou ontem o Liceu de Setúbal.
Em cumprimento de promessa que fizera quando veio no sábado assistir ao Festival Ginástico - Desportivo realizado na Escola Técnica, esteve ontem de novo nesta cidade, o Sub-Secretário de Estado da Educação Nacional, desta vez de visita ao Liceu Nacional de Setúbal.
O Sr. Dr. Carlos Soveral chegou ao Liceu cerca das 13 horas, acompanhado do seu Secretário Sr. Dr. Álvaro de Mesquitela e do Comissário Nacional da Mocidade Portuguesa Sr. Dr. Leopoldino de Almeida, sendo ali aguardado pelo Reitor, Sr. Dr. Estêvão Ferreira Moreira, bem como pelos Srs. Dr. Miguel Rodrigues Bastos, Governador Civil, Dr. Eduardo Albarran, Presidente da Junta Distrital, Major Magalhães Mexia, Presidente do Município, Cap. Martins de Carvalho, comandante da PSP, Dr. Rogério Peres Claro, Director da Escola Técnica e professor Joaquim Cordeiro de Castro, Director do Distrito Escolar. A guarda de honra foi prestada àquele membro do Governo por uma formação da Milícia da MP, com fanfarra.
No Ginásio da Secção Feminina, o Sr. Sub-Secretário de Estado da Educação Nacional assistiu à exibição do Orfeão misto, sob a regência do professor Américo Vieira, o que lhe mereceu palavras de muito apreço. Depois de uma breve visita ao Liceu, o Sr. Dr. Carlos Soveral, juntamente com as entidades já referidas, dirigiu-se ao Castelo de S.Filipe, em cuja esplanada foi servido um almoço, para o qual foram também convidados os professores e alunos do 7ºAno. Em consequência de se ter agravado o estado do tempo, o café foi servido nos salões do Governo Civil, onde se trocaram brindes.
O Reitor, Sr. Dr. Estêvão Moreira congratulou-se com a visita do Sr. Sub-Secretário de Estado que agradeceu e o aluno finalista Viriato Ramos, numa breve alocução, assegurou àquele membro do Governo que os estudantes de Setúbal têm consciência da hora difícil que a nação atravessa pelo que saberão, em todas as circunstâncias, cumprir o seu dever de portugueses.
O Sr. Dr. Carlos Soveral fez várias considerações sobre o significado deste encontro, no momento em que uma geração desponta para novos horizontes, acautelando-a no que respeita a certos aliciamentos subversivos e anti-nacionais. Referindo-se à nova fase da vida académica que irão enfrentar, os estudantes que concluem agora a sua actividade liceal, aconselhou-os a não aceitarem, no ambiente universitário em que a maior parte ingressará, convivências que não tenham por base a cultura europeia cristã e portuguesa.
No final, o Sr. Dr. Carlos de Soveral que, em romagem de saudade, fora ao local onde nasceu o seu Pai e que hoje se encontra urbanisticamente transformado no chamado Bairro Salgado, retirou-se para a capital.
.
16 de Junho
Óbito
Ficaram ontem em Setúbal os restos mortais do Pintor João Eloy (falecido em 07.07.1927, repousando desde então, no Cemitério da Ajuda, em Lisboa)
.
16 de Junho
Cinema
No Cine Teatro Luisa Todi correu o filme "Um eléctrico chamado desejo"
.
18 de Junho
Justiça
Foi transferido para o Tribunal de Trabalho da 2ªVara em Lisboa, o Dr. João Monteiro da Costa Pereira.
.
18 de Junho
Câmara Municipal de Setúbal
"A Biblioteca Municipal - Sua decadência e desorganização"
Artigo de Vitor Manuel Gonçalves (elogia a biblioteca do Liceu, "...existente na modesta mas modelar Biblioteca do nosso Liceu".
.
23 de Junho
Cidade
O Banco Espírito Santo tem, desde ontem, a sua agência em Setúbal.

25 de Junho
Homenagem
Foi ontem inaugurado na Quinta do Anjo um busto em bronze, sobre pedestal de granito, do Sr. Venâncio da Costa Lima.
.
25 de Junho
Era Comandante do RI 11, o Sr. Major Carvalho Fernandes.
.
30 de Junho
Acidente de viação
Na madrugada de ontem, pouco depois das 4 horas, quando de motocicleta seguia desta cidade para Palmela, pela Estrada dos Ciprestes, a cerva de 2 kms de Setúbal, o estudante João Manuel Soares Garcia da Fonseca, de 19 anos, foi embater violentamente numa muar que puxava uma carroça que, em sentido oposto, vinha dentro das regras do trânsito.
Do embate veio a falecer o estudante que era filho do Dr. José Garcia da Fonseca. Juiz Corregedor do Círculo de Setúbal.
Ia acompanhado pelo estudante Rui Carlos Chora, de 17 anos, que sofreu fractura de costelas, de um braço e de uma perna e uma forte comoção cerebral, que deu entrada em estado de choque no Hospital.

Sem comentários: