Páginas

09 abril 2011

Beira Baixa - 1963 - Março

Uma alteração no sistema que não permite manter os "parágrafos" na escrita, impede a apresentação normal deste "post". O problema generaliza-se a todos os textos que já estão preparados para publicação. Espero poder resolver este "sarilho"... com alguma brevidade...............

.

03/ Março

O Centro Artístico Albicastrense festejou o seu 55ºAniversário. . .

A sessão solene teve lugar no magnífico Salão de Festas que, para o efeito, se encontrava vistosamente engalanado, foi presidida pelo Governador Civil do Distrito, sr.Dr.Simplício Barreto Magro. Entre as entidades oficiais destacamos os srs.Dr.Alberto Trindade, Governador Civil substituto e Presidente da Junta Distrital, o Dr.Leal Ferreira, do INTP, Dr.António Queiroz Ribeiro, Director da Escola Técnica, Dr.José Catana Diogo, Reitor do Liceu, Cor. Américo Chamiço Heitor, Comandante Militar, Cap. João José Marques da Silva, Comandante da GNR, Manuel de Jesus Mendes, Director Escolar, José Duarte Marques Vilela, Vereador da Câmara e Comandante dos Bombeiros, Rev Padre Nuno Semedo e, ainda, o sr.Albertino Vaz de Carvalho, chefe de secção da Hidro Eléctrica do Alto Alentejo e Presidente da Assembleia Geral do Centro Artístico. Hoje estou entre gente da minha terra e que alegria eu sinto nisso.” Palavras do Sr.Governador Civil.

.

03/ Março

Nascimento

Na residência de seus pais, em Castelo Branco, deu à luz uma criança do sexo feminino, no passado dia 20, a Srª.D.Beatriz Fradique de Sousa Vidal Pereira Monteiro, esposa do nosso muito estimado colaborador sr.Dr.José Alberto Pereira Monteiro, chefe de secção do Ministério do Ultramar. . 10/ Março Na 1ª página, um artigo intitulado “Ite missa est”, assinado por Diogo Freitas do Amaral. . 10/ Março “Uma colecção de postais sobre Castelo Branco que muito honra a cidade” “Foi com inegável alegria que acolhemos a admirável colecção de postais coloridos, da nossa cidade, editada pela Livraria Elias Garcia e que, estamos certos, dada a sua categoria artística, constituirão um êxito…”

.

17/ Março

Na 1ªPágina, com destaque: Consta-nos que estão a ser entabuladas diligências para que se não perca a portada nobre da Cerca do Solar dos Viscondes de Oleiros e que está a ser estudada a sua futura localização em sítio onde fique valorizada tão interessante peça arquitectónica.

.

17/ Março

Os passeios da Avenida 28 de Maio

Já começaram os trabalhos de pavimentação desta Avenida, coisa em tempos reclamada por este semanário, parecendo que o arranjo irá ficar bastante interessante. Tudo chega se a vida dura!

.

17/ Março

Anúncio

Pensão Portugal A nova gerente e proprietária desta Pensão bem central, aceita viajantes, comensais e excursionistas a preços módicos. Cozinha regional. Praça do Rei D.José, 21 Telef.1054 – Castelo Branco.

.

17/ Março

Campeonato de Voleibol da M.P.F.

Estão a disputar-se os campeonatos de Voleibol da Ala de Castelo Branco, no Ginásio do Liceu da nossa Cidade. Em Juniores, o Liceu venceu a equipa da escola Industrial e Comercial Na prova de Cadetes apresentaram-se as equipas do Liceu, Escola Técnica e Colégio de Nossa Senhora de Fátima. A Escola Industrial e Comercial eliminou a equipa do Liceu e foi vencida na final pela equipa do Colégio de Nossa Senhora de Fátima. A classificação foi, portanto, a seguinte: 1º Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2º Escola Industrial e Comercial 3º Liceu Estão apurados campeões da Ala, as equipas do Liceu (Centro nº1),a do Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Centro nº3), prosseguindo os campeonatos em 17 e 24 do corrente, ao nível Distrital e de Zona.

.

17/ Março

José Estêvão Cordovil Encontra-se doente há já alguns dias, o nosso muito quierido amigo e assinante, sr.José Estêvão Cordovil. Director Geral da Sicel, a quem Beira Baixa deseja um rápido e completo restabelecimento.

.

24/ Março

“O custo da energia eléctrica” Mais uma tacada no fornecimento de energia eléctrica, pela Hidro Eléctrica do Salto Alentejo. “São bem conhecidas as medidas adoptadas pela Companhia para forçarem o aumento das tarifas. Luzes a apagarem-se todas as noites, ocasionando prejuízos de toda a ordem, cidades, vilas e aldeias às escuras por mais ou menos tempo, em muitos dias consecutivos, fábricas paralisadas por falta de corrente, pessoal de braços cruzados à espera da indispensável energia.”

.

24/ Março

Falecimento

José dos Santos Vicente No passado dia 20, falecei inesperadamente em Parede, o nosso muito estimado amigo e assinante, sr.José dos Santos Vicente, de 56 anos, natural de Castelo Branco, casado com a D.Lucinda Marques Vicente, pai do Sr.João José Marques Vicente e das D.Maria Filomena Marques Vicente Pessoa e irmão do Sr.Francisco dos Santos Vicente e do Dr.Emídio dos Santos Vicente. O funeral realizou-se no dia 21 para o cemitério de S.Domingos de Rana

.

24/ Março

Serão Cultural da MPF

Realizou-se no passado dia 18, no Ginásio do Liceu, um serão cultural da MPF, destacando-se entre a numerosa assistência a presença dos srs.Governador Civil, Presidente da Câmara, Reitor do Liceu, Director da Escola Comercial e de mais professores dos diversos Estabelecimentos de Ensino da nossa cidade. Após ter sido tocado o hino da MP, os alunos do 4ºAno recitaram dois poemas de José Régio, “A uma criança” e “Epigrama elegíaco”, declamados respectivamente por Maria de Fátima Fernandes e Maria Alice Figueiredo. Nesta 1ªparte actuaram também as alunas Maria José Rafael e Isabel Maria Queiroz, aquela declamando um poema de sua autoria, ”Súplica” e esta recitando “Coisas do Arco da Velha”. A 2ªparte foi totalmente preenchida pela peça em um acto “A gata borralheira” da autoria da professora Srª D.Vigínia Gersão. Interpretada por alunos do 1º, 3º. 4º, 5º e 6ºanos. Uma nota especial de simpatia para Angélica Capelo pela sua interpretação no papel de “Gata Borralheira”. A 3ªparte abriu com o já conhecido dueto “A Rita e o Manecas”, interpretado pelas alunas Maria Alice Figueiredo e Maria José Rafael, do 4º e 6ºanos, respectivamente. Seguiu-se a exibição do Grupo de Danças Regionais do Liceu que, acompanhado por Cristiano Semedo ao acordeon se houve com bastante acerto.

.

24/ Março

Arderam totalmente os escritórios da Fábrica de Refrigerantes Castraleuca.

“Os bombeiros pouco puderam fazer dado que o incêndio deve ter tido início bastantes horas antes, pelo que estes se limitaram aos trabalhos de rescaldo.

.

31/ Março

Foi condecorado com a Medalha de Ouro e promovido a título póstumo, o Tenente Santiago de Carvalho.

.

31/ Março

Na Assembleia Nacional

Requerimento do deputado sr.Dr.António Martins da Cruz sobre o contrato de fornecimento de energia eléctrica a Castelo Branco.

.

31/ Março

A subestação da Granja é hoje ligada a título experimental. Se não houver nenhum motivo de força maior em contrário, a nova Subestação da Granja, da Hidro Eléctrica do Alto Alentejo será ligada a título experimental, pelo que será suspenso o fornecimento de energia, das 7 às 16 horas.

.

31/ Março

Faleceu ontem o Dr.António Correia

Chega-nos a notícia do falecimento, na madrugada de ontem, na Casa de Saúde de Espinho, onde fora submetido a uma operação cirúrgica, o nosso muito estimado amigo e assinante, sr.Dr.António Correia, vereador do Município de Castelo Branco.

Sem comentários: