Páginas

13 fevereiro 2011

Beira Baixa - 1962 - Dezembro

02/Dezembro
Reunião semanal do Município
Durante a reunião semanal do Município realizada no passado dia 26, presidida pelo Sr. Prof. António Liberato de Oliveira e com a presença dos vereadores Srs. Artur Domingos Ribeiro, José Vilela e António Russinho foi tratado o seguinte assunto:
Remeter às instancias competentes, para efeitos de comparticipação do Estado, o projecto de reparação e revestimento betuminoso do caminho municipal da Senhora de Mércules.
.
09/Dezembro
Alferes Pedro de Lemos Viana Carvalhão
De volta de Angola, onde terminou a sua missão de serviço, encontra-se em Monsanto, a passar uns dias, em companhia de sua família, o aspirante de Aviação Militar, Sr. Pedro de Lemos Viana Carvalhão que, depois de um merecido descanso seguirá para a base de S.Jacinto, a ocupar o cargo de instrutor de aviação a jacto.
Que seja benvindo!
.
09/Dezembro
Prova de Perícia Automobilística dos Finalistas
No Estádio Municipal de Castelo Branco, realizou-se no passado dia 2, a Prova de Perícia Automobilística dos finalistas do Liceu de Castelo Branco, sob a orientação do Sr. Domingos dos Santos Pio.
.
Classificação da Prova
Vencedor absoluto – Luis Neves
.
Grupo de Turismo
1ªClasse;
Abel Delgado Domingos
2º Luis da Cruz Fazenda
3º Dr. Fernando de Atayde Ribeiro
.
2ªClasse:
1º Luis Neves
Abel Delgado Domingos
3º Luis Neves
Carlos Terenas
.
3ªClasse:
António Pereira Nina
João José Bidarra Felizol
3º João José Bidarra Felizol
4º José Manuel Felizol
.
4ªClasse:
1º João do Nascimento Barreiros
João José Bidarra Felizol
Manuel Riscado Venâncio
.
5ªClasse:
Joaquim dos Santos Pio
2º Ernesto de Oliveira Pinto
3º Joaquim Pio
4º Men. Maria Leonor Afonso dos Santos
.
Grupo de Grande Turismo
1ª Classe:
Norberto Gíria
2º Fernando Antunes Galvão
3º Norberto Gíria
4º José Manuel Antunes Miguel
.
2ªClasse
1º António Tomás Pinheiro da Silva
2º Carlos Manuel Romãozinho
3º António Tomás Pinheiro da Silva
.
No final da prova realizou-se uma sessão no Ginásio do Liceu de Castelo Branco, a que presidiu o Sr. José de Paiva Morão, Vice Presidente do Município e durante a qual foram entregues os prémios aos vencedores.
.
09/Dezembro
Os anúncios luminosos aumentam dando vida à cidade nocturna

É um dos títulos, na última página.
.
16/Dezembro
Faleceu o Sr. Tenente-Coronel Francisco Pina Lopes
Faleceu no passado dia 10, em Lisboa, o nosso muito estimado assinante, Sr. Tenente-Coronel Francisco Pina Lopes, natural dos Escalos de Baixo e que exerceu larga actividade política, tendo sido Senador, Deputado e Ministro das Finanças dos governos do Coronel António Maria Baptista e do Dr.Ramos Preto, tendo então feito votar com alterações, a chamada “Lei-Travão”.
Foi o Sr, Tenente-Coronel Pina Lopes, voluntário da 1ªGrande Guerra, tendo exercido o cargo de Chefe dos Serviços Administrativos do CEP e, em 1920, assumiu a Direcção da Manutenção Militar.
Passando, em 1923, à situação de licença ilimitada, foi administrador de diversas empresas importantes, entre as quais, a CP.
.
23/Dezembro
Durante a Reunião Extraordinária da Conselho Municipal, foi aprovado com alterações, o parecer da Câmara sobre o Ante Plano de Urbanização, da cidade de Castelo Branco.
Presidiu à Sessão, o Sr. Prof. António Liberato de Oliveira, ladeado pelo Sr. Agente Técnico José Cordas e António José Dias, secretariado pelo Sr.António Andrade e assistiram os Srs.Eng. Alfredo Resende, Visconde do Alcaide, Severino Martinho, José Robalo e Joaquim Russinho.
.
23/Dezembro
Na página “Pelourinho” um lamento em forma de título; “A Conservatória do Registo Civil e a Estação de Caminho de Ferro de Castelo Branco não têm telefone!”
.
23/Dezembro
O Sarau dos Finalistas
do Liceu Nacional de Castelo Branco
No Cine Teatro Avenida, realizou-se no passado dia 14, o Sarau de Finalistas do Liceu Nacional de Castelo Branco que constituiu sem dúvida, mais uma festa de inegável interesse académico, destacando-se na interpretação das diversas partes do programa alguns elementos de indispensável valor.
A primeira parte foi preenchida com a prestação do Orfeão do Liceu, seguindo-se “algumas palavras aos que vieram”, após o que foi representada a peça de Raul Brandão, “O gebo e a sombra” que teve como interpretes Sérgio Sousa Bento, Maria Lúcia Braga Dias, A. Manuel dos Santos Reis, Maria Luisa Baleiras Proença, João Camilo dos Santos e Maria Helena Teixeira André.
Podemos em boa verdade afirmar que todos desempenharam os seus papéis com inegável à vontade, merecendo os aplausos que no final lhes foram atribuídos.
A II parte do programa foi preenchida com danças orientais (Mercado Persa) pelas finalistas do Liceu ensaiadas pela Sra. Prof. D.Maria Graciete Quintas, seguindo-se o “momento de poesia” e a apresentação do grupo de jograis do Liceu.
A última parte do espectáculo teve a colaboração da Orquestra de acordeons, regida pelo Sr.Prof. Garrido Carrega, seguindo-se uma desgarrada e, a encerrar, fados de Coimbra.
.
30/Dezembro
Dr. Sebastião Morão Correia
Esteve na nossa redacção a apresentar cumprimentos de Boas-Festas, que muito agradecemos, o Sr. Dr. Sebastião Morão Correia, recentemente empossado no cargo de Director de Serviços de Inspecção, em Angola.
.
30/Dezembro
Reunião semanal do Município
Durante a reunião semanal do Município, realizada no passado dia 26, sob a presidência do Sr. Prof. António Liberato de Oliveira. E com a presença dos vereadores Artur Domingos Ribeiro, Domingos Pio e António Russinho, foram tratados, entre outros, os seguintes assuntos:
Aprovar os Orçamentos, ordinário e extraordinário do Município, Zona de Turismo e Serviços Municipalizados, cujas receitas são, respectivamente, as seguintes:
Município. . . . . . . . . . . .6.333.706$50
Zona de Turismo. . . . . . . . 320.078$70 e 861.968$30
Serviços Municipalizados .1.330.090$10 e 465.300$00

Sem comentários: