Páginas

13 janeiro 2011

Beira Baixa - Nov - 1962

04/Novembro
Cruzeiro de S. Silvestre
Fim do ano
Madeira
(a mais bela ilha do Atlântico)
De 29 de Dezembro de 1962 a 2 de Janeiro de 1963
(5 dias)
A bordo do moderno e luxuoso transatlântico
Príncipe Perfeito
Preços a partir de 1.100$00
.
04/Novembro
Nascimento
Na maternidade do Hospital de Santa Maria, deu à luz no passado dia 25 de Outubro, uma criança do sexo feminino, a que será dado o nome de Inês Maria, a Sr.ª D. Ana Maria Casal Ribeiro Fernandes Tomás Vaz de Carvalho, esposa do nosso muito estimado amigo Carlos Manuel Vieira de Almeida Vaz de Carvalho a quem a “Beira Baixa” apresenta as suas felicitações.
.
04/Novembro
O 50ºConcerto da Delegação Pró Arte em Castelo Branco
será executado pela Orquestra Filarmónica de Lisboa.
Integrado nas comemorações do 50ºConcerto da Delegação da Pró Arte em Castelo Branco, que iniciou a sua actividade em 15 de Novembro de 1952, realiza-se no Cine Teatro Avenida da nossa cidade, no próximo dia 12 pelas 21h 30m, Orquestra Filarmónica de Lisboa, um conjunto sob a direcção do maestro Ivo Cruz, presidente nacional da Pró Arte e que terá a participação de 65 elementos.
A récita deste espectáculo que corresponde ao 6ºda 8ª temporada, reverterá a favor do Natal do Soldado da Cruz Vermelha Portuguesa, pelo que estamos certos, dão o nível do acontecimento e o fim a que se destina, que o público da cidade lhe dará todo o seu apoio.
O programa é o seguinte:
I Parte
Oberon (abertura), de Weber
Pastoral, de Ivo cruz
A grande Páscoa Russa, de Riminy Korsakoff
II Parte
Sinfonia incompleta, de Schubert
Os mestres cantores, de Wagner.
.
11/Novembro
No Liceu de Nun’Álvares
Realizou-se uma sessão evocativa de El-Rei D. Diniz.
Realizou-se no passado dia 6, no Ginásio do Liceu de Nun’Álvares, uma sessão evocativa do Rei D.Diniz e comemorativa da abertura do novo ano escolar, tendo proferido uma brilhante lição, subordinada ao tema: “D.Diniz e a função histórico-cultural da Universidade”, o professor Sr. Dr. Álvaro Fernando Moniz Rebelo.
Presidiu à sessão o Sr. Governador Civil do Distrito. Ladeado à direita pelos Srs. Presidente do Município de Castelo Branco; Revº Pe. Alfredo Magalhães, em representação do Vigário, ; Reitor do Liceu, Dr. José Catana Diogo; D.Cacilda Namorado de Carvalho, pela comissária distrital da MPF e prof. Manuel de Jesus da Silva Mendes, Director Escolar; e à esquerda pelos srs. Dr. Alberto Trindade, presidente da Junta Distrital, coronel Eduardo Braziel, comandante militar da guarnição e António de Queiroz, Director da Escola Industrial e Comercial de Castelo Branco.
Aberta a sessão que teve a presença de numerosos professores e alunos daquele estabelecimento de ensino secundário, usou da palavra a fim de explicar o significado da mesma, o sr. Dr. José Catana Diogo.
.
18/Novembro
O Sr. Dr. Jaime Lopes Dias
Foi eleito por unanimidade, sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa, na secção de Ciências Jurídicas e Sociais, que ocupará a cadeira vaga pelo falecimento do sr. Prof. Doutor Barbosa de Magalhães.
“Beira Baixa” que conta o sr. Dr.Jaime Lopes Dias entre o número dos seus mais antigos assinantes, apresenta ao ilustre académico e etnógrafo que ao estudo da nossa Província tem dedicado muito do seu labor e inteligência, os merecidos parabéns por tão justa e honrosa distinção.
.
18/Novembro
Anúncio
Mário Branco
Advogado
Escritório: rua da Figueira, 5
(na Praça fronteiriça ao Banco de Portugal)
Castelo Branco – telef. 3120
.
18/Novembro
Anúncio
Análises
Farmácia
e
Laboratório
Drª Maria Amélia Afonso
Telefones: Laboratório 142
………………..Residência 464
Castelo Branco
.
18/Novembro
Anúncio
Joaquim Rodrigues
Alfaiate
Por cima do mercado velho.
.
18/Novembro
Um gesto!...
Durante a distribuição de prémios, ocorrida em Monfortinho, foram atribuídas três taças ao volante Artur Valente, de Castelo Branco, uma das quais – referente ao melhor da Castelo Branco – acabou por ser entregue ao concorrente Francisco Romãozinho por aquele concorrente ter considerado, juntamente com o júri que, por direitos de pontuação, ela não lhe devia ter sido atribuída, mas sim ao seu conterrâneo.
Um gesto que define um desportista, o que foi sublinhado com longos aplausos e muito apreço.
.
18/Novembro
Eng. Alfredo Resende
Foi promovido à 2ªclasse, tendo tomado posse no passado dia 9, o nosso assinante e estimado amigo, sr. Eng.Alfredo Resende que continua a desempenhar o cargo de Director de Serviços de Urbanização do Distrito de Castelo Branco.
.
18/Novembro
Concerto da Orquestra Filarmónica de Lisboa,
em Castelo Branco
O magistral concerto executado pela Orquestra Filarmónica de Lisboa, sob a regência do maestro sr.Dr. Ivo Cruz e comemorativo do quinquagésimo Concerto promovido pela Delegação da Pró Arte na nossa cidade, constituiu um êxito que com dificuldade será esquecido.
Pena que o público, que tantas vezes se lamenta da falta de iniciativas culturais na nossa cidade, tenha sido tão reduzido, o que, de facto, é incompreensível…
Antes do início da segunda parte, usou da palavra, em nome da Cruz Vermelha de Castelo Branco e das suas mulheres, a nossa muito estimada colaboradora srª D. Maria Teresa Vieira de Almeida Vaz de Carvalho que, num vibrante e patriótico discurso, pôs em evidência a acção desenvolvida pela Cruz Vermelha Portuguesa no auxílio às vítimas do terrorismo em Angola.
.
25/Novembro
Salgueiros, 0 – Castelo Branco, 3
Feito brilhante dos albicastrenses.
(os albicastrenses recuperaram os dois pontos perdidos no seu campo)

Sem comentários: