Páginas

21 dezembro 2010

Setubalense - Out - 1961

9 de Outubro
Falecimento
Leonardo Pereira
Adoeceu gravemente nas Termas de Monfortinho, vindo a falecer em Castelo Branco, o considerado comerciante e industrial Sr.Leonardo Pereira. Contava 70 anos e era natural de Mora.
.
16 de Outubro
Farmácia
A Câmara Municipal de Setúbal autorizou o Sr.José de Melo Saião a modificar o interior do prédio situado na Avenida Manuel Maria Portela, 55, adaptando-a a Farmácia e Laboratório.
.
16 de Outubro
Novo Comandante dos Bombeiros
Vai ser nomeado Comandante das Corporações dos Bombeiros Municipais e Voluntários desta cidade, o Sr. Capitão Ernesto Carrilho do Rosário.
.
18 de Outubro
Governo Civil
O Sr.Eng.Francisco Pereira Beija foi nomeado Governador Civil substituto.
.
18 de Outubro
Desporto
O Sr.Capitão Ernesto do Rosário vai a Londres com a selecção nacional.
.
18 de Outubro
Cultura
Na página Universo da Tertúlia de Cultura, Ciência e Saber, José Viriato Soromenho Ramos interroga-se sobre o "que sucederá se os homens forem gradualmente desligando desses elos principais (Deus, Pátria e Família ) da nossa civilização"?
.
21 de Outubro
A sessão solene do Liceu Nacional
Realizou-se na pretérita 4ªfeira (18.10.61) a tradicional sessão comemorativa da abertura das aulas, no Liceu Nacional de Setúbal. (no novo Ginásio recentemente inaugurado). Presidiu o chefe do distrito sr.Dr.Miguel Bastos que tinha a seu lado os senhores Presidente da Câmara Municipal, Major Magalhães Mexia; Comandante Militar, sr.Coronel Augusto de Carvalho; Comandante do Porto, Capitão de Mar e Guerra Aguiar Bastos; Delegado do INTP, Dr.Teixeira Marques; Comandante da PSP, cap. Álvaro Martins de Carvalho; Director do Distrito Escolar, prof.Joaquim Cordeiro de Castro; Sub-Delegada da Mocidade Portuguesa Feminina, Drª D.Ausenda de Oliveira (Pereira?); Director de Finanças Armando Joaquim Beça Quintão; Dr.Marques da Costa, pela Escola Técnica.
Presente também o Sr.Dr.Mendonça e Costa, antigo Reitor e recentemente investido em elevadas funções junto da Inspecção do Ensino Liceal.
Muitas outras entidades que se torna impossível enumerar, professores, alunos e suas famílias enchiam literalmente o ginásio.
O actual reitor, Sr.Dr.Estêvão Ferreira Moreira proferiu então uma vibrante saudação... (envolvendo agradecimento ao Governo Civil)
Nas suas quentes e sentidas palavras abraçou todos os seus alunos e, em especial, os que entram pela primeira vez neste Liceu, cheios de esperanças e, dentro em pouco, com vivas certezas de um risonho futuro.
Referiu-se o orador, depois, à acção do Sr.Dr.Mendonça e Costa na evolução deste Liceu, desde a crescente frequência (actualmente com 1150 alunos) até ao complemento de todas as alíneas do curso liceal, referências que deram ensejo a uma expressiva manifestação àquele professor...
Encerrou a sessão o Governador Civil.
.
21 de Outubro
Comissão Regional de Turismo
A Câmara designou o Sr.Maj.Magalhães Mexia para representar o Município de Setúbal na Comissão Regional de Turismo da Serra da Arrábida, substituindo o ex-vereador, Sr.Dr. Joaquim Arco.
.
21 de Outubro
PSP
Foi promovido a Capitão (?) o Sr. Alferes Álvaro Martins de Carvalho, comandante da PSP
.
21 de Outubro
Câmara Municipal
Representante da Câmara Municipal de Setúbal na Junta Autónoma do Porto de Setúbal
A CMS mantém o Sr. Eng. António Barroso e o Dr. José Caldeira Areias nestas funções.
.
21 de Outubro
Câmara Municipal Setúbal
Novo vereador efectivo na CMS
O Sr. Carlos Pinto substitui o Sr. Álvaro Simões Calado
.
25 de Outubro
Os prémios distribuídos no Liceu Nacional
No decorrer da sessão realizada na passada 4ªfeira, o Sr. Dr. Estêvão Ferreira Moreira, reitor do Liceu Nacional de Setúbal, procedeu à chamada de alunos que mais se distinguiram, no ano anterior.
Prémio Bocage - António Manuel Soares Garcia da Fonseca - Exame do 2ºCiclo - 15 valores
Prémio Soc. Amigos do Liceu - Rui Manuel Maia Lopo - Exame do 1ºCiclo - 16 valores
Prémio Soc. Amigos do Liceu - Maria Margarida Menezes Patrício Correia - Exame de Filosofia do 7ºCiclo - 20 valores
Prémio Rotary Clube de Setúbal - Rui Conceição Sobral Costa - Exame de História do 2ºCiclo - 17 valores
Prémio Sapec - Maria Margarida Menezes Patrício Correia - Exame de Físico-Químicas do 7ºAno - 19 valores
Prémio Grémio do Comércio - Hélia Maria de Jesus - 1ºAno - 14 valores
Prémio Grémio do Comércio - Luís Armando Catarino Costa - 1ºAno - 16 valores
Prémio Grémio do Comércio - Maria Teresa Farréu de Sousa Rama - 1ºCiclo - 15 valores
Prémio Grémio do Comércio - Rui Manuel Maia Lopo - 1ºCiclo - 16 valores
Prémio Ass. Construtores e Proprietários - Maria Margarida Menezes Patrício Correia - Exame de Filosofia do 7ºAno - 18 valores.
Quis o Sr. Dr. Mendonça e Costa instituir, enquanto vivo for, dois prémios de uma libra em ouro para os alunos que melhor classificação obtiveram no exame do 7ºAno, na disciplina de Ciências Naturais e que tenham frequentado e concluído com aproveitamento, neste Liceu de Setúbal, o 5ºano.
Foram contemplados com tais prémios que se intitulam "Maria Teresa de Mendonça e Costa" e "José Pedro de Mendonça", respectivamente, os alunos
Joaquina Rosa Faria Lopes - 16 valores e
João Manuel Ribeiro Nobre Teixeira - 17 valores
.
25 de Outubro
Cultura
Cultura, Ciência e Saber
No próximo sábado, dia 28, vai realizar-se uma conferência intitulada"Átomos para a Paz" que será proferida por José Varela Castelo.
.
28 de Outubro
Bancos
O Banco Fonsecas e Burnay abriu na passada 4ªfeira (25.10.61) a sua agência, na Praça de Bocage.

Sem comentários: