Páginas

04 dezembro 2010

Coronel Guardado Moreira

Faz hoje uma semana, a cidade de Castelo Branco homenageou
o Coronel Guardado Moreira, pelos 25 anos de vida que dedicou
à Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, como Provedor
daquela Instituição.
No dia em que fez 90 anos de idade, a cidade de Castelo Branco soube agradecer a sua dedicação extrema... A obra está à vista!...
.
O Coronel Guardado Moreira
.
A Comissão de Toponímia da Câmara Municipal vai dar o seu nome a uma rua da Cidade.
O Estado-Maior do Exército atribuiu-lhe a medalha de mérito de 1.ª classe da Ordem de D. Afonso Henriques.
António Pires Nunes apresentou o livro. de sua autoria,
.
O provedor Coronel José Guardado Moreira –
Uma vida inteira de serviço – Do homem e da obra”,
.
do qual leu alguns excertos onde destaca “a humildade, humanismo, inteligência, bom senso e espírito de serviço que caracterizam o homenageado”.
.
O Cor. Guardado Moreira e o Gen.Chito Rodrigues
conversam durante uma reunião ocorrida
em Castelo Branco, no dia 10 09 2005
.
Guardado Moreira interveio fortemente na cidade de Castelo Branco, prestando relevantes serviços, até que chegou a provedor da Santa Casa da Misericórdia, onde tem feito um trabalho que está à vista de todos e merece por ele ser louvado e reconhecido”, sublinhou Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

O Presidente Joaquim Morão

.
Joaquim Morão descreve Guardado Moreira como um homem “de bem-fazer e nunca negando o seu contributo para o bem da Santa Casa e de Castelo Branco”.
.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco entregou a Guardado Moreira a medalha de mérito da freguesia, que foi atribuída por unanimidade pelo executivo.
.
Visivelmente emocionado, o provedor da Santa Casa afirmou que sempre se regeu pela trilogia “Deus, pátria e família”, à qual, em 1985, diz ter acrescentado a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco.
Ainda com bastante humor...

Depois, "agradeceu a Deus a saúde e o caminho que lhe ajudou a trilhar, mas também lhe pediu “mais uns anos com saúde, para poder ver concretizada a obra do século”. Mas agradeceu também a todas as entidades, colaboradores, funcionários e amigos da Santa Casa, pelo apoio que, de uma forma ou outra, têm dado à instituição e ao seu trabalho, aludindo na sua intervenção ao lema rotário: “dar de si, antes de pensar em si”, que adoptou na sua vida, terminado com as palavras de António Aleixo: “o mundo só pode ser/ melhor do que até aqui/ quando consigas fazer/ mais pelo outros que por ti"

.De longe, no tempo, veio esta fotografia, tirada em 05 05 1956, na rua das Olarias, onde descortinámos algumas pessoas que deixaram nome em Castelo Branco.

A Drª Maria de Lurdes Amaral, o Dr. Nunes da Cruz, o Sr.Antero Pardal, o Eng. Cavalheiro, a DrªAdelaide Caio e a DrªMaria do Carmo Cavalheiro enquadram um jovem e recente casal que podemos identificar como o Sr. Tenente Guardado Moreira e sua esposa. Já lá vão 54 anos...
.
Mais recentemente,
.
O Sr. Coronel Guardado Moreira numa homenagem prestada
a um amigo comum, na companhia do Coronel Proença de Almeida
e do Eng. Olímpio Mendes de Matos, em 25 05 2008
.
...e aqui, em amena cavaqueira, com o Dr. Nunes da Cruz,
Presidente do Supremo Tribunal de Justiça
num dia memorável em Vila Velha de Rodão
.
Deixo aqui um abraço ao Sr. Coronel Guardado Moreira ao mesmo tempo que lhe apresento os meus sinceros parabéns. Não é qualquer que pode deixar uma tão bela herança à cidade de que tanto gostamos...
Espero continuar a vê-lo à frente da Provedoria ainda por muito tempo!
.
(cfr.Lídia Barata, "Reconquista" on-line, 02 Dezembro 2010)

Sem comentários: