Páginas

29 dezembro 2010

Beira Baixa - 1962 - Outubro

07/Outubro
Estudos de Castelo Branco
Número especial dedicado à memória do Tenente-Coronel Elias Garcia (com fotografia na 1ªpágina).
Numa justa homenagem à personalidade, a todos os títulos notável, do Tenente-Coronel Elias Garcia, dedica-lhe a Revista “Estudos de Castelo Branco”, no seu último número, em que se destaca a colaboração do seu filho, e nosso muito estimado amigo, Sr. Dr. Luís Pinto Garcia e de nomes como os de Luís Chaves, Philip Grierson, D.Filipe Mateo & Llopig(…) Dr. Fernando de Almeida, Dr. Arnaldo Brasão, José Vieira Lopes, Dr.Jaime Lopes Dias, Dr.Duque Vieira, D.Sebastião Pessanha, Coronel Mário Cardoso, Coronel Mário Ramires, Tenente-Coronel Vasco da Costa Salema, Hugo Correia Pardal, Prof.José Manuel Landeiro, “artistas plásticos, críticos de arte, museologistas, arqueólogos, epigrafistas, numismatas, etc, nacionais e estrangeiros, de mistura com a juventude das escolas e o povo sempre ávido de pão e de espírito.”
.
07/Outubro
Dr. António José Mendonça Pires Antunes
Terminou a sua licenciatura na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Sr. Dr. António José Mendonça Pires Antunes, filho do nosso muito estimado amigo e assinante, Sr. Inspector Pires Antunes.
.
07/Outubro
Ag. Técnico Rui Rodrigues Rapoula
Foi colocado na Direcção de Estradas de Castelo Branco, o Sr.Agente Técnico Rui Rodrigues Rapoula.
.
07/Outubro
Falecimento
José Barata Roxo
Faleceu, no passado dia 29, na sua residência em Castelo Branco, o nosso estimado amigo e assinante, Sr. José Barata Roxo, de 82 anos, casado com a Sr.ª D. Firmina Roseiro Crujeiro Galvão Roxo, pai dos Srs. Dr. José Crujeiro Galvão Roxo, casado com a Sr.ª D. Eugénia Caldas Roxo, do Sr.António Crujeiro Galvão Roxo, comerciante, casado com a Sr.ª D. Cândida Sofia Pedro Roxo e do Sr. Arquitecto Albertino Crujeiro Galvão Roxo, casado com a Sr.ª D.Maria Eugénia Gomes Roxo.
O enterro realizou-se no dia 30 para o jazigo de família do cemitério desta cidade, após missa de corpo presente, na Igreja da Sé.
.
14/Outubro
Na secção “Pelourinho” um título sobressai:
Ainda a propósito da localização do Palácio da Justiça”.
(Do nosso muito querido amigo, Sr.Dr. João Carriço Goulão recebemos, com o pedido de publicação, a seguinte carta):
“Sr.Director do Semanário Beira Baixa
(…) A instalação do Palácio da Justiça talvez fique melhor onde está o Tribunal do que em outra qualquer parte da cidade; bastaria melhorar o actual tribunal e, se for julgado necessário, ampliá-lo.
Havia recurso de expropriação da casa que lhe fica contígua.
Na Praça do Passeio não há prédios contíguos para, à custa deles, se poder alargar; e como o espaço não é muito, o único recurso que resta é ampliá-lo para cima, com um novo andar.
O local da Praça do Passeio está apropriado e bem para a tal Estação Rodoviária, bem necessária já, a qual traria para o público e para a cidade, muitas e grandes vantagens derivadas do facto da partida das camionetas de passageiros se fazer no mesmo sítio e no centro da cidade.
Quero à cidade como se fora a minha terra natal e por essa razão não podia deixar de divulgar a opinião daquele Senhor Engenheiro à qual dou a minha concordância.
Muito grato me confesso, Senhor Director, pelo bom acolhimento que quis dar à minha carta.
Creia-me muito amigo e grato
a) João Lobato Carriço Goulão
.
14/Outubro
José Vidal Sestay
Foi recentemente eleito Presidente do Conselho Geral do Grémio das Industriais de Panificação, de Coimbra, tendo já tomasdo posse do referido cargo, o nosso muito estimado amigo e assinante, Sr. José Vidal Sestay a quem apresentamos as nossas felicitações.
.
14/Outubro
Reunião semanal do Município
Durante a reunião semanal do Município, realizada no passado dia 10, sob a presidência do Sr. Prof. António Liberato de Oliveira, e com a presença do Sr. José de Paiva Morão, Vice-Presidente e dos Vereadores Srs.Dr.José Vasco Mendes de Matos, Domingos dos Santos Pio e José Vilela, foi aprovada a concessão da verba de 2 mil escudos, para um prémio a atribuir ao aluno mais bem classificado do Liceu.
.
21/Outubro
Volta a falar-se na arbitragem de Castelo Branco:
“o critério das nomeações merece (e deve) ser revisto.” Diz o jornal Record (título na pág.3)
.
21/Outubro
A Avenida 28 de Maio
“Sr. Director
Referiu-se em tempos o seu jornal, com inteira razão, àquele jogo da “cabra cega” que preside ainda e que continuaria presidir à conservação e reparo das estradas camarárias.
Pelo andar da carruagem municipal parece que, tão cedo, não é de esperar-se o contrário.
Mas aqui, em plena cidade sucede o mesmo. É olhar para os passeios da Av. 28 de Maio que à noite parece uma câmara ardente onde bruxuleiam apenas alguns tocheiros mal alinhados, com cheiro a defuntos.
E então os passeios?... Pavimentos… viste-los. Nunca adregou de se fazerem e parece que nunca mais se farão pelo andar da carruagem… Que miséria!... Aquilo são buracos à frente e atrás, à esquerda e à direita, empenas e depressões em série. São os tais burécos e mais burécos… para um jogo de “cabra-cega” cómico e divertido.
Não acha, Sr.Director, que será tempo de se acabar de vez com aquela vergonha?
Queira então desculpar Sr. Director, que se não escrevesse a tal propósito eu era capaz de rebentar pela frente e por trás… mas olhe que é a primeira e última vez que tenho tal atrevimento.
Seu muito obrigado
Um Zé da Avenida.
.
28/Outubro
A Orquestra Típica Albicastrense

em Lisboa no concurso da RTP.
Ao fim e ao cabo, depois de tanto se ter propalado sobre o acontecimento, a OTA tomará hoje parte na feliz e acarinhada organização da Rádio e Televisão Portuguesa que terá a presença das orquestras típicas de Santarém, Alcobaça, Estremoz e Castelo Branco, numa competição do vasto folclore português que, além de suscitar o interesse de todo o país, será vivido apaixonadamente pelas quatro cidades representadas directamente no concurso (…)
A orquestra será dirigida pelo maestro Serafim Nunes Chamusca, cuja competência e saber se impuseram na regência do conjunto típico de Castelo Branco, que se apresentará com todos os seus elementos.
Os números indicados para o concurso são os seguintes:
Rapsódia nº3
Meu benzinho
– por Maria Clara, Teresa Maria, Fernanda Alves, Nunes Fradique e José Carronda.
Moça das sachas – por Nunes Fradique e José Carronda.
A transmissão será feita hoje, pela TV, cerca das 22 horas.
.
28/Outubro
Dr.Manuel Augusto de Morais Martins
Foi nomeado Secretário-Geral do Governo de Angola, o nosso muito estimado amigo e assinante, Dr. Manuel Augusto Morais Martins que desempenhava o cargo de Chefe de Repartição dos Negócios Políticos, do Ministério do Ultramar e de Assistente do Instituto Superior de Estudos Ultramarinos, pelo que “Beira Baixa” lhe apresenta as suas felicitações.

Sem comentários: