Páginas

23 novembro 2010

Fez-me bem à alma...

Da Hélida... recebi, há dois dias, uma "carta" que me emocionou muito.
Não creio que esta antiga aluna do "nosso Liceu" me leve a mal se eu aqui a deixar publicada.
.
"Sr.Dr. Matos
.
Muitos de nós que estiveram neste jantar não foram seus alunos mas, naquele tempo, todos tinhamos referências do Sr. Dr. Matos como um professor extremamente competente, sociável e justo. Foi muito agradável revê-lo a si, com excelente aspecto, e aos meus antigos colegas já que, de alguns, nos distanciavam mais de 40 anos. É obra. Deu direito a gargalhadas, a abraços fraternos, a muita alegria e emoção.
A ideia de colocar as fotos dos "seus" meninos/as foi brilhante e só atesta a elevação de um professor que, após tantos anos, ainda conserva nos pertences e no coração as memórias destes miúdos que ajudou a crescer.
Não posso igualmente deixar de lhe agradecer as palavras que dirigiu à minha cunhada Teresa, bem merecidas, pois essa aluna brilhante é, sem dúvida, uma grande mulher. Uma competência sem limites jamais afectada pela presunção e pela vaidade. Enquanto família, orgulhamo-nos muito dela."
.

A Hélida Maria numa reunião de Antigos alunos do Liceu de Setúbal
realizada em tem 07.05.1994

"Ainda uma palavra de muita saudade para todos os grandes professores que, no Liceu Nacional de Setúbal, através dos tempos, nos formaram com valores e princípios que hoje, homens e mulheres, a maioria já com estatuto de avós, muito nos honram e enobrecem.
Neste lote ficaram no meu coração nomes e figuras de qualidade superior como o meu querido amigo Dr. Maurício, a Drª Joana Meira, a Drª Clotilde Botelho, a Drª Ausenda, a Drª Maria José Condeço, o Dr. Monteiro, a Drª Manuela Gomes e tantos outros cujos nomes a memória já atraiçoou.
Lá estaremos, se Deus quiser, no próximo dia 4 de Fevereiro para o abraçar de novo a si, tal como aos colegas agora presentes e a muitos outros que, seguramente, irão aparecer. Uma das grandes certezas que a vida me ensinou é que a amizade, cúmplice e fraterna que construímos com os colegas do liceu nunca ficou perdida no tempo e seguirá connosco até sempre.
Mais uma vez muito obrigada pela agradável romagem de saudade que nos tem permitido fazer através do seu Blog e que já correu meio mundo, onde estiver um aluno do LNS."

Hélida Maria Santos Pais
em 21.11.2010

É bonito... e faz bem à alma!

Sem comentários: