Páginas

14 novembro 2010

Beira Baixa - 1962 - Agosto

05/Agosto/62
Homenagem ao jornalista Dr.Antunes Valente

Prémio literário “António Enes” do SNI.
Realizou-se no passado dia 28 de Julho, num restaurante da capital, um jantar de homenagem ao jornalista Dr.Antunes Valente em virtude de, recentemente, ter sido agraciado pelo SNI com o valioso Prémio Literário “António Enes” de jornalismo e de ter sido nomeado para Assistente do Instituto do Trabalho e Previdência de Angola para onde se deslocará proximamente.
.
05/Agosto/62
Para quando?
Aquando da morte do insigne albicastrense, sr.Professor Vieira de Almeida, por sugestão do munícipe sr.Manuel de Oliveira Barata, sugestão que o vereador Dr.José Vasco Mendes de Matos transformou em proposta sua, foi aprovado em reunião do Município, dar a uma rua de Castelo Branco o nome daquele grande Mestre de Filosofia.
…via-se assim que Castelo Branco não era ingrata para com aqueles que através da sua inteligência, do seu trabalho e do seu labor, engrandeceram o nome da cidade.
.
05/Agosto/62
Dr. José Sena Esteves
Faleceu no passado dia 30, com a idade de 72 anos, o sr.Dr.José Sena Esteves de Oliveira que oi professor efectivo da cadeira de Físico-Químicas do Liceu de Castelo Branco, de 1919 a 1956.
Pessoa muito respeitada considerada por todos os que o conheciam, em especial pelos seus alunos, foi o Dr. José Sena Esteves de Oliveira director da Estação Meteorológica e do Laboratório de Física e de Ciências, do Liceu de Castelo Branco e Director do nosso prezado colega “Reconquista”.
O falecido era irmão dos srs.Drs. João Sena Esteves de Oliveira e Francisco Sena Esteves de Oliveira,
À ilustre família enlutada apresenta “Beira Baixa” sentidas condolências.
.
05/Agosto/62
António Sá Rodrigues
Faleceu nesta cidade, no passado dia 31, o nosso muito estimado amigo e assinante, sr. António Sá Rodrigues, de 82 anos de idade, viúvo, natural de Penamacor, comerciante há 54 anos em Castelo Branco,
O falecido, pessoa muito estimada e considerada nesta cidade pelos seus raros dotes de seriedade e de carácter foi fundador da Sopa dos Pobres e do Clube de Castelo Branco, director do Asilo da Infância Desvalida, Mesário da Santa Casa da Misericórdia e vereador da Câmara Municipal.
Era pai da srª D. Maria da Conceição Morais de Sá, casada com o nosso muito estimado amigo sr.Vasco Correia de Sá e do Sr.João Moreis de Sá, casado com a srª D.Ilda Belo Pardal de Sá.
.
05/Agosto/62
DrªCarlota Landeiro
Com alta classificação terminou o 4ºano de História, da Faculdade de Letras de Lisboa, devendo já apresentar a tese no próximo ano lectivo, a srª Drª D.Carlota Maria Gonçalves Borges Landeiro, filha do nosso prezado colaborador sr.Prof.José Manuel Landeiro e da srª D. Benedita de Jesus Gonçalves Landeiro, também professora oficial no Montijo.
A srª D. Carlota, além da formatura de História, fez também este ano, com elevada classificação o 3ºano de Geografia, motivo porque merece cumprimentos duplos de felicitações.
.
05/Agosto/62
Reclame
Acaba de aparecer
O livro de poesia de
João Frade Correia
“Este Sol do Meu País”
Depositária e distribuidora
Livraria Narciso
Castelo Branco
Tel.858”
.
12/Agosto/62
O enterro do sr.Tenente Fazenda Barreiros
Para o Cemitério dos Escalos, realizou-se no passado dia 9, o enterro do sr.Ten.Fazenda Barreiros, vítima de um desastre em Angola, onde se encontrava em missão de soberania.
.
19/Agosto/62
O sr. Dr. Morão Correia
Foi nomeado inspector da Direcção-Geral do Ensino do Ministério do Ultramar.
O nosso muito estimado amigo e assinante, sr. Dr.Sebastião Morão Correia que foi Reitor do Liceu de Castelo Branco e que, no momento da invasão de Goa desempenhava o cargo de Director de Serviços de Instrução do Estado da Índia, partirá brevemente para o Ultramar.
.
19/Agosto/62
Profissões liberais
Os srs.drs. José Afonso dos Santos, Pinto da Rocha, Pina Gonçalves, Henrique Carvalhão, Pinto Elvas e Goulão Constâncio anunciam que estão ausentes (para férias) no mês de Agosto.
.
19/Agosto/62
Eng.António Lopes Dias
Encontra-se de novo entre nós após ter assistido em Washington ao Congresso Internacional de Agricultura, o nosso muito estimado amigo sr. Eng. António Lopes Doas que foi um dos representantes de Portugal ao referido congresso.
.
19/Agosto/62
Baptizado
Na Sé Concatedral da nossa cidade, realizou-se o baptizado do menino Paulo António Cardoso Morão, filho do sr.Tenente Sebastião José Pires Morão e da srª Drª.Maria Luisa Teixeira Cardoso Justa Morão, neto paterno do sr.Dr. Sebastião Morão Correia e da srª Dª Maria Pires de Olveira Morão e materno do sr. Manuel Cardoso Justa e da srª D.Am+elia Duarte Teixeira Cardoso Justa.
Foram padrinhos do neófito o Sr.João António Pires de Oliveira a srª D. Rosa Teixeira Cardoso Justa.
.
19/Agosto/62
Baptizado
Na Igreja da Sé, realizou-se no passado dia 17, o batizado da menina Margarida Maria Macedo Mendes de Matos, filha do sr.Dr.João José Mendes de Matos e da srªDrªMaria de Lurdes Macedo Mendes de Matos.
Foram padrinhos da neófita o sr. Eng.Olímpio de Jesus Mendes de Matos e a srªD.Maria Alexandrina Pereira Mendes de Matos.
.
19/Agosto/62
Baptizado
No dia 4 de Agosto, realizou-se na Igreja paroquial de Alverca do Ribatejo, o batizado da filha do sr.António Eduardo Correia de Mendonça David, Agente Técnico de Engenharia e de sua esposa srªD. Maria Celeste Romão Dias Catana de Mendonça David, a quem foi posto o nome de Maria Madalena.
.
26/Agosto/62
O sr.Eng.Manuel Valente de novo na presidência
do Sport Benfica e Castelo Branco.
Começou a correr pela cidade que vai promover-se uma remodelação na Direcção Administrativa do clube desportivo albicastrense, ficando a presidir de novo, dinâmico ex-presidente do Sport Benfica e Castelo Branco, sr. Manuel Valente com o qual trabalharão, entre outros, os srs. Fernando Rochozoire e João Castilho.
.
26/Agosto/62
Henrique Silva partiu para o Ultramar.”
É o título da coluna de Mendes Serrasqueiro
Para Porto Amélia, seguiu de avião, no passado dia 22, o conhecido “capitão” da equipa do Sport Benfica e Castelo Branco.
.
26/Agosto/62
Oleiros – A falta de água.
Começou a fazer-se sentir nesta área a grande estiagem que o verão prolongado provocou, faltando a água nos depósitos que abastecem esta vila, pelo que o precioso líquido só aparece em casa dos consumidores das 8 às 9 horas e das 20 às 21 horas, o que não é suficiente.
… Para quando a conclusão da Central Elevatória que, embora não satisfazendo todos, resolvia pelo menos este estado de coisas.
Agora, pagar o que se não gasta é que não vemos que esteja certo.
.
26/Agosto/62
Agradecimento
Na completa impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que, directa ou indirectamente, se interessaram pelas consequências do acidente de viação de que foram vítimas, interesse que os sensibilizou profundamente, não só pela maneira carinhosa com que, de uma maneira geral, era acompanhado, como também por exprimir, por assim dizer, aquele mesmo sentir amigo e fraterno que os une à boa gente da sua terra,
Maria de Lurdes Mota Russinho
António Ribeiro Russinho
.
26/Agosto/62
Pelo Liceu
Por ordem do Ministro da Obras Públicas, estão a ser remodelados para salas de aulas, os quatro vestiários do Liceu de Castelo Branco
.
26/Agosto/62
Pelo Liceu
No Liceu Nacional de Castelo Branco matricularam-se para o próximo ano lectivo, 1455 alunos.

Sem comentários: