Páginas

18 novembro 2010

Jantar no "Zé do Nabo"

Desta vez fui convidado com tempo e não me esqueci!...
Às 20h, entrei no parque de estacionamento do "Zé do Nabo" e deparei com muita gente que, ali de pé, conversava enquanto aguardava a chegada dos amigos e colegas de outros tempos que eram recebidos com abraços e saudades... Muitas saudades...
.
Não conheci ninguém quando cheguei!... Assim, às primeiras, nem um... Talvez por ser de noite e as luminárias incidirem sobre os olhos de quem chegava dificultando uma melhor visibilidade.
No meio de todos vejo surgir o "homem que me convidou"... Um "rapaz" quase do meu tempo... que veio ter comigo e me "apresentou" a maioria dos presentes.
Era o Zé Eduardo Martins... o Zeca Martins que organizou esta magnífica reunião.

José Eduardo Martins

O Zé Eduardo Martins, em 1965
.

Na "sessão de apresentações" que se seguiu, eu limitava-me a perguntar-lhes os nomes... e, de facto, a minha boa memória lembrou-se de alguns! Mas as imagens que me apareciam através dos neurónios da "memória antiga", não correspondiam bem àquilo que estava a ver agora... O que eu via ali era a imagem que todos eles tinham a meio da década de sessenta quando, muitos deles, foram meus alunos a frequentar o 4º ou o 5º anos....E tive ali, uma enorme satisfação quando, ao falar com um dos presentes, que até nem tinha sido meu aluno, me disse ser irmão da Teresa Pais... E não é que, mesmo ali, se pôs em contacto com a irmã, a aluna mais brilhante que tive em 1960/62 quando regi pela primeira vez o 6º e o 7º anos do Curso Complementar dos Liceus! E não apenas se pôs em contacto com ela, como me passou logo o telélé para as mãos...

A troca de palavras com a Teresa Pais foi inesquecível! Depois de a ter "castigado" durante os momentos, não lhe dizendo logo com quem é que ela estava a falar, seguiu-se uma conversa que, a esta distância, marca bem a diferença e nos diz como também os alunos terão motivos para ter boas recordações do passado.
.
Em Abril de 1985, fiz uma Visita de Estudo ao Aquário Vasco da Gama com os meus alunos do 10ºAno. A Dr. Maria Teresa Coelho Pais era, naquela época, a Directora daquela Instituição e, simpaticamente, aceitou dirigir umas palavras aos nossos alunos, não apenas como profissional e técnica em Biologia Marítima, mas destacando que também ela tinha estudado na mesma Escola que os alunos presentes frequentavam agora.

A lição que lhes deu foi um êxito!...
Êxito que fica expresso na extrema atenção com que
os alunos “beberam” as suas palavras”.
Reconheço, entre as alunas presentes, a Dora Manuel, a Ana Cristina Correia, a Inês Ricardo e o aluno João Pedro Reis Horta

Uns anos mais tarde, em Maio de 1994, creio que já depois de se ter Doutorado na Sorbonne, em Ecologia e Biossistemática, a Profª. Doutora Maria Teresa Coelho Pais voltou a estar presente numa reunião de Antigos Alunos do Liceu de Setúbal.
.

Aqui a vemos num momento de descontracção, ao lado de outra antiga aluna da nossa escola, a Maria Helena Horta. No que respeita a boa disposição, “juntou-se a fome com a vontade de comer”…
.
Mas voltemos ao nosso jantar de saudade... e de memórias.
Já devidamente acomodados, e num à vontade que a noite amena permitia, iniciei a minha ronda à volta daquela mesa que não era tão pequena assim... E vi alunos conhecidos, alguns mais do que outros, por terem sido meus alunos... Mas também não "atinei" com alguns de quem tinha a obrigação de atinar. Até porque um deles, que não reconheci logo, se apresentou mencionando o seu nome, antes de tudo... Os 45 anos que entretanto passaram, alteraram muito as fisionomias. E alteraram também, um pouco, a minha memória. No entanto, ao ouvir aquele nome, lembrei-me logo de um bom aluno que tive então, num 4ºA, de boa memória e do qual saíu um lote de bons cidadãos que fizeram obra digna e ajudaram a dar nome ao nosso Liceu.

Se não mencionei ainda o nome desse aluno aqui fica! Para a posteridade... É o José António Romão Eusébio!

José António Romão Eusébio
.

E quem é que me poderá apontar o dedo pela minha "falta" se, do Romão Eusébio que me ficou na memória, a imagem que tenho é esta...

O Romão Eusébio de 1965
.

Façamos agora uma "chamada" dos presentes... mesmo sem livro de ponto.

A Maria Deolinda Bréu Neves com o marido Vitor Oliveira
.

O Luis Manuel Pinton e o Luis Samora
.

A Hélida Maria Duarte Santos (Pais)
e a Maria Carolina Pena Mendes (Tomás)
.

O José Bofill, o João Canudo e o João Carregosa disseram “presente”!
E parece estarem divertidos…

.

O Justo e o Carlos Daniel
.

O Justo Tavares, de agora...
. ... e o Justo de 1965.
.

O Carlos Daniel actual

O Carlos Daniel... Como ele era.
.

A Maria Leonor Xavier e o Walter Contreiras
.

O Walter não mudou muito...
.

O José Rodrigues e o Manuel Alves Lisboa
.
Manuel Francisco Lisboa... um pouco mais novo, em 1965
.
A Carolina Mendes Tomaz e a Maria Avelina Moura
.
A Carolina Pena Mendes toda risonha...

O Carlos Pais ouve atentamente a Leonor Xavier
.
O José António Estreia Cabrita e o Joaquim Diamantino Rodrigues
.O José Cabrita actual...
.
... e o Estreia Cabrita, do 5ºAno do Liceu
.

O Joaquim Diamantino Rodrigues, da agora...
.
... e o Diamantino Rodrigues de...outrora!
.
A Maria Avelina e a Lídia Almeida
.

João Jorge Pinto era conhecido pelo Pelé
e o José António Gomes Pereira por Zé Tofa
.
O António Luis Claro Correia, de hoje...

... era assim, em 1965.

O Carlos Daniel e a Leonor Xavier
vêem fotos no telélé...

.

O João Canudo dirige a conversa para o José Bofill e o Romão Eusébio
João Carregosa alheou-se um pouco...

.
O casal Maria José/Justo Tavares com o Carlos Pais
.O "organizador" José Eduardo Martins proferiu algumas palavras
no final do jantar e fez a marcação do próximo encontro.
A Hélida Pais e a Carolina Tomaz deram um colorido simpático ao momento.

.
Este "encontro da memória" terminaria dentro de alguns minutos... Muitos ainda tinham bastantes quilómetros a percorrer até chegarem a suas casas.
Mas creio que teriam dado por bem empregado o tempo que durou esta jornada!

7 comentários:

José António Cabrita disse...

Que maravilha, Professor Matos. Muito obrigado. Mesmo que me tivesse baptizado de Joaquim!
Um abraço e até ao próximo, em 4 de Fevereiro de 2011.
José António Cabrita

Antonio Correia disse...

Grande categoria de gente e de fotos :)

AlfMilCP disse...

Dr. Matos,
Embora já tenha comentado o jantar noutro apontamento, queria acrescentar que muito agradeço os comentários sobre a minha irmã. Fiquei muito satisfeito e só é pena já não estar entre nós uma outra pessoa que muito a admirava e de modo recíproco ela também. estou a referir-me ao Dr. Maurício, como deve calcular.Ele certamente também gostaria de ter estado presente nesta confraternização.De facto a minha irmã é especial, uma mulher com muita fibra e que luta pelos seus objectivos. Só assim se consegue chegar ao patamar que ela atingiu.
Muito obrigado.
Carlos Pais

Unknown disse...

Caríssimo Amigo Dr Matos
Muito obrigada pelas fantásticas palavras a meu respeito. Fiquei muito sensibilizada. Mas a minha vida profissional ensinou-me que os bons professores fazem bons alunos, e nesse ano longínquo tivémos o privilégio de o ter como professor. Também gostaria de lembrar aqui o Dr Maurício que nesta área também me marcou.
Acho que fui para Biologia por causa dos dois e felizmente até hoje que o bichinho do "prazer da descoberta" ainda se mantem. Gostei imenso de ver fotos que não conhecia, onde ainda tenho cabelos pretos.
Quando houver o próximo almoço/ encontro de memória tentarei participar.
Um grande abraço
Teresa Pais, amais conhecida pela Maria teresa Dinis

Ana Maria Martins disse...

Também fui sua aluna e colega do Zeca e da Carolina. Gostei de os ver após algumas décadas. Obrigada, professor

ana maria martins disse...

Gostei de ver os meus colegas, Zeca e Carolina. Fomos da mesma turma nos 6º e 7º anos. Já não os vejo há tanto tempo. Obg pelas fotos.

AlfMilCP disse...

Sr. Dr. Matos
Muitos de nós que estiveram neste jantar não foram seus alunos mas, naquele tempo,todos tinhamos referências do Sr. Dr. Matos como um professor extremamente competente,sociável e justo. Foi muito agradável revê-lo a si, com excelente aspecto, e aos meus antigos colegas já que, de alguns,nos diatanciavam mais de 40 anos. É obra. Deu direito a gargalhadas, a abraços fraternos, a muita alegria e emoção. A ideia de colocar as fotos dos "seus" meninos/as foi brilhante e só atesta a elevação de um professor que, após tantos anos, ainda conserva nos pertences e no coração as memórias destes miúdos que ajudou a crescer. Não posso igualmente deixar de lhe agradecer as palavras que dirigiu à minha cunhada Teresa, bem merecidas, pois essa aluna brilhante é, sem dúvida, uma grande mulher. Uma competência sem limites jamais afectada pela presunção e pela vaidade. Enquanto família, orgulhamo-nos muito dela.Ainda uma palavra de muita saudade para todos os grandes professores que, no Liceu Nacional de Setúbal, através dos tempos, nos formaram com valores e princípios que hoje, homens e mulheres, a maioria já com estatuto de avós, muito nos honram e enobrecem. Neste lote ficaram no meu coração nomes e figuras de qualidade superior como o meu querido amigo Dr. Maurício, a Drª Joana Meira, a Drª Clotilde Botelho, a Drª Ausenda, a Drª Maria José Condenço, o Dr. Monteiro, a Drª Manuela Gomes e tantos outros cujos nomes a memória já atraiçoou. Lá estaremos, se Deus quiser, no próximo dia 4 de Fevereiro para o abraçar de novo a si, tal como aos colegas agora presentes e a muitos outros que, seguramente, irão aparecer. Uma das grandes certezas que a vida me ensinou é que a amizade, cúmplice e fraterna que construímos com os colegas do liceu nunca ficou perdida no tempo e seguirá connosco até sempre.
Mais uma vez muito obrigada pela agradável romagem de saudade que nos tem permitido fazer através do seu Blog e que já correu meio mundo, onde estiver um aluno do LNS.
Hélida Maria Santos Pais